Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O IMPACTO DOS CAMPI FORA DE SEDE NA PARAÍBA

UFPB REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O IMPACTO DOS CAMPI FORA DE SEDE NA PARAÍBA

publicado: 02/03/2020 14h07, última modificação: 02/03/2020 14h15

Cartaz_-_Forcampi_-_PB.png

A Universidade Federal da Paraíba promove, nos dias 16 e 17 de março, na cidade de Bananeiras, o Seminário intitulado “O impacto dos campi do interior no desenvolvimento regional”. O evento é promovido pelos Campi II (Bananeiras), III (Areia) e IV (Litoral Norte) da instituição e reunirá gestores, professores, técnicos e alunos dos Campi fora de sede das instituições federais de ensino superior e técnico da Paraíba (UFPB, UFCG e IFPB), além de convidados de outras instituições de estados vizinhos, a exemplo da UFERSA (Rio Grande do Norte) e da UFRPE (Pernambuco).

O objetivo do evento é fortalecer a atuação dos campi do interior das instituições federais de ensino superior e técnico que atuam no estado da Paraíba, de modo a potencializar ainda mais o impacto no desenvolvimento regional.

O seminário ocorre no âmbito do FORCAMPI (Fórum Nacional de Dirigentes dos Campi Fora de Sede e Multicampi das Instituições Federais de Ensino), por meio da ação da representação da Região Nordeste, ocupada pela professora Angeluce Soares, diretora do Campus IV da UFPB. Segundo a professora Angeluce, “Precisamos discutir o impacto das atividades que os Campi do interior têm no desenvolvimento das regiões em que estão localizados, de modo não só a tornar públicas as ações exitosas que realizamos, mas também trocarmos experiências no âmbito da gestão, do ensino, da pesquisa e da extensão, de modo a potencializar nossas ações”.

A interiorização do ensino superior, técnico e tecnológico exerce forte impacto no desenvolvimento das cidades interioranas, não somente na formação de novos profissionais, com os cursos ofertados mas na geração de renda e no desenvolvimento social. “É importante lembrar que os projetos de extensão, de pesquisa e de ensino que desenvolvemos produzem renda para essas cidades. Os campi de interior também impactam pela empregabilidade do setor terceirizado e pela própria dinâmica que gera no comércio local, com o fluxo de alunos e de servidores”, completa a professora Angeluce  Soares.

A programação do seminário conta com uma palestra de abertura, que será feita pelo reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA-RN), professor José de Arimatéia Matos, além de painéis e workshops. As inscrições estão abertas não apenas para a Comunidade Acadêmica, mas para todos os interessados em discutir a temática e podem ser realizadas diretamente no site na UFPB, no sistema SIGEventos, disponível no endereço https://bit.ly/38mJy4M.

Maiores informações:

Angeluce Soares – (83) 99837-9614