Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

por Coordenação publicado 21/08/2020 18h32, última modificação 12/12/2023 19h25
O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser realizado em duas etapas a serem desenvolvidas em períodos letivos diferentes, denominados de Trabalho de Conclusão de Curso 1 (TCC1) e o Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2), configurando-se os mesmos como elementos obrigatórios para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

TCC I - deverá ser qualificado sob a forma de Projeto de Pesquisa ou Plano de Estágio e poderá ser cursado após o aluno ter integralizado no mínimo 50% dos componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e sua matrícula será efetuada pela Coordenação do Curso após a análise do Histórico Escolar do Interessado.

TCC II - deverá ser apresentado e defendido sob a forma de Artigo Cientifico ou Relatório Final de Estágio, após a aprovação do TCC1 e integralização de toda a composição curricular prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que se encontra em vigor 3º até o 9º período, salvo casos omissos que serão analisados pela Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso.

Todas as normas referentes ao TCC estão contidas na Resolução CCC 04 2023 – Resolução que aprova o REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

A Comissão do TCC em Ciências Contábeis tem a seguinte composição:

Prof. Dr Luiz Marcelo Martins do Amaral Carneiro Cabral

GRUPOS E LINHAS DE PESQUISA

Consulte as linhas de pesquisa e respectivos pesquisadores nos grupos de pesquisa vinculados ao nosso curso:

GESFIN - Grupo de pesquisa do curso de Ciências Contábeis

GHEC - Grupo de Pesquisa em Educação e Controles

CRONOGRAMA 2023.2 - Prévio sujeito a mudanças

CALENDÁRIO DO TCC I e II

DEZEMBRO À FEVEREIRO/2024

05/12/2023 à  02/02/2024 - Prazo para matrícula em TCC I e TCC II

MARÇO/2024

29/03 - Prazo para desistência de orientação aluno/professor. (informar por email a coordenação: ccontabilidade@ccae.ufpb.br)

ABRIL/2024

19/04 - Entrega da versão para defesa do artigo científico do TCC II, autorizado pelo orientador. (via formulário eletrônico)

22 a 30/04 - Defesas dos artigos do TCC II

MAIO/2024

03/05 - Prazo da entrega da versão final do Projeto de Pesquisa do TCC I - (via formulário eletrônico)

06 e 07/05 - Defesas nos casos de pedido de reformulação do TCC II pela banca examinadora.

10/05 - Prazo final para entrega do resultado da avaliação pelo Orientador do TCC I à Comissão do TCC . (via formulário eletrônico)

16/05 - Prazo final para entrega da versão final do TCC II pelo Aluno, com as considerações da banca e a ficha catalográfica. (via e-mail da coordenação - ccontabilidade@ccae.ufpb.br  )

* ORIENTAÇÕES GERAIS

Os alunos devem elaborar a ficha catalográfica do TCC II direto no SIGAA, devendo ser acrescentada no verso da folha de rosto da versão final do trabalho (1a folha), conforme instruções a seguir: Login SIGAA> Biblioteca> Ficha catalográfica> Solicitar ficha catalográfica. (Tutorial Elaboração Ficha Catalográfica clique aqui.)

A responsabilidade quanto à entrega em ARQUIVO DIGITAL para a biblioteca nesse período de pandemia é da coordenação do curso, assim, os DISCENTES devem enviar para o e-mail da coordenação (ccontabilidade@ccae.ufpb.br) a versão final do artigo em formato pdf com cópia para os dois endereços eletrônicos da biblioteca (bibliotecamm.ccae@gmail.com ; bibliotecamm@ccae.ufpb.br), junto com o TERMO DE AUTORIZAÇÃO (EM ANEXO) devidamente assinado e a ficha catalográfica emitida pela biblioteca.

MODELOS E FORMULÁRIOS

DEFESAS DE TCC 2023.1 - link em breve

ÁREAS DE TCC POR DOCENTE

a) Contabilidade Societária;

Josicarla, Isabelle (afastada), Fábio, Luiz Marcelo, Jassuípe, George e Fernanda

b) Controladoria e Contabilidade Gerencial;

Fernanda, Yara, Daniela (afastada), Dimmitre, Luiz Gustavo, João Marcelo e George

c) Análise, Auditoria e Perícia;

Fábio, Luiz Gustavo, João Marcelo, Luiz Marcelo, Isabelle (afastada), George e Fernanda

d) Teoria, Ética e Metodologia de Pesquisa;

Josicarla, João Marcelo, Daniela (afastada), Jassuípe, Isabelle e Fernanda

e) Áreas Afins (Educação, Economia, Direito, entre outras);

Jassuípe, Daniela (afastada), Edilane, Manoel Heleno, Leandro, Laura, Daniel e Fernanda

f) Gestão, Prática Tributária e Trabalhista;

João Marcelo, Laura, Daniel, Luiz Marcelo, Fábio e Fernanda

g) Contabilidade e Finanças Públicas;

João Marcelo, Luiz Gustavo, Jassuípe e Dimmitre

h) Finanças e Análise de Dados.

Manoel Heleno, Leandro, João Marcelo, Josicarla, Isabelle e Dimmitre