Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Apoio Ao Estudante > Serviço de Psicologia
conteúdo

Serviço de Psicologia

por Diego publicado 05/04/2018 10h08, última modificação 09/08/2021 22h37
O serviço de psicologia busca auxiliar os estudantes regularmente matriculados do Centro de Ciências Aplicadas e Educação

O serviço de psicologia busca auxiliar os/as estudantes regularmente matriculados em cursos do Centro de Ciências Aplicadas e Educação no enfrentamento das dificuldades emocionais que impactam na vida acadêmica e pessoal, na perspectiva de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida no ambiente acadêmico.

São disponibilizados para os/as estudantes atendimento psicológico individual, oficinas de organização pessoal, ações de promoção ao bem-estar e o convívio social, ações educativas, encaminhamentos para tratamentos especializados, entre outros.

Devido a pandemia do Coronavírus todas as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia estão acontecendo exclusivamente no formato on-line.

 

Como solicitar o atendimento psicológico?

Para solicitar o atendimento psicológico individual, o/a  estudante deverá preencher o formulário eletrônico disponível AQUI.

 

Para que serve o atendimento psicológico individual?

Os atendimentos psicológicos individuais possuem o objetivo de acolher e minimizar o sofrimento psíquico dos estudantes, auxiliando-os a encontrar ferramentas de superação para questões que afetam sua vida acadêmica e pessoal, visando contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

 

Fiz a solicitação. E agora?

De acordo com a disponibilidade da agenda de atendimentos, a psicóloga responsável entrará em contato, através do e-mail fornecido, pelo/a estudante, para realizar o agendamento.  Caso não obtenha resposta ao e-mail, após duas tentativas, a solicitação de atendimento psicológico será cancelada e o aluno deverá preencher novamente o formulário eletrônico para solicitar novo atendimento.

 

Qual a duração dos atendimentos?

Os atendimentos individuais possuem duração média de 45 a 50 minutos.

 

Preciso do atendimento, mas tenho medo de que outras pessoas saibam sobre o que foi falado na consulta.

De acordo com o artigo 9º do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP, 2005), “É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional” (CFP, 2005, p. 13).

 

Sou coordenador/professor/servidor, posso encaminhar um aluno para o serviço de Psicologia?

Caso observem um aluno em sofrimento, coordenadores de curso, professores e servidores podem e devem orientar o estudante a buscar o serviço de Psicologia através do formulário de solicitação. Contudo, a busca ativa pelo atendimento deve ser realizada pelo discente.

 

Ainda estou com dúvidas. Como posso entrar em contato com o serviço?

Quaisquer dúvidas sobre o Serviço de Psicologia podem ser encaminhadas para o e-mail da Coordenação de Assistência Estudantil (caes@ccae.ufpb.br) ou diretamente para as psicólogas Fátima Carpes (fatima@ccae.ufpb.br) ou Katia Emanuelle (katia@ccae.ufpb.br).