Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Estudantes de Letras participam da VII EXPEDIÇÃO EDUCATIVA: Cultura Potiguara.

Estudantes de Letras participam da VII EXPEDIÇÃO EDUCATIVA: Cultura Potiguara.

publicado: 04/04/2017 11h20, última modificação: 06/04/2017 07h53

O GEPeeeS realizou a VII Exposição Educativa com a temática “Cultura Potiguara”. Os estudantes realizaram visita de campo ao Casarão dos Lundgren – Rio Tinto e as aldeias do Alto do Tambá e São Francisco – Baia da Traição – Paraíba.

Os estudantes integram do Curso de Letra estão inscritos na disciplina Fundamentos Sócio Histórico da Educação ministrada pelo Prof. Paulo Palhano, Departamento de Educação. A atividade teve o apoio de Sanderline Ribeiro (Indígena estudante de Letras) e Celestino Neto (Educador Cultural) e Dona Nilda Faustino (Educadora Indígena). A estrutura pedagógica adotada foi a Exposição Educativa, cujo conceito propicia aos estudantes uma imersão no cultural.

• Potiguara
    Povo Indígena Potiguara encontra-se situado na porção de terras da Paraíso nos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição resistem em sua cultura. São 20 mil indígenas em 32 aldeias.
  • A Expedição Educativa
    Os estudantes visitaram o Casarão dos Lundgren em Rio Tinto, a Escola indigena Pedro Poty e o ambiente sagrado das furnas na Aldeia São Francisco e o rico artesanato Potiguaras na Aldeia Alto do Tambá.
  • Artigos e Vídeo
    Após a atividade os estudantes organizaram artigos. O vídeo não é um registro, mas também um produto do ato pedagógico. O vídeo apresenta de forma didática a atividade.
  • GEPeeeS
    O GEPeeeS faz história apoiando a luta do povo Potiguara. Nesse sentido possui linha de estudo e pesquisa sobre a cultura Potiguara, onde foram produzidos artigos, livros e coleção fotográfica. O Toré geralmente abre eventos acadêmicos, o apoio ao artesanato e a organização dos universitários indígenas, tem sido uma prática do GEPeeeS.
  • O papel da UFPB
    A UFPB cumpre papel fundamental ao receber os Potiguara em seus cursos e atividades, instalar programas visando a permanência, realizar pesquisa, extensão e participar apoiando sua cultura.
    Assista esse vídeo e compartilhe, assim você estará contribuindo com a cultura indígena Potiguara.

Contatos:
Paulo Palhano, PdD, líder do GEPeeeS, UFPB.
ppalhano1@gmail.com