Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Número de bolsas CAPES do PPGEMA aumenta 187% em 2023

Número de bolsas CAPES do PPGEMA aumenta 187% em 2023

publicado: 17/03/2023 07h58, última modificação: 17/03/2023 07h58

Na UFPB, PPGEMA é programa que recebeu maior número de novas bolsas CAPES.

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA), vinculado ao Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Campus IV - Litoral Norte, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi o Programa de Pós contemplado com o maior número de novas bolsas CAPES em toda a instituição.

Segundo informações do professor Rafael Luis Galdini Raimundo, vice coordenador do PPGEMA, a PRPG confirmou que serão 15 novas bolsas CAPES concedidas, representando um aumento percentual de 187% em relação ao ano anterior. O programa com o segundo melhor desempenho em aumento de bolsas na UFPB receberá sete bolsas a mais, este ano.

Recentemente, o governo Federal anunciou um aumento no valor e no número de bolsas de pesquisa no país. Neste mês de março, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realizou redistribuição de bolsas em função das notas dos programas de pós-graduação, entre outros indicadores. Nesse novo cenário, os pesquisadores do PPGEMA contarão com 23 bolsas CAPES, além de cinco bolsas FAPESQ já ativas.

Esse expressivo desempenho, para professor Rafael, tem relação direta com o aumento de publicações dos pesquisadores em revista de alta qualidade, reformulação das linhas de pesquisa e aumento do impacto social do programa. “No meu entendimento, o que levou o PPGEMA a ter esse desempenho foi um trabalho continuado ao longo de várias gestões, com o engajamento dos professores e dos alunos que resultou em um grande aumento de publicações internacionais. Além disso, o programa aumentou o impacto social com projetos em parceria com organizações governamentais como o ICMBio, a Fundação Mamíferos Aquáticos e o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD). Um terceiro ponto importante foi a reformulação das linhas de pesquisa do programa que passou a ter um foco mais transdisciplinar, colocando a pesquisa sobre biodiversidade em diálogo direto com a construção de soluções sociais e econômicas, em linha com a convocação do nosso campus que é fomentar o desenvolvimento regional. Todos esses pontos pesaram para esse resultado positivo”, declarou o professor Rafael.

Criado em 2010 para atender a demandas específicas do Estado da Paraíba, o PPGEMA é coordenado, atualmente, pelo professor Frederico Gustavo Rodrigues França e lidera o Laboratório Misto Internacional Ideal sobre Sustentabilidade, financiado pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento, com uma rede de 11 instituições brasileiras e francesas, atuando em quatro estados do Nordeste.