Ler e compreender: os sentidos do texto

Livro: Ler e compreender: os sentidos do texto

Buscando incentivar e intensificar a prática da leitura, “Ler e compreender: os sentidos do texto” tem como pressuposto básico a concepção de que o texto é lugar de interação de sujeitos sociais, os quais, nele se constituem e são constituídos. De forma simples e didática, são apresentadas as estratégias utilizadas pelo leitor no processo de leitura e construção de sentidos.

Voltado principalmente aos professores dos vários níveis de ensino, em especial de línguas – maternas e estrangeiras -, estudantes de cursos de Letras, de Pedagogia, bem como os demais interessados em questões de compreensão de leitura, ensino e funcionamento da linguagem de modo geral; este livro, além de discutir as principais teorias da linguística textual, estabelece uma ponte entre estas teorias com a prática de ensino de leitura.

Sinopse

Ingedore Villaça Koch, uma das mais importantes autoras de obras de Língua Portuguesa e Linguística em nosso país, com a colaboração de Vanda Maria Elias, apresenta neste livro seu pensamento sistematizado como uma ponte entre teorias sobre o texto e leitura e práticas docentes. Escrito, principalmente, para professores do ensino fundamental e médio, Ler e compreender simplifica sem banalizar as concepções da professora Ingedore.

A leitura de um texto exige muito mais que o simples conhecimento linguístico compartilhado pelos interlocutores: o leitor é, necessariamente, levado a mobilizar uma série de estratégias, com o fim de preencher as lacunas e participar, de forma ativa, da construção do sentido. Dessa forma, autor e leitor devem ser vistos como estrategistas na intenção pela linguagem.

O objetivo deste livro é, portanto, apresentar de uma forma simples e didática, as principais estratégias que os leitores têm à sua disposição para construir um sentido que seja compatível com a proposta apresentada pelo seu produtor.

Dados do Material

Localização: 81’42 K76l 3. ed.
Título: Ler e compreender: os sentidos do texto
Assunto: 1. Leitura. 2. Compreensão. 3. Prática de ensino.
Autor: Koch, Ingedore Villaça
Autores Secundários: Elias, Vanda Maria
Local da Publicação: São Paulo
Editora: Contexto
Edição: 3. ed.
Ano Publicação: 2011
ISBN: 978-85-7244-327-2

Disponibilidade do Material

A Biblioteca Setorial do CCAE conta com 20 exemplares deste livro na unidade de Mamanguape. Utilize a consulta ao acervo* para verificar a disponibilidade do mesmo.

* Na página de consulta, você será direcionado ao SIGAA, que reúne o acervo de todo o Sistema de Bibliotecas da UFPB. Para buscar apenas nas Bibliotecas do CCAE faça o seguinte:

  1. No campo biblioteca selecione “CCAE – Biblioteca Setorial do CCAE“;
  2. No campo coleção selecione:
  • CCAEMM – Acervo CCAEMM” para efetuar buscas na unidade de Mamanguape
  • CCAE – Acervo CCAE” para efetuar buscas na unidade de Rio Tinto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *