TCC 2024.2
No semestre 2024.2, o curso de Bacharelado em Design da Universidade Federal da Paraíba realizou um total de 13 defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), contemplando projetos práticos e artigos científicos que expressam o compromisso dos estudantes com a pesquisa, a inovação e a valorização da cultura local. As apresentações ocorreram nos dias 16, 22, 23 e 24 de abril de 2025, marcando o encerramento de uma etapa significativa na trajetória acadêmica dos concluintes.
Cada defesa destacou-se pela singularidade dos temas abordados, que vão desde o design gráfico e editorial até o desenvolvimento de produtos, sinalização, acessibilidade, cultura visual e inclusão. Esses momentos também proporcionaram um espaço valioso de troca de experiências e evidenciaram o potencial transformador do design quando aplicado às realidades sociais, regionais e mercadológicas.
A seguir, apresentamos um breve resumo de cada TCC, acompanhado do link para download dos trabalhos completos:
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RIO TINTO E SUA CULTURA: QUEBRA-CABEÇA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE PERTENCIMENTO REGIONAL Autoria: ANGELO AUGUSTO DE SOUZA PINHEIRO
angelo.pdo@gmail.com
Orientação: PROF. WASHINGTON FERREIRA SILVA O artigo apresenta a criação do brinquedo educativo “Quebra-Cabeça Rio Tinto e Sua Cultura”, desdobramento do projeto de extensão Traço Mágico – Ano 5: Rio Tinto e Sua Cultura para Colorir. A proposta busca estimular o pertencimento cultural e o desenvolvimento cognitivo infantil por meio de ilustrações de símbolos locais, adaptadas em um suporte lúdico-pedagógico. O quebra-cabeça conecta crianças à cultura de Rio Tinto, promovendo uma aprendizagem significativa, sensível ao território e à identidade regional.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=12HvKw2EqVae3T-Ld-Yz3-vYW1xzkvlyG |
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PARAHYBAT: CRIAÇÃO DE UMA FONTE DINGBAT PARA PROMOÇÃO DO TURISMO NO ESTADO DA PARAÍBA Autoria: FABIANO MACIEL DE MELO
fabianomaciel083@gmail.com
Orientação: PROF. ÓTHON CÉSAR VASCONCELOS SILVA Este trabalho apresenta o processo de criação de uma fonte dingbat, utilizando o método proposto por Cunha (2019). A proposta surge a partir da necessidade de uma melhor exploração das potencialidades da Paraíba, bem como da carência de projetos gráficos que representem o estado. A fonte recebeu o nome de Parahybat e é inspirada nas tipologias do artesanato da Paraíba, caracterizado por artigos em couro, fibras, madeira, cerâmica, brinquedos populares e fios. A fonte possui 52 caracteres e pode ser facilmente utilizada em softwares de edição de texto, desenho vetorial, tratamento de imagens, entre outros, para aplicação em projetos de variadas naturezas.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=1GwgZDbMaVeZqTBklH8sU-1E9H7jR9MRT |
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PROPOSTA GRÁFICA DE SINALIZAÇÃO PARA CAMPUS IV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Autoria: FILIPE DE OLIVEIRA MARTINS
deoliveirafilipe2021@gmail.com
Orientação: PROF. WASHINGTON FERREIRA SILVA Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe um sistema gráfico de sinalização direcional e indicativa para o Campus IV da UFPB, em Rio Tinto. A partir de revisão bibliográfica, normas técnicas, questionário e análise fotográfica, identificou-se a ineficácia da sinalização atual. O projeto busca solucionar esse problema com base nos princípios do Design de Sinalização, incorporando acessibilidade, identidade visual e usabilidade. A proposta visa otimizar a orientação no campus e fortalecer a comunicação visual.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=1oUHGDByzowgy0DOQKRn7DVwyrMiR4HOF |
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GUARABIRA ESTAMPADA: O DESIGN DE SUPERFÍCIES COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO CULTURAL Autoria: GLEYDSON AYSLAN FERNANDES DA SILVA
gleydsonayslan222@gmail.com
Orientação: PROFA. MYRLA LOPES TORRES Este trabalho propõe a criação de uma coleção gráfica aplicada a superfícies diversas, com o objetivo de valorizar a identidade cultural de Guarabira-PB, inspirando-se na Arte naïf. A partir da metodologia Design Thinking, foram realizadas pesquisas bibliográficas, observações de campo e análises visuais, que guiaram o desenvolvimento dos designs. As composições, elaboradas a partir de formas, cores e símbolos locais, foram aplicadas em mockups para avaliar sua viabilidade estética e comercial.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=1x-Zcxja8YAENeIsYaYQqemvgSIqg4i2I |
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DESENVOLVIMENTO DE UMA MOCHILA EM JEANS PARA UNIVERSITÁRIOS Autoria: IGOR TIAGO GUERRA COSTA
igor.guerra24@gmail.com
Orientação: PROF. WASHINGTON FERREIRA SILVA Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma mochila resistente e funcional para universitários, com foco na durabilidade, estética e aspectos sustentáveis. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com entrevistas, questionários e análises, fundamentada no método de Bruno Munari. O projeto resultou na peça Cargo 30, produzida com jeans reaproveitado e concebida a partir das reais necessidades dos usuários. A solução alia design centrado no usuário, ergonomia e identidade visual, contribuindo para um produto consciente e adequado ao cotidiano acadêmico.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=1aPucjAhu9ALyztBDN3bXZpQbgdzuknvh |
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DESIGN DE SUPERFÍCIE PARA CROCHÊ: UMA COLEÇÃO DE PADRONAGENS INSPIRADAS NA CIDADE-FÁBRICA DE RIO TINTO Autoria: INACIO LUCAS CAVALCANTE DA SILVA
22009luc@gmail.com
Orientação: PROF. ÓTHON CÉSAR VASCONCELOS SILVA Este trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto de Design de Superfície para crochê, com base em elementos visuais identificados na cidade-fábrica de Rio Tinto. A metodologia, adaptada de Vasconcelos (2022), foi dividida em dois momentos: o primeiro voltado à delimitação e aprofundamento da pesquisa, e o segundo à análise, ideação e execução. Como resultado, foram criados módulos em crochê inspirados em símbolos icônicos da cidade, padrões de repetição baseados nesses módulos e um guia de aplicação, culminando em artefatos de crochê que comprovam a viabilidade e coerência do projeto.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=1SvgqNtM4YA8XKm-y1vq9NySDb-_EqkTj |
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ILUSTRAÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DA LITERATURA NACIONAL: REDESIGN DE PROJETO GRÁFICO DA CAPA DO LIVRO AS MELHORES HISTÓRIAS BRASILEIRAS DE HORROR Autoria: IRIS DOS SANTOS BRAZ DE SANTANA
irisbraz.santana@gmail.com
Orientação: PROF. MARIVALDO WAGNER DE SOUSA SILVA Este trabalho propôs um novo projeto gráfico para o livro As Melhores Histórias Brasileiras de Horror (Editora Devir, 2018), organizado por Marcello Simão Branco e César Silva. O objetivo foi agregar valor estético por meio da ilustração, sem elevar os custos de produção, visando reposicionar a obra no mercado atual e valorizar a literatura nacional de horror. O redesign baseou-se em abordagens de Tim Brown (2010), Bruno Munari (2008) e Silva & Nakata (2016), resultando em uma nova identidade visual, ilustrações internas e o projeto completo de capa, lombada e orelhas.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=1pbhfn-vNMxtc4yPWrp0kay3r-C34OMP2 |
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PROPOSTA DE COBOGÓ PARA FACHADAS COM FOCO NO CONTROLE DE PASSAGEM DE ÁGUA DA CHUVA Autoria: JONAS TERTULINO DA SILVA
jonas.tertulino@gmail.com
Orientação: PROFA. ANGÉLICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY Este trabalho teve como objetivo desenvolver um Cobogó para aplicação em fachadas que possibilitasse a diminuição da entrada de água da chuva do exterior para o interior das construções, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória e utilizando a metodologia projetual de Löbach (2001). Como resultado, obteve-se o Cobogó Ondas, um elemento vazado com proteção superior e declive na base para permitir o escoamento da água. O seu padrão teve como inspiração as praias do nordeste brasileiro, famosas por sua beleza singular. Por fim, concluiu-se que o objetivo do projeto foi cumprido e que o Cobogó é tão atual nos dias de hoje, quanto na época em que foi criado.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=150mUSS3-0r0B8TB1xlNwAQb21H50WwW2 |
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PERCEPÇÕES E INTENCIONALIDADES NO DESIGN EMOCIONAL: UMA AVALIAÇÃO DO AMBIENTE "VIVA, CEÇA!" NA MOSTRA CASACOR PE 2024 Autoria: JOYCE KELLY ALVES FERREIRA
ferreira.joyce.k@gmail.com
Orientação: PROF. WASHINGTON FERREIRA SILVA O trabalho analisa a relação entre design emocional e ambientes projetados por meio do estudo de caso do quarto infantil “Viva, Ceça!”, apresentado na CASACOR PE 2024. Com abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou entrevistas, documentação visual e o Modelo para Análise do Design Emocional (MADE) proposto por Silva (2019) para confrontar a percepção dos visitantes com a intenção das projetistas. Conclui-se que, ao integrar cultura local e memória afetiva, o design emocional potencializa experiências sensoriais e simbólicas, contribuindo estrategicamente para o design de interiores.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=1uQvtrE5bmF5yim8b4vTApiepfSL4dBio |
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HISTÓRIAS EM IMAGENS: PROJETO DE FOTOLIVRO TEMÁTICO SOBRE A JORNADA, PROCESSO E PRODUTO DE UM ARTESÃO PARAIBANO Autoria: NINA KARL DOS ANJOS
ninakarljpeg@gmail.com
Orientação: PROF. KLEBER DA SILVA BARROS O artesanato paraibano é uma expressão cultural representativa, mas ainda pouco valorizada. Este trabalho mostra como o design pode contribuir para sua preservação e valorização por meio da fotografia. Com base em uma abordagem interdisciplinar, une design social, editorial e fotografia social para criar um fotolivro sobre um artesão paraibano. A metodologia seguiu o Design Thinking, com foco no artesão. O resultado valorizou seu ofício e reforçou o potencial do design como instrumento de registro cultural e de conexão entre universidade e comunidade.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=13MZWJ0SVSBSmfnuJzmNEJUzJdLTP_mcG |
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O USO DE PLATAFORMAS DE GERAÇÃO DE IMAGENS GERADAS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NO DESIGN GRÁFICO – UMA ANÁLISE SOB A ABORDAGEM DA USABILIDADE Autoria: ROBERTA EMANUELLE COELHO URQUISA
ardiroberta@gmail.com
Orientação: PROFA. ANGÉLICA DE SOUZA GALDINO ACIOLY A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano e no Design Gráfico, sendo incorporada aos processos de criação. O presente trabalho buscou compreender o uso de plataformas de geração de imagens por IA Generativa sob a ótica da usabilidade. Adotou-se uma abordagem qualitativa, com levantamento bibliográfico e pesquisa de campo exploratória. A avaliação seguiu a ISO 9241-11 (1998)/NBR 9241-11 (2002). Os resultados apontam que essas plataformas otimizam processos criativos, mas enfrentam desafios quanto à precisão, controle criativo e usabilidade.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=1B_UV4vBTiQKeHwT2KSkBC6L38uRXF7Jc |
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ANA E VIVI: UMA CARTILHA ILUSTRADA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO EM CRIANÇAS Autoria: WANESSA REGINA GUEDES DE SOUSA
wanessaregina10@gmail.com
Orientação: PROF. ÓTHON CÉSAR VASCONCELOS SILVA O trabalho teve como objetivo criar uma cartilha educativa ilustrada sobre o autismo infantil, voltada para o ambiente escolar, abrangendo crianças, pais e profissionais da educação, além de que a proposta é ser um material que diminua o problema da desinformação e promova a conscientização. A metodologia usada foi uma adaptação dos trabalhos de Bruno Munari e Aline Haluch, combinando elementos do Design Gráfico e Editorial, sendo dividida em quatro etapas. O resultado final atendeu às expectativas e foi bem-sucedido em unir aspectos gráficos e editoriais para produzir um material educativo eficaz.
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| Link de acesso: | https://drive.google.com/open?id=1-Rw6TzL9BRJIlcjJq3zn6J05ZaXFVvat |
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DESIGN GRÁFICO E MATERIALIDADE: UMA PROPOSTA PROJETUAL DE UM BOX COMEMORATIVO PARA O GIRL GROUP DE KPOP RED VELVET Autoria: YASMINI CRISTINA RIBEIRO SANTANA
yasminiribeiro04@gmail.com
Orientação: PROF. ÓTHON CÉSAR VASCONCELOS SILVA Diante de uma realidade cada vez mais digitalizada, surge a necessidade de preencher a lacuna experiencial deixada por esse fenômeno por meio da volta do consumo de produtos de mídia tangíveis, no caso da música os álbuns musicais. A partir dessa oportunidade, o presente projeto teve por objetivo desenvolver todos os elementos gráficos de uma edição comemorativa de 10 anos de carreira do grupo feminino de Kpop Red Velvet para colecionadores, com auxílio da metodologia projetual de Bruno Munari. Por fim, o produto finalizado apresenta o box e suas inclusões, ao mesmo tempo que permite que o usuário visite e relembre as memórias do grupo durante o percurso de sua carreira.
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https://drive.google.com/open?id=1qArRXS0aqLWxms3uFVSnsUkpYy2k2G2X |













