Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Artigos científicos
conteúdo

Artigos científicos

por osmar publicado 14/11/2020 11h46, última modificação 15/12/2023 16h21

Seção notícias

2023

ALVES, Francisca Terezinha Oliveira ; BATISTA, Aline Cleide ; DE ASSIS, FRANCYMARA ANTONINO NUNES ; QUEIROZ, JOEL ARAÚJO ; DA SILVA, RENATA MONTEIRO . Análise da proposição curricular expressa no PPC do curso de pedagogia campus IV/UFPB e as áreas de atuação profissional dos alunos egressos. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 16, p. 5213-5226, 2023.

FORTUNATO, IVAN ; ARAÚJO, OSMAR HÉLIO ALVES ; MEDEIROS, EMERSON AUGUSTO DE . Estágio de docência. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-17, 2023.

 

2022

 ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. . A escola nos dias atuais: Entrevista: Marcos Garcia Neira. ENSINO EM RE-VISTA, v. 29, p. 01-06, 2022.

MEDEIROS, E. A. ; FORTUNATO, I. ; ARAÚJO, O. H. A. . Educação do campo como movimento educacional e modalidade educativa: notas a partir de Paulo Freire. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 27, p. 01-26, 2022.

BATISTA, Aline Cleide; LIMA, ADRIANA SANTOS . Formação, saberes docente e identidade profissional:. EDUCAÇÃO EM FOCO (BELO HORIZONTE. 1996), v. 25, p. 464-488, 2022.

SILVA, A. R. V. F. ; SILVA JÚNIOR, NELSON GOMES DE SANT'ANA E ; GARCIA, R. M. ; TANNUSS, R. W. . Neoliberalismo e política criminal: Análises sobre a gestão dos indesejáveis na realidade brasileira. http://dx.doi.org/10.5354/0719-6296.2022.68040, v. 8, p. 147-158, 2022.

SILVA JUNIOR, N. G. S. E. ; GARCIA, R. M. . Uma Pandemia no Meio do Caminho: Desafios para a Política de Segurança Pública na Paraíba. ANUÁRIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA, v. 1, p. 142-149, 2022.

LEITE, IVONALDO; OLIVEIRA, E. S. . Tempo presente e os Planos Nacionais de Educação: a alfabetização em pauta. PESQUISEDUCA, v. 14, p. 660-677, 2022.

FORTUNATO, I. ; ARAÚJO, O. H. A. ; MEDEIROS, E. A. . Educação Decolonial Planetária em três aforismos. EDUSER: Revista de Educação, v. 11, p. 01-11, 2022

ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. . A escola nos dias atuais - Entrevista - Mário Sérgio Cortella. ENSINO EM RE-VISTA, v. 29, p. 1-6, 2022.

MEDEIROS, E. A. ; FORTUNATO, I. ; ARAÚJO, O. H. A. . A escola na atualidade ?ensaio a partir de Paulo Freire e Alexander Neill. ENSINO EM RE-VISTA, v. 29, p. 1-24, 2022.

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. . A escola nos dias atuais: Entrevista: Marcos Garcia Neira. ENSINO EM RE-VISTA, v. 29, p. 01-06, 2022.

LIBANEO, J. C. ; FERREIRA, L. S. ; MEDEIROS, E. A. ; ARAÚJO, O. H. A. . ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO?O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR, v. 8, p. 624-636, 2022.

MEDEIROS, E. A. ; FORTUNATO, I. ; SANTOS, J. M. C. T. ; ARAÚJO, O. H. A. . O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?. REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR, v. 8, p. 686-701, 2022.

FORTUNATO, I. ; ARAÚJO, O. H. A. ; FERREIRA, L. S. . Uma análise de teses e dissertações sobre o programa especial de formação docente. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 24, p. 545-563, 2022.

LEITE, IVONALDO. O insubmisso fio sócio-histórico autogestionário: o lugar da educação popular libertária na história brasileira. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 1, p. 97-109, 2022.

LEITE, IVONALDO. Ecological Modernization and Environmental Education: An Approach to Social Change. ASIAN JOURNAL OF APPLIED SCIENCES, v. 10, p. 116-120, 2022.

FERREIRA, M. G.. Saberes Indispensáveis a Práxis Educativas Antirracistas. INSURGÊNCIA: REVISTA DE DIREITOS E MOVIMENTOS SOCIAIS, v. 8, p. 134-146, 2022.

SARTORE, ANNA ; SILVA, Janssen Felipe da ; FERREIRA, M. G. ; LIMA, M. M. A. E. ; FEITOSA, S. F. ; BRACCHI, D. N. . Revista de Educação Interritórios. REVISTA INTERTERRITÓRIOS, v. 8, p. 3-6, 2022.

SARTORE, ANNA ; SILVA, Janssen Felipe da ; FERREIRA, M. G. ; LIMA, M. M. A. E. ; FEITOSA, S. F. . Educação e Contemporaneidade: Demandas e Desafios. REVISTA INTERTERRITÓRIOS, v. 7, p. 3-6, 2021.

SOARES, Maria Valdenice Resende.. REMINISCÊNCIA SOBRE GÊNERO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS APONTAMENTOS DE PESQUISA DE ANA PAULA MENDES RODRIGUES CAVALCANTI (2013 - 2020). Revista Educação Inclusiva â013 REIN, v. 4, p. 4, 2022.

FORTUNATO, I. ; ARAÚJO, O. H. A. ; MEDEIROS, E. A. . Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão. SÉRIE-ESTUDOS, v. 27, p. 137-154, 2022.

 

2021

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. . A construção dos relatórios dos estágios supervisionados nas licenciaturas: indagações e desafios da experiência docente-discente. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 1-23, 2021.

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNADO, I. ; MEDEIROS, E. A. . UNIVERSIDADE-FORMAÇÃO-PESQUISA: um manifesto sobre o que está em debate. IMAGENS DA EDUCAÇÃO, v. 11, p. 19-39, 2021.

ARAÚJO, Osmar Hélio; OLIVEIRA, D. S. . Protagonismo estudantil na profissionalização docente. Teias (Rio de Janeiro), v. 22, p. 370-383, 2021.

MEDEIROS, E. A. ; ARAÚJO, O. H. A. ; FORTUNADO, I. . Formação inicial do pedagogo para espaços escolares e não escolares: um estudo curricular. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 16, p. 97-122, 2021.

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNADO, I. ; MEDEIROS, E. A. . Desarrollo profesional de los formadores de docentes: calificaciones de las relaciones establecidas con estudiantes de pregrado. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA, v. 21, p. 27-48, 2021.

SAVIANI, D. ; FERREIRA, L. S. ; ARAÚJO, O. H. A. ; MEDEIROS, E. A. . Entrevista com o professor Dermeval Saviani (UNICAMP). EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 16, p. 10-32, 2021.

MEDEIROS, E. A. ; ARAÚJO, O. H. A. . Licenciaturas ? cenários e contextos da formação de professores da educação básica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 12, p. 01-21, 2021.

FREITAS, H. C. L. ; ARAÚJO, O. H. A. ; MEDEIROS, E. A. . Entrevista - licenciaturas e a formação para a docência na educação básica: desafios, tensões e paradoxos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1041-1056, 2021.

MEDEIROS, EMERSON AUGUSTO DE ; FORTUNATO, IVAN ; ARAÚJO, OSMAR HÉLIO ALVES ; ALTARUGIO, MAISA HELENA . ENTREVISTA COM A PROFESSORA MAISA HELENA ALTARUGIO: : O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: PANORAMA E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 2, p. 1-4, 2021.

MEDEIROS, E. A. ; ARAÚJO, O. H. A. ; FORTUNATO, I. . Formação do profissional da educação básica para atuação na gestão escolar: uma análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de Pedagogia do Ceará e do Rio Grande do Norte. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 43, p. 1-13, 2021.

MEDEIROS, E. A. ; ARAÚJO, O. H. A. ; SANTOS, J. M. C. T. . O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 ? 2019). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 12, p. 557-584, 2021.

SILVA JÚNIOR, NELSON GOMES DE SANT'ANA E ; GARCIA, R. M. . ECA e Políticas Sociais: O Benefício de Prestação Continuada Como Acesso Á Cidadania de Crianças e Adolescentes com Deficiência. REVISTA FIDES, v. 11, p. 38-55, 2021.

LEITE, IVONALDO. Perspectives in Sociology of Education: Basil Bernstein and Popular Education. ASIAN JOURNAL OF APPLIED SCIENCES, v. 9, p. 23-30, 2021.

LIMA, E. L. A. ; SANTOS, T. S. ; LEITE, IVONALDO . Formação docente para educação de jovens e adultos e educação popular na UFPB: contribuições do projeto PET/Conexões. REVISTA DE EDUCAÇÃO POPULAR (IMPRESSO), v. 20, p. 77-95, 2021.

LEITE, IVONALDO. An education for outsiders: Popular Education. JOURNAL FOR CRITICAL EDUCATION POLICY STUDIES, v. 19, p. 105-143, 2021.

FERREIRA, Gilmar Leite. Elomar Figueira Mello: Um Educador do Sertão. REVISTA EDUCAÇÃO EM FOCO (UEMG), v. 24, n. 42, p. 340 - 359, 2021.

2017 | 2020 

PALHANO SILVA, P.R.; SILVA JUNIOR, C. A. . Círculos Freireanos de Educação UFPB?GEEPeeeS: Resistência, resiliência e ressignificação das práxis educativas em período de pandemia Covid-19 no Litoral Norte ? Paraíba ? Brasil. Revista Politeknik, v. 3, p. 100-113, 2020.

QUEIROZ, JOEL A.; DINIZ, UGO M. ; VÁZQUEZ, DIEGO P. ; QUIRINO, ZELMA M. ; SANTOS, FRANCISCO A. R. ; MELLO, MARCO A. R. ; MACHADO, ISABEL C. . Bats and hawkmoths form mixed modules with flowering plants in a nocturnal interaction network. BIOTROPICA, v. 53, p. 596-607, 2020.

FAHEINA, E. F. A.. O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 25, p. 1-11, 2020.

FAHEINA, E. F. A.. O discurso político brasileiro sobre o nexo pedagógico entre Cinema e Educação (1910-1930). Revista HISTEDBR On-line, v. 20, p. 1-25, 2020.

LEITE, I. N.. Brazilian perspectives: society, stratification and income distribution. ASIAN JOURNAL OF APPLIED SCIENCES, v. 8, p. 61-66, 2020.

LEITE, IVONALDO. Society, public policies and education: alternative approaches in Uruguay. JOURNAL FOR CRITICAL EDUCATION POLICY STUDIES, v. 18, p. 136-163, 2020.

LEITE, IVONALDO. Desafíos del siglo XXI para la Educación Popular: nuevos fundamentos para nuevas prácticas. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 13, p. 1-20, 2020.

LEITE, IVONALDO. In memoriam - Theotônio dos Santos: Legado e atualidade no campo das ciências sociais latino americanas (a propósito das onze teses sobre a herança neoliberal). Revista Configurações, v. 1, p. 170-182, 2020.

RIBEIRO, F. B. ; FELIZES, J. ; LEITE, IVONALDO. Configurações - Debater o desenvolvimento: questões, dilemas e alternativas. Revista Configurações, v. 1, p. 1-200, 2020.

LEITE, IVONALDO. A teoria em movimento: 40 anos sem Poulantzas, seu legado e atualidade. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 1, p. 221-229, 2020.

TEIXEIRA, CÉLIA REGINA; MIRANDA, Joseval dos Reis . Atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica: entre reflexões e proposições. DIALOGIA, v. 1, p. 295-308, 2020.

FERREIRA, M. G.; SILVA, Janssen Felipe da . Opção Decolonial e Práxis Curriculares de Enfrentamento do Racismo: diálogos com sujeitos curriculantes de licenciaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. REVISTA INTERTERRITÓRIOS, v. 5, p. 120-151, 2019.

FAHEINA, E. F. A.; CARLOS, E. J. . Análise arqueológica do discurso sobre o nexo pedagógico entre cinema e educação no Brasil no período de 1910 a 1930. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 30, p. 1-20, 2019.

OLLERTON, JEFF LIEDE-SCHUMANN , et al. ; The diversity and evolution of pollination systems in large plant clades: Apocynaceae as a case study. ANNALS OF BOTANY, v. 123, p. 311-325, 2019.

PALHANO SILVA, P.R.. POVO INDÍGENA POTIGUARA. IDENTIDADE, PERTENCIMENTO E REPRESENTAÇÕES: O ritual de memória, tradição e cultura na entronização do Cacique Geral Potiguara.. 978-85-237-1467-3, v. 1, p. 15-47, 2019.

PALHANO SILVA, P.R.. EDUCAÇÃO E CULTURA: Ampliação dos vínculos das licenciaturas de Pedagogia e outros cursos-CCAE com educadores indígenas Potiguara da Educação Básica da rede pública do Vale do Mamanguape Paraibano.. Jornada de Estudos Freireanos, v. 1, p. 66-70, 2019.

BARRETO, RAÍSA QUEIROGA ; SILVA, PAULO ROBERTO PALHANO . O PAPEL DO CAPITAL CULTURAL NA EDUCAÇÃO: AS INTERVENÇÕES DO -MUNDO DA XUXA- NA INFÂNCIA.. Revista Educação e Ciências Sociais, v. 2, p. 71-91, 2019

SANTOS, FRANCISCO DIEGO SOUSA ; DELGADO JUNIOR, GEADELANDE CAROLINO ; BÁEZ, MARIANA ; PEDROSA-HARAND, ANDREA ; QUEIROZ, Joel Araújo; QUIRINO, ZELMA GLEBYA MACIEL ; MACHADO, ISABEL CRISTINA ; BURIL, MARIA TERESA . Ipomoea vespertilia (Convolvulaceae), a new species revealed by pollinator observation. BRITTONIA, v. 71, p. 1-6, 2019.

BERMEO, D. M. C. ; FERREIRA, M. G. . Afrodescendência e Educação: desafios políticos e epistemológicos para além da Academia - Entrevista com Eduardo Restrepo. Revista de Educação Interritórios, v. 4, p. 184-190, 2018.

FERREIRA, M. G.. AS PEGADAS DOS QUE CAMINHAM JUNTOS NUNCA SE APAGAM enfrentamento do racismo e desafios para a construção de uma educação antirracista no Brasil. REALIS, Revista de Estudos AntiUtilitaristas e Poscoloniais., v. 8, p. 95-119, 2018.

FERREIRA, M. G.. Contribuições para decolonização de currículos de formação de professoras/es: análise das produções de pesquisadoras/es da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os ? ABPN.. Revista FAFIRE, v. 11, p. 23-34, 2018

FARIAS, M. L. ; FAHEINA, E. F. A. . Análise semiótica de imagens do livro didático de língua portuguesa. Revista Discurso e Imagem Visual, v. 3, p. 5-26, 2018.

ALVES, Francisca Terezinha Oliveira; CAVALCANTE, R. B. . Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: concepções dos graduandos sobre suas aprendizagens. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB), v. 6, p. 78-101, 2017.

FAHEINA, EVELYN FERNANDES AZEVEDO; ALVES, FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA . O curso de pedagogia do Vale do Mamanguape no contexto das atuais diretrizes curriculares nacionais. Revista Espaço do Currículo, v. 10, p. 344-355, 2017.

MOURAES, R. S. de ; TEIXEIRA. O Portfólio e a proposta das atividades lúdicas para a aprendizagem do educando. REVISTA BEM LEGAL, v. 1, p. 109-119, 2017.

MENEZES, P. D. L de. ; TEIXEIRA. A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO UNIVERSITÁRIO: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM TURISMO. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 15, p. 200, 2017.

TEIXEIRA, CÉLIA REGINA; ARAUJO, D. A. ; SILVA, Merian Aparecida Poluceno da. MEMÓRIAS DA AVALIAÇÃO: O CADERNO DE MEMÓRIAS COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO E AUTOAVALIAÇÃO. DIALOGIA, v. 6, p. 109-119, 2017.

2013 | 2016 

SILVA ; ALVES, Francisca Terezinha Oliveira. Letramento matemático: o processo de construção por professoras que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB), v. 2, p. 140-161, 2013.

ANAYA, Viviani; TEIXEIRA. CAMPO TEÓRICO CURRICULAR, TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PRÁXIS DOCENTE: CONSTITUIÇÃO E INFLUÊNCIA. Revista Espaço do Currículo, v. 7, p. 475-490, 2014.

SILVA, S. V. P. ; ALVES, Francisca Terezinha Oliveira . LEITURA E ESCRITA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. EDUCAÇÃO,CIÊNCIA E SAÚDE, v. 2, p. 22-34, 2015.

ALVES, Francisca Terezinha Oliveira. O Subprojeto PIBID Pedagogia Campus IV: olhares sobre uma experiência formativa em Matemática. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM FOCO (UFPB), v. 5, p. 12-30, 2016.

QUEIROZ, Joel Araújo; QUIRINO, Z. G. M. ; LOPES, A. V. ; MACHADO, I. C. S. . Vertebrate mixed pollination system in Encholirium spectabile: A bromeliad pollinated by bats, opossum and hummingbirds in a tropical dry forest. Journal of Arid Environments, v. 125, p. 21-30, 2016.