Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Apresentação

por evelyn publicado 08/02/2018 09h21, última modificação 02/11/2022 16h35

DED - Apresentação.pngO Departamento de Educação (DED), criado no ano de 2006, é uma unidade orgânica de ensino, pesquisa e extensão do Centro de Ciências Aplicadas e Educação | CCAE | Universidade Federal da Paraíba | UFPB | Campus IV. O DED, enquanto unidade departamental, integra a estrutura do CCAE desde a sua criação por meio da Resolução do CONSUNI 06/2006, de 08 de maio de 2006, oferece o Curso de Licenciatura em Pedagogia, na modalidade presencial.

A cada ano, cinquenta (50) estudantes, em média, ingressam no Curso de Licenciatura em Pedagogia do DED. Além disso, um número considerável dos estudantes egressos dá continuidade aos seus estudos superiores no campo do magistério, por meio dos cursos de especialização e dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - mestrado e doutorado, assim como passam a exercer o magistério nas diversas modalidades e níveis educacionais.

Consciente também da importância do desenvolvimento profissional dos profissionais de educação e/ou outros profissionais envolvidos em educação, o DED também ofereceu o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como promove cursos de extensão universitária/cursos de aperfeiçoamento.

O DED tem por objetivo servir à sociedade mediante a socialização do conhecimento na área da Pedagogia, colaborando com a formação de profissionais que exerçam funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos, e/ou na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Para cumprir esta missão, o corpo docente que compõe o DED atua nos três  pilares da estrutura acadêmica universitária: ensino, pesquisa e extensão. Como estrutura de apoio a esses pilares o departamento conta com o Laboratório de Pedagogia (LABOPED).

Os docentes do DED, envolvidos em diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, nos âmbitos nacionais e internacionais, estão organizados em três áreas, a saber: Organização do trabalho pedagógico; Ensinos e Fundamentos da educação.

Para além do ensino, da pesquisa e da extensão nos diversos contextos do CCAE | UFPB | Campus IV, docentes do DED integram diversos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UFPB. Além do mais, os docentes participam, ainda, em uma perspectiva de cooperação, na promoção e socialização do conhecimento com/para a comunidade em outros campi da UFPB.

Em síntese, a breve apresentação desse departamento é, no entanto, subsidiada pela longa história da UFPB na formação de professores no Estado da Paraíba.

Neste contexto das informações apresentadas, o DED, com otimismo no presente-futuro, vem constituindo-se como um espaço de reflexão, discussão e partilha através da participação dos docentes e dos estudantes acerca de questões atuais da educação que nos desafiam, bem como na construção de ações (“novas”) e horizontes possíveis.

Sobre o Logo do Departamento de Educação (DED)

Logo - departamentoO Logo do Departamento de Educação é composto por um livro estilizado, a sigla DED centralizada e um ícone de um lápis estilizado escrevendo esta mesma sigla. Apresenta simbolicamente a combinação de duas ferramentas fundamentais para a educação, o caderno e o lápis, instrumentos de uso diário do professor e do aluno. Esses instrumentos milenares acompanharão o homem em sua constante busca pelo conhecimento por toda a sua vida.

Galeria de ex-chefes | vice - chefes

Apresentando o DED em poucas palavras...

Para conhecer mais sobre o DED Clique aqui