Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > CCAE > Histórico

Histórico

por danielrocha publicado 16/02/2017 08h23, última modificação 16/02/2017 08h23

Um pouco da história da Campus IV e do CCAE

A UFPB, através do Programa Expandir, elaborou o projeto de criação do Campus IV, Litoral Norte, no ano de 2005. No início de 2006, o MEC aprovou o projeto da UFPB, e o Campus IV foi criado pelo CONSUNI.

A UFPB reafirma sua vocação à interiorização com a implantação do Campus IV na região da Mata Paraibana, mais precisamente nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto, na microrregião Litoral Norte. A sua atuação é voltada às necessidades da vida educacional, cultural, social e econômica dos 396.338 habitantes do Vale do Mamanguape, da microrregião de Sapé e dos 22 municípios vizinhos. A distância média desses municípios para o Campus IV é de aproximadamente 20 km, e para a cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, a distância é de 50 km.

Administrativamente, o Centro de Ciências Aplicadas e Educação, único que existe no Campus IV, subdivide-se em duas unidades, localizadas nos municípios de Rio Tinto e Mamanguape, e oferece onze cursos de graduação, três mestrados acadêmicos (sendo um profissional) e duas especializações.

O CCAE vem se consolidando ao desenvolver de forma indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão. E neste sentido, esse calendário tem um papel importante no sentido de tornar visível um pouco da trajetória do Campus IV no Litoral Norte, que se constitui como um importante ator para o desenvolvimento local.