Você está aqui: Página Inicial > Pasta de Páginas > Assista à palestra - Redes Socioecológicas: integrando pesquisa e governança para a conservação da biodiversidade, inclusão social e fortalecimento das economias regionais

Palestra do coordenador do IRIS, prof. Rafael Raimundo, no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo (USP)

publicado: 15/10/2021 10h36, última modificação: 15/10/2021 10h36

Em palestra a convite do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo, o coordenador do IRIS, Prof. Rafael Raimundo, aborda um tema-chave para reconciliarmos natureza, cultura e economia para fazer frente aos desafios impostos pelo Antropoceno. A palestra aborda uma revisão teórica sobre o tema da construção da sustentabilidade, com foco na abordagem de redes em associação com o paradigma sócioecológico. Inicialmente é discutido o papel-chave da Ecologia Evolutiva na construção de abordagens que efetivamente coloquem o pensamento ecossistêmico no centro do debate sobre desenvolvimento regional. Em seguida, é discutido o conceito-paradigma da coviabildiade socioecológica, que presume múltiplas possibildiades de coexistência persistente e funcional entre humanos e não-humanos nos neoecoessistemas antropocênicos. Os desafios de construirmos uma ciência ecológica em sintonia com a história social brasileira são debatidos em um terceiro momento da palestra. Chegando ao ponto central, são apresentados passos para a integração entre pesquisa e governança em busca da reinvenção da participação democrática em associação com a ciência e tecnologia para transformação da realidade social, econômica e ambiental em escala regional. A palestra se encerra com a apresentação de projetos propostos ou em curso dos quais o IRIS participando, incluindo a proposta do Corredor Ecológico do Norte da Floresta Atlântia, o projeto sobre doenças tropicais negligenciadas no Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose-CNPq), o projeto de repositório de dados científicos voltado à governança sustentável e educação socioambiental na Paraíba -- DATAPB -- e a proposta de criação de uma rede de pesquisa como Laboratório Misto Internacional sobre Sustentabildiade junto ao Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da França.

Se você se interessar em saber mais sobre esse tema, projetos ou sobre o IRIS, entre em contato conosco --