Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Atividades de abertura do Período Suplementar 2021.1
conteúdo

Notícias

Atividades de abertura do Período Suplementar 2021.1

publicado: 20/07/2021 13h59, última modificação: 04/08/2021 08h27

 

Por que do convite: “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia”? 

Chegamos a julho de 2021 e continuamos a enfrentar a pandemia causada pela Covid-19. De certo modo, essa pandemia também veio escancarar que, como seres humanos, não podemos viver solitários, isolados, fechados em nós mesmos. Nesse cenário, emerge a reflexão sobre a relação de cuidado para com o outro (eu-outro) como uma preocupação cada vez mais necessária. E quantas potencialidades e possibilidades estão nessa relação!

Com satisfação, apresentamos as informações sobre as atividades planejadas para a abertura do Período Suplementar 2021.1. Este conjunto de atividades intitulado “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia” visa fomentar a construção de espaços de formação e interação – interagir para integrar(-se) e transformar(-se) – pois na educação repousa sempre nossa esperança; esperança na humanidade e na transformação do status quo. Com Paulo Freire aprendemos que “A educação é um ato de amor, portanto, um ato de coragem”. Ousamos dizer que “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia” também “é um ato de amor e coragem”. 

Seja bem-vindo/a! Esperamos encontrá-lo/a virtualmente por ocasião do início de mais um período acadêmico!

* Na ocasião, registramos as contribuições da profa. Dra. Célia Regina Teixeira | DED | e do prof. Dr. Silvio Luis da Silva | DL na realização do I Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV - ocorrido em 2020.

 

 "Ajude-me e deixe-me ajudá-lo."

Este tempo de profundas incertezas, desafios e com complexas alterações dos modos de se ensinar e aprender, ou mais amplamente, de viver, sobretudo pelo contexto da pandemia da Covid 19, exige mudanças e novas vias para se pensar e construir a Educação. Por isso escolhemos o símbolo de cooperação e interdependência da Adinkra como a Arte-linguagem das Atividades de abertura do Período Suplementar 2021.1. 

*Um agradecimento especial ao prof. Elcimar Martins e à profa. Elisangela André - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), – cujas contribuições, por ocasião do bate-papo virtual com estudantes do CCAE, acerca dos estágios, PIBID e Programa Residência Pedagógica (RP), orientaram a escolha desse símbolo. Reconhecemos o trabalho de vocês neste texto. 

Um convite à construção…

Pratique a gentileza com seus(suas) estudantes, colegas professores(as) e demais colegas servidores(as) técnico-administrativos e colaboradores(as). Lembre-se, suas atitudes podem chegar como acalento e poesia para esses tempos tão difíceis pelo qual todos estamos passando. Acolha(-se) e cuide(-se) bem, para que possamos seguir esperançosos por dias melhores!

A todo(a) aquele(a) que perdeu um familiar ou um amigo devido à Covid-19, transmitimos nossos sentimentos  de solidariedade, esperança e votos de bem-estar e saúde. Que as vidas perdidas sirvam de sensibilização para o cuidado e a defesa da Vida.

II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: desafios do presente, potencialidades e possibilidades de construção de futuro (s)

Por que a escolha deste tema?

Não somos os primeiros nem os últimos a viver momentos dramáticos, não somos os primeiros nem os últimos a sentir que o presente nos desafia. É sempre mais uma vez, e desta vez é simplesmente a nossa, a nossa vez, a que temos que viver e enfrentar.

Jorge Larrosa

Para a construção do tema do II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV, considerou-se a necessidade de refletirmos frente aos desafios emergidos deste momento da história da humanidade, do contexto da pandemia da COVID-19, com fortes implicações na docência universitária. Entretanto não se almeja apresentar respostas, propõe-se um mergulho nesses desafios de modo a suscitar reflexões, inquietações e novas construções e inter-relações didático-pedagógicas com vistas a melhorias na qualidade do ensino que oferecemos.

O tema “DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: desafios do presente, potencialidades e possibilidades de construção de futuro(s)” traz para a agenda de debates a necessidade de se compreender a docência universitária (compreender-se) neste momento inusitado da história humanidade. O subtítulo guarda em si uma mensagem de otimismo, pois é na formação, como sinônimo de resistência e esperança, que vislumbramos as possibilidades de transformar o status quo.  Isso porque formação e esperança não se encontram em lados opostos, seguem juntas no processo de descoberta e construção do mundo.

Por que estamos propondo essa atividade?

Se você faz tudo igual É seguro que não se perca, Mas é possível que nunca se ache.

Sergio Vaz.

Os desafios, as incertezas e as exigências da sociedade e a diversidade de modos de organização dos processos de ensino e aprendizagem, em face do atual contexto pandêmico, exigem respostas efetivas no campo da docência universitária. Além disso, a docência universitária envolve diferentes situações educativas; reúne e requer múltiplos saberes, abordagens transversais e didáticas, em uma perspectiva sistêmica. Em sintonia com essa realidade, propõe-se o II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV, com foco na docência universitária, por considerar a centralidade e importância, da formação nesse contexto de incertezas, desafios e exigências, mas também de possibilidades de construção de futuro(s). Por ser pedagógico, tem-se no cerne do debate o ensinar e o aprender, como ações indissociáveis do exercício docente.

Voltando à epígrafe, dentre as possíveis “lições” da pandemia para a sociedade, destaca-se a importância da educação, que se realiza por meio de seus professores e demais profissionais engajados na transformação de cada estudante e das comunidades em que atuam. Nesse mesmo contexto, emergiu a consciência da necessidade de se discutir o ato de aprender e reaprender a docência universitária para um constante vir-a-ser.

O que queremos com essa atividade?

Enquanto o futuro não se decide, o agora me parece uma boa opção.

Sérgio Vaz

O II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV se define, em primeiro lugar, como contexto para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores. Em segundo lugar, é também um convite para a construção de uma educação que coloca verdadeiramente no centro o processo de humanização de cada pessoa. Esse encontro é, assim, “lugar” para se pensar teoria e prática.

Como expresso na epígrafe, enquanto o futuro não chega, o presente nos desafia e exige esperança, coragem, resiliência, sabedoria e resistência; o que muito bem poderá se efetivar na realidade do exercício docente no âmbito do CCAE/UFPB – Campus IV. Para isso, este encontro visa a alcançar três grandes objetivos: fomentar o desenvolvimento profissional dos professores; promover a discussão sobre questões atuais que envolvem a docência universitária e o contexto do Ensino Superior; e contribuir para a construção de estratégias didático-pedagógicas que potencializem o exercício docente com vistas à melhoria na qualidade do ensino ofertado.

PROGRAMAÇÃO

Dia: 09 de agosto de 2021

  • 16h - Início da transmissão - Comissão permanente de eventos.
  • 16h10 - Abertura; seguida de apresentação cultural (abertura musical).
  • 16h20 -Saudações iniciais – Direção de centro.
  • 16h30 - Palestra: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: desafios do presente, potencialidades e possibilidades de construção de futuro (s) - Profa. Dra. Cristina d'ÁVILA - UFBA.

Mediação: Prof. Dr. José Jassuípe da Silva Morais.

  • 17h15 - Reflexões e Diálogos
  • 17h45 - Atividade de encerramento

Sobre a professora convidada:

Profa. Dra. Cristina d'ÁVILA

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Líder do Grupo de pesquisa em educação, didática e ludicidade - GEPEL/PPGE/UFBA

Lattes CNPq

ORGANIZAÇÃO: construção coletiva do evento

O II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV, devido a atual situação pandêmica, será 100% online. Esse evento é destinado a todos/as os/as professores do CCAE/UFPB – Campus IV, graduação e pós-graduação. Igualmente serão bem-vindos/as todos/as os/as servidores/as e colaboradores/as do Centro com interesse na abordagem. Trata-se de um evento promovido pela Direção do Centro. Realizado pela assessoria de graduação, chefias departamentais, Comissão de Eventos do CCAE

Para fins de certificado, faça sua inscrição aqui

Aos estudantes 

Visando fomentar a realização de atividades para recepção e acolhida aos estudantes por ocasião do início do Período suplementar 2021.1 – com destaque, em especial, aos ingressantes, socializamos os seguintes documentos:

Aos coordenadores/as dos cursos de graduação do CCAE/UFPB – Campus IV

Aos estudantes 

Para além dos muros da universidade

Por ocasião do início do Período Suplementar 2021.1, no dia 09 de agosto, vislumbra-se socializar com a comunidade acadêmica um vídeo de boas vindas do CCAE: “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia”.

Equipe de organização:

Direção do CCAE

  • Mª Angeluce Soares Perônico Barbotin – Diretora
  • Erivaldo Pereira - Vice diretor

Chefias departamentais

  • Baltazar Macaiba de Sousa | DCS
  • Gustavo de Figueiredo Brito | DDESIGN
  • José Jassuipe da Silva Morais | DCSA
  • Joseilme Fernandes Gouveia | DCX
  • Osmar Hélio Araújo | DED
  • Sávio Roberto Fonseca de Freitas | DL
  • Williame Farias Ribeiro | DEMA

Assessoria de graduação

  • Ruth Marcela Bown Cuello
  • Osmar Hélio Araújo

Coordenação de assistência estudantil

  • Daniela Karla M. Vasconcelos

Comissão permanente de eventos

  • Daniel Silva dos Santos
  • Aline Romão da Silva
  • Gilkaline Meireles Pereira de Lucena
  • Marciel Manoel Leal

Agente de Gestão de Pessoas

  • Gilkaline Meireles Pereira de Lucena


Em jeito de conclusão…

Hoje, mais do que nunca, a necessidade de acolher, para cuidar, em tempos de pandemia, é primordial. Esse é o sentimento que mobilizou a elaboração dessas atividades.

 Trata-se de um convite à participação!

 Vamos? Acolher, cuidar e resistir a tudo aquilo que é contrário a cada VIDA, em sua plenitude!

 Sinta-se convidado/a!

Clique aqui para baixar, ler na íntegra e compartilhar o documento: “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia”

* Redação: assessoria de graduação do CCAE/UFPB-Campus IV/Contribuições: André Lanza; prof. Dr. Sávio Roberto Fonseca de Freitas e prof. Dr. Joseilme Fernandes Gouveia.