Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Biblioteca Central da UFPB é destaque no Prêmio Elo Cidadão

Biblioteca Central da UFPB é destaque no Prêmio Elo Cidadão

publicado: 27/01/2023 10h46, última modificação: 01/02/2024 16h15

O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFPB (PROEX) em parceria com a Coordenação de Programas de Ação Comunitária, contemplou 61 ações de extensão, sendo o projeto do Departamento de Ciência da Informação (DCI), juntamente à Biblioteca Central, o grande destaque na área temática “Cultura”. Com um total de 815 projetos e 3 cursos submetidos, a competição foi acirrada, demonstrando o comprometimento da comunidade universitária com a extensão e a promoção da cidadania.

O projeto vencedor, “Criação, manutenção e difusão de Bibliotecas Digitais de grupos de extensão e pesquisa da UFPB”, destaca-se por sua abordagem inovadora no acesso à informação e na promoção da pesquisa acadêmica. Ao contribuir para a difusão de tecnologias digitais, a Biblioteca Central busca, além de democratizar o acesso ao conhecimento, também estimular a produção científica na comunidade acadêmica.

Ademais, vale mencionar que o “Paraíba Literária” e o “Fortalecendo laços, construindo pontes”, outros projetos em parceria com a Biblioteca Central, foram classificados como finalistas.

Os esforços dos extensionistas são percebidos, e os premiados terão a oportunidade de contribuir com um capítulo no E-BOOK da EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFPB. Esta é uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e boas práticas, fortalecendo a rede de conhecimento e impacto social.

A PROEX, em suas redes sociais, destacou a participação massiva de 3.949 extensionistas e 1.479 ouvintes no Encontro de Extensão. O evento contou com o apoio de 159 monitores, 419 avaliadores e toda a equipe envolvida na organização do Enex 2023. A colaboração dos diretores de Centro do CCSA, CCA, CCHSA e CCAE também foi fundamental para o sucesso do encontro, demonstrando o comprometimento de toda a comunidade acadêmica.

Destacamos o engajamento das pessoas profissionais bibliotecárias em cada projeto da edição 2023.

Confira aqui a lista dos projetos participantes

Os detalhes sobre os resultados do Prêmio Elo Cidadão 2023 estão disponíveis no site da PROEX. A Biblioteca Central reafirma seu compromisso com a inovação, excelência acadêmica e a promoção da cidadania, consolidando-se como um centro de referência no cenário acadêmico paraibano, quiçá brasileiro.

Matéria: Janinne Vivian – Estagiária de Jornalismo