Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cursinho da UFPB Litoral Norte: Adiamento do Cursinho
conteúdo

Notícias

Cursinho da UFPB Litoral Norte: Adiamento do Cursinho

publicado: 28/04/2020 11h43, última modificação: 28/04/2020 11h43

Prezados membros da comunidade acadêmica do CCAE/UFPB e sociedade civil:

No último dia 15 de abril, a Coordenação do projeto de extensão Cursinho da UFPB Litoral Norte:  Ferramenta de inclusão social para jovens de escolas públicas do Litoral Norte da Paraíba se reuniu com os setores competentes, na instituição, para avaliar o lançamento do edital para a realização de aulas presenciais, na edição de 2020, conforme estava previsto no cronograma de ações para o mês.

Na data supramencionada, a equipe reunida fez a leitura de que, no cenário atual, não seria prudente lançar, como planejado, o edital para aulas presenciais nos próximos dias pelas seguintes razões, (apenas para citar algumas):

  • O então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acabara de confirmar o pico da pandemia para os meses de junho/julho, no Brasil;
  • Vários Estados, entre eles, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Amazonas, Pará e Paraíba, já tinham anunciado que iriam realizar aulas à distância para a educação básica por tempo indeterminado;
  • UFPB já tinha indicativo de suspensão das matrículas para novo semestre letivo, o que se confirmou na semana seguinte.

Após essa decisão, foi analisada a viabilidade de implantação das aulas na modalidade EaD. Essa possibilidade foi descartada pelos seguintes motivos, (apenas para citar alguns, também):

  • Grande parte do público-alvo (estudantes da educação básica) não seria atendida pela modalidade EaD, tendo em vista a dificuldade dos estudantes da região, principalmente de áreas rurais, para conseguir acesso a computadores e a conexão de internet com qualidade;
  • Além disso, com os monitores/professores cumprindo as determinações de isolamento social, a coordenação do projeto não teria como viabilizar tecnologias, hardware e softwares, para a transmissão das aulas, com o controle de qualidade desejado.

Sendo assim, informamos a todos que, no mês de julho, a depender dos encaminhamentos do MEC sobre o Enem, deverá haver uma outra reunião para a avaliação da viabilidade das aulas presenciais de forma intensiva, no segundo semestre. Comunicamos, ainda, que foi aprovado um projeto Probex para ações de comunicação do Cursinho. Isso viabilizará a atualização do site com conteúdo sobre o Enem, bem como ações similares nas redes sociais.

  

Daniel Silva dos Santos

                                          

 

Walter Júnior Leitão

Coordenador do Projeto

 

 

Chefe da Coordenação de Assuntos Educacionais e Integração Regional

 

baixe aqui o arquivo em PDF