Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Quadro "De tudo um pouco" mostra técnicas de conservação de livros
conteúdo

Notícias

Quadro "De tudo um pouco" mostra técnicas de conservação de livros

Trabalho de manutenção preventiva aumenta vida útil do acervo bibliográfico da BC
publicado: 21/09/2022 16h37, última modificação: 18/10/2022 10h43

A manutenção preventiva é um dos meios mais eficazes para garantir vida útil mais longa para o acervo bibliográfico. Na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), o setor responsável pela preservação de livros, revistas, teses etc. é a Divisão de Processos Técnicos (DPT). O trabalho de conservação dos livros é o assunto do quadro “De tudo um pouco” desta semana.

A bibliotecária Ildenir Palitot trabalha na DPT há vários anos. Ela é uma das responsáveis pela elaboração de planos e execução de serviços para restauração de livros. Ildenir explica que uma das etapas do processo de conservação dos livros é o revestimento plástico das capas de livros. “Isso garante maior vida útil ao livro, principalmente capa e contracapa”, destacou.

Ildenir Palitot afirma que esse trabalho de prevenção resulta numa melhor apresentação do livro, ou seja, influencia diretamente no aspecto estético da obra. “O prazer com que o usuário folheia um livro assim, restaurado, é perceptível. Para nós, isso é gratificante”, ressalta a bibliotecária do Serviço de Manutenção do Patrimônio Documental/DPT.

Proteção do acervo

O diretor da DPT da Biblioteca Central da UFPB é Ruston Sammeville. De acordo com ele, basicamente, o trabalho de manutenção dos livros físicos é feito de duas formas: preventiva e corretiva. Do modo preventivo, faz-se a higienização das páginas, capas e contracapas, evitando, assim, os chamados agentes externos.

Sammeville informa que a parte corretiva é o processo de recuperação do livro, como, por exemplo, quando há soltura de páginas, de capas... “É a fase de reconstrução do dorso do livro, da lombada do livro. É o combate à infestação de pragas, como traças e brocas, que são as mais comuns. A eliminação desses insetos é feita com a utilização do gás nitrogênio (foto acima, à direita). Primeiro, faz-se a vedação dos livros em sacos plásticos. Retira-se o oxigênio e, em seguida, é feita a inserção do gás nitrogênio”, explica.

Segundo o diretor da DPT, esse processo de higienização dura, em média, 15 dias. Após a eliminação das pragas, procede-se com a higienização normal, como se faz com os outros livros. Ruston Sammeville lembra que, devido às obras de reforma do prédio-sede, a Biblioteca Central vem funcionando, provisoriamente, nas instalações do Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (Cedesp).

Com isso, conforme o diretor da Divisão de Processos Técnicos, o trabalho de manutenção do acervo bibliográfico vem sendo efetuado de forma bem reduzida. Sammeville diz que muitos livros permaneceram na sede original da Biblioteca Central. “Por isso, estamos trabalhando apenas com os livros que estão em circulação”, acrescentou.

Plastificação

De acordo com Ruston Sammeville, o trabalho preventivo evita danos ao acervo bibliográfico. Ele cita, como exemplo, a plastificação (foto ao lado). Esse tipo de técnica retarda o desgaste do livro, tornando-o mais resistente à umidade e a fungos. Sammeville destaca que esse serviço dá proteção ao dorso (lombada) do livro, preservando a sua originalidade.

O ciclo de uma obra bibliográfica na Biblioteca Central começa com a sua aquisição. Essa tarefa compete à Divisão de Desenvolvimento das Coleções (DDC). Em seguida, o livro é enviado para a Divisão de Processos Técnicos, onde é feito o processamento de apresentação da obra. Da DPT, o livro segue para a Divisão de Serviços ao Usuário (DSU), a quem cabe a última etapa do trabalho, ou seja, a disponibilização para consultas e empréstimos ao público.

Oficina da Biblioteca Demonstrativa do Brasil

No mês de agosto, a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB Cultural), biblioteca pública federal localizada em Brasília, realizou a Oficina de Técnicas de Conservação e Preservação de Livros. Na ocasião, o evento, que contou com a participação de servidores da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (BC/UFPB), foram abordados vários questionamentos relacionados ao tema. 

Durante quatro dias, a especialista em conservação bibliográfica Alice Gontijo ministrou o curso “Noções de conservação preventiva e pequenos reparos - acervos bibliográficos”.

Acompanhe as quatro vídeo-aulas do curso ministrado pela professora Alice Gontijo:

Vídeo 1Na abertura da oficina, foram apresentados os termos e definições fundamentais de conservação, bem como enumerados os “agentes de deterioração";

Vídeo 2No segundo dia, o curso mostrou meios de como observar a deterioração em livros e como mitigar os danos;

Vídeo 3No terceiro dia de atividades, foram apresentadas as práticas ideais de conservação de livros, além de uma série de dicas para casos de emergência, acidentes, como livros que molharam ou que foram sujos por algumas substâncias;

Vídeo 4No encerramento, Alice Gontijo fez uma série de demonstrações de práticas de pequenos reparos.

Texto: Costa Filho

Fotos: Arquivo BC, Ildenir Palitot e Juliana Aquino (estagiária)

Arte: Michelly Santos (estagiária)