Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Linhas de Pesquisa, Projetos e Ações
conteúdo

Linhas de Pesquisa, Projetos e Ações

por IRIS publicado 16/08/2020 07h58, última modificação 10/03/2021 07h02

ESCOPO E ESCALAS DA PESQUISA DESENVOLVIDA PELO IRIS

 A atuação do IRIS tem escopo amplo e visa a construção de pontes conectando ciência transdisciplinar com a formulação de políticas públicas e estratégias de inovação social promotoras da conservação da biodiversidade, do bem-estar social e da estruturação de cadeias produtivas regionais compatíveis com o princípio da sutentabilidade

As atividades do IRIS abordam problemas sócio-ecológicos em diferentes escalas espaço-temporais, incluindo tanto questões referentes a processos locais e regionais como problemas em escalas geográficas amplas. 

LINHAS DE PESQUISA

As atividades de pesquisa do IRIS, conduzidas pelos pesquisadores que integram o grupo, estão estruturadas em três linhas de pesquisa:

Análise estrutural e modelagem de redes sócio-ecológicas

Combinamos síntese teórica, dados empíricos e a abordagem de redes complexas para desenvolvermos análises estruturais e modelos de redes dinâmicas que buscam compreender a interação de processos eco-evolutivos e sócio-econômicos em paisagens ambientalmente degradadas. A partir dessa abordagem, buscamos propor soluções inovadoras que reconciliem as dimensões ecológicas, econômicas e sociais da sustentabilidade no contexto do desenvolvimento regional.


Inovação social e governança democrática na construção de bioeconomias sustentáveis

Buscamos ampliar a fundamentação científica de políticas públicas, mecanismos de governaça e formulação de estratégias de inovação social e de governança integrada de sistemas sócio-ecológicos, visando a reconstrução funcional da biodiversidade regional, o desenvolvimento humano em suas múltiplas dimensões e a resiliência econômica.

Síntese teórica e subsídios a estratégias e políticas públicas de conservação da biodiversidade

Buscamos construir interfaces para a análise de grandes conjuntos de dados sobre biodiversidade, desenvolvimento humano e atividades econômicas. Nossa abordagem supõe a síntese conceitual e teórica entre diferentes disciplinas de ciências biológicas, humanas e exatas. Essa abordagem busca promover a inovação social associada a estratégias de conservação baseadas em evidências.


PROJETOS E AÇÕES

CENFA: Proposta de construção do Corredor Ecológico do Norte da Floresta Atlântica. O Corredor Ecológico do Norte da Floresta Atlântica (CENFA) é o componente central de uma proposta de estratégia regional para transformação de paisagens ambientalmente degradadas em bioeconomias resilientes e inclusivas, tendo como base a integração entre pesquisa, inovação, a ação multi-institucional em rede e a participação democrática. A construção do processo de viabilização do CENFA acontece no âmbito do Fórum Permanente da Sustentabilidade.

Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - SinBiose (CNPq). . Pesquisadores do IRIS integram o projeto de síntese "Integrando dados e modelos de redes eco-evolutivas e socioeconômicas para entender e prever surtos de doenças tropicais negligenciadas" junto ao Sinbiose-CNPq. O projeto é institucionalmente coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) e conta com a participação de diversas instituições de pesquisa brasileiras. Mais informações sobre esse projeto serão disponibilizadas em breve.

Combate ao Coronavírus. Conheça as ações realizadas por pesquisadores do IRIS, que trabalham voluntariamente na análise e modelagem de dados para amparar a tomada de decisões referente às estratégias de enfrentamento da pandemia do SARS-CoV-2.

Licença Creative Commons 
Os conteúdos desta página são licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.