Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Breve apresentação
conteúdo

Breve apresentação

por osmar publicado 08/11/2020 17h36, última modificação 23/12/2020 22h29

Seção notícias

| Apresentação 

O Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, na Educação de Jovens e Adultos, e/ou na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

1) planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da Educação;

2) planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas não-escolares;

3) produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

| Perfil Profissional

O perfil do graduado em Pedagogia deverá contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso. Dessa forma, o perfil do egresso do curso Pedagogia contempla o seguinte:

1) o curso de Pedagogia trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino, de aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social;

2) a docência compreende atividades pedagógicas inerentes a processos de ensino e de  aprendizagens, além daquelas próprias da gestão dos processos educativos em ambientes escolares e não-escolares, como também na produção e disseminação de conhecimentos da área da educação;

3) os processos de ensinar e de aprender dão-se, em meios ambiental-ecológicos, em duplo sentido, isto é, tanto professoras(es) como alunas(os) ensinam e aprendem, uns com os outros;

4) o professor é agente de (re)educação das relações sociais e étnico-raciais, de redimensionamentos das funções pedagógicas e de gestão da escola.