Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nordeste do Brasil - Casos confirmados de COVID-19 em 04 de Maio
conteúdo

Notícias

Nordeste do Brasil - Casos confirmados de COVID-19 em 04 de Maio

publicado: 05/05/2020 16h25, última modificação: 05/05/2020 16h57

05 de Maio de 2020

 

A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) está apresentando desafios de grande magnitude às instituições e à sociedade brasileira. Frente a esses desafios, a síntese de informações é uma ferramenta fundamental para apoiar tomadores de decisão no delineamento de estratégias para o enfrentamento dos diversos problemas que a pandemia nos impõe. Nesse sentido, o CCAE/UFPB está contribuindo com o Grupo Redes de Contágio - Laboratório de Estudos de Defesa, que reúne pesquisadores de várias instituições de pesquisa do Brasil e do exterior que se dedicam voluntariamente à análise de dados e modelagem, buscando contribuir com o diagnóstico situacional e a proposição de medidas para mitigar os impactos humanos e econômicos resultantes da pandemia em curso.

A partir dessa colaboração com o Grupo Redes de Contágio, foi elaborado um primeiro estudo sobre a Vulnerabilidade das microrregiões do Nordeste brasileiro à pandemia do novo coronavírus. Esse estudo foi encaminhado ao Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, com o qual o CCAE passou a colaborar desde então por meio de nosso Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental.

Disponibilizaremos neste espaço algumas informações sobre estudos em andamento referentes à pandemia. Inicialmente, apresentamos um diagnóstico da expansão geográfica e interiorização dos casos de COVID-19 no Nordeste brasileiro neste momento, conforme sumarizado nas figuras abaixo.

Casos confirmados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) nos municípios nordestinos em 04/05/2020

 

 

Fonte de dados: https://covid19br.wcota.me/ (Licença Creative Commons CC BY-SA 4.0). Elaboração: LEA-CCAE-UFPB e Observatório COVID19-BR - Grupo Redes de Contágio/Laboratório de Estudos de Defesa

Na data de 04 de Maio de 2020, 49% dos municípios nordestinos já tinham casos de COVID-19. Entretanto, apenas 5% desses municípios tinha mais que 50 casos confirmados da doença. Esses números chamam nossa atenção para a magnitude da interiorização da pandemia, reforçando a necessidade de seguirmos estritamente as recomendações das autoridades de saúde pública sobre o isolamento social.

Para maiores informações clique aqui.