Professores Universitários

Corpo de Professores Pesquisadores do GEPeeeS

 

 

 

.

    Dr. PAULO ROBERTO PALHANO SILVA                         

 

Líder do GEPeeeS. Sociólogo. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, economia solidária, educação, formação de educador, metodologia da educação popular e projetos estratégicos. E professor do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba, atuando nos Cursos de Pedagogia (Conceito 5-MEC), Ciência da Computação e Sistema da Informação no Campus do Litoral Norte. Integra como líder o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnia e Economia Solidária - GEPeeeS, certificados pela CAPES. Atua nas temáticas: Movimentos Sociais, Economia Solidária, Ecopedagogia, Formação de Professores, Políticas Publicas, Redes Sociais, História e Memoria dos Movimento Social e Educacional. Trata dos movimentos sociais na América Latina e Caribe.  Coordena a Incubadora de Popular e Solidaria do Vale do Mamanguape – INCOPOVAM e integra a Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidário da UFPB. Desenvolvendo amplas ações educativas junto à agricultura familiar, povos Potiguara e economia solidária no Território da Mata Norte - Vale do Mamanguape da Paraíba. Professor-pesquisador integrante do GEPeeeS.

 

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0668404365830780

 

 

 


 

.

   Dr. JOSE MATEUS DO NASCIMENTO                         

 

Pedagogo. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e passa a atuar em pesquisas relacionadas às práticas pedagógicas e a formação docente no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central. É Vice-Coordenador do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN). É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária. Professor-pesquisador integrante do GEPeeeS.

 

E-mail: zenmateus@gmail.com

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9176401714554967

 

 

 

 



 

.

     DR. LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS                      

 

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1980); graduação em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1984); graduação em Teologia - Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (1992); mestrado em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente é professor adjunto IV e Vice-Diretor do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR/UFPB). Além das atividades de ensino e pesquisa, atua nos projetos de extensão universitária voltada para a inclusão social de estudantes da rede pública do Vale do Mamanguape-PB e adjacências. É tutor do Programa de Educação Tutorial (PET/CCAE/UFPB) voltado para a temática indígena. Publicou três livros nessa área, apresentou várias comunicações orais e conferências em eventos científicos sobre os povos indígenas Potiguara e Tabajara da Paraíba. Apoia o movimento indígena no Nordeste e no Brasil e colabora na assessoria dessas organizações na Paraíba, sobretudo, direcionadas aos jovens. Professor-pesquisador integrante do GEPeeeS.

 

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9836893918228181

 

 

 


 

 

.

      DRA.MELÂNIA LOPES CORNÉLIO                 

 

Professora e pesquisadora Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE-UFPB-Campus IV). É atualmente coordenadora do Laboratório de Pedagogia (LABOPED), onde tem a responsabilidade de possibilitar a aproximação entre os saberes técnicos e práticos dos alunos do curso de Pedagogia, favorecendo a qualificação de suas práticas docentes em turmas de Educação Infantil, de anos iniciais do Ensino Fundamental, de Educação de Jovens e Adultos. Tem experiência abrangente em outras áreas do conhecimento. Atuou na área educacional, como professora em ciências farmacêuticas possui doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), também exerceu atividade como pesquisadora em empresas privadas. Têm patentes publicadas e artigos publicados em revistas científicas. Atualmente atua como educadora no departamento de educação-UFPB, é responsável pela disciplina do Ensino de Ciências Naturais, Educação e Novas Tecnologias e Fundamentos Biológicos da Educação. Professora-pesquisadora integrante do GEPeeeS.

 

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9470334173934601

 

 

 

 

 

 

 

.

    MS. MAIKA BUEQUE ZAMPIER                                     

 

Possui mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2007), especialização em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012) e bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é Coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidária - GEPeeeS, certificados pela CAPES, na linha Educação, Movimentos Sociais e Economia Solidária. Atua nos seguintes temas: Gestão Social e Gestão Secretarial, Pesquisa Aplicada ao Secretariado, Tecnologias da Informação e Comunicação, Movimentos Sociais do Campo, Educação do Campo, Extensão Rural, Redes Sociais na América Latina. Professora-pesquisadora integrante do GEPeeeS.

 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 



 

.

    DR. BALTAZAR MACAIBA DE SOUSA              

 
Possui Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestrado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990).Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 1997 a 2010. Atualmente é professor adjunto III do Departamento de Ciências Sociais (DCS) do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia politica, sociologia da religião, questão agrária, movimentos sociais, sindicalismo, filosofia política e sociologia da educação. Professor-pesquisador integrante do GEPeeeS.

 

E-mailO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

 

 

 

.

   MS. CHUSSY KARLLA SOUZA ANTUNE              

 

Mestrado em Gestão Pública - Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Planejamento Educacional e Administração Escolar - Universidade Federal de Pernambuco; Especialista em Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil - Universidade Católica de Pernambuco; Secretária Executiva - Escola Superior de Relações Públicas; Professora da Universidade Federal da Paraíba; Membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Secretariado Executivo - MEC/ENADE; Avaliadora Ad Hoc de Cursos Superiores -MEC/INEP.Sócia Fundadora da ASPBSE - Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado. Consultora da área secretarial. Experiência em: secretariado, ouvidoria pública, planejamento público, administração e planejamento educacional e desenvolvimento de equipes. Coordenou trabalhos voluntários à comunidades de risco formando jovens e adultos. Professora-pesquisadora integrante do GEPeeeS.

 

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1350793749580771

 

 

 

 

 

 

 

.

   RENATA MONTEIRO GARCIA                              

            

 

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2000) e mestrado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora de Psicologia da Educação na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, processos de exclusão, economia solidária. Professora-pesquisadora integrante do GEPeeeS.

 

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3086060659160648

  

 

 

 

 

 

 

.

   MS MARIA LUZITANA C.SANTOS           

                 

 

Maria Luzitana C. Santos,  é tataraneta de africanos, mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável, com investigação no âmbito da Inovação Pedagógica, e membro-fundadora do maracatu de baque virado, Tambores Dumundo. É docente da UFPB onde atua como líder do projeto REDE EDUCATIVA, EMPREENDEDORA E COLABORATIVA NO SECRETARIADO (RECOSEC), em atuação desde 2012; Coordenadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Coordenadora da Gerência de Projetos do Escritório Experimental (LABOSEC). Atualmente desenvolve pesquisas com ênfase em: Educação e Cultura; Formação para o Desenvolvimento Local Sustentável; Relações Etnico-Raciais; Educação para o Empreendedorismo Colaborativo; Sistema Secretarial na gestão pública e privada. Professora-pesquisadora integrante do GEPeeeS.

 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6436182339587889

 

 

 

2024  GEPeeeS - Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidárias