Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Projetos > Grupos de Pesquisa
conteúdo

Grupos de Pesquisa

por Coord. Letras publicado 06/12/2018 15h34, última modificação 12/12/2018 11h27
Grupos de Pesquisa

Título: Variações do insólito: do mito clássico à modernidade

Líderes: Luciane Alves Santos e Michelle Bianca Santos Dantas

Descrição: O grupo dedica-se ao debate e pesquisas sobre teorias do gênero fantástico, bem como à análise das variações do insólito na literatura e em outras artes. As manifestações do insólito serão consideradas em suas diferentes possibilidades, perpassando a simbologia do maravilhoso no mito, a experiência do gótico, o flerte com o grotesco, as narrativas de tradição oral, entre outras. Pretendemos contribuir para a abertura de um espaço de discussão acadêmica acerca de literatura, arte e cultura, além de fomentar parcerias e estudos com pesquisadores de outras universidades.

Título: Texto: produção e recepção sob vários olhares

Líderes do grupo: Erivaldo Pereira do Nascimento e Lucienne Claudete Espíndola

Descrição: Os estudos realizados por este grupo de pesquisa têm contribuído em nível local, regional, como também em nível nacional, para a ampliação das discussões que envolvem os aspectos cognitivos, semânticos, sintáticos, discursivos e pragmáticos envolvidos no processo de produção e recepção textual. Este grupo também tem atuado na capacitação de profissionais na área de Letras em nível de graduação e Pós-Graduação, como também na capacitação e atualização de professores do ensino fundamental e médio, principalmente da rede pública, através da extensão, integrando pesquisa, ensino e extensão.

Título: Grupo de Pesquisa em Processos e Linguagens Midiáticas (Gmid)

Líder do grupo: Marcos Antonio Nicolau

Integrante: Roseane Batista Feitosa Nicolau (CCAE)

Descrição: O Gmid tem como proposta realizar estudos sobre os aspectos das culturas midiáticas audiovisuais, envolvendo processos e linguagens, bem como produtos e gêneros pertinentes ao fenômeno da cibercultura, para publicação acadêmica (artigos científicos e livros) e divulgação em eventos da área. Está vinculado à Linha de Pesquisa Culturas Midiáticas Audiovisuais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC/UFPB).

Título: Grupo de Estudos em Letramentos, Interação e Trabalho (GELIT) (Site do grupo)

Líderes do grupo: Regina Celi Mendes Pereira da SilvaBetânia Passos Medrado

Integrante: Fabio Pessoa da Silva (CCAE)

Descrição: As pesquisas e estudos desenvolvidos no âmbito das ações do GELIT-UFPB-PROLING, de caráter mais aplicado, buscam evidenciar a pertinência do aparato teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo - ISD como eixo orientador em diferentes contextos de investigação. Ancoradas nessa perspectiva, reúnem-se pequisas (em nível de IC, Mestrado e Doutorado) que focalizam, de um lado, práticas de letramento que se constituem de ações de linguagem compartilhadas por alunos, tutores e professores, por meio da elaboração, análise e interpretação dos seus textos-discursos. Nesse contexto de investigação, delineamos um panorama de cenas de didatização da escrita que contemplam desde o contexto da educação básica, incluindo a análise de materiais didáticos usados para esse fim, passando pelo ensino superior (em curso de licenciatura em letras e curso de português como língua estrangeira) até o nível da pós-graduação (esta última na modalidade a distância). De outro lado, temos pesquisas que se debruçam na descrição e análise das atividades do trabalho educacional desenvolvidas em diferentes contextos de atuação. Assim, noções como trabalho prescrito, real, realizado, representado, interpretado, tornam-se conceitos caros e fundamentais na tentativa de investigar o trabalho do professor.

Título: Grupo de estudos Saberes e Práticas do Professor GESPP/UFPB/CCAE 

Líderes do grupo: Fabio Pessoa da Silva Luana Francisleyde Pessoa de Farias

Descrição: Vinculado ao Departamento de Letras do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, objetiva ampliar a compreensão acerca do fazer educacional mediante a análise e interpretação do agir docente, em diferentes contextos educacionais e, desse modo, contribuir com a formação teórico-metodológica dos graduandos, pós-graduandos e profissionais da educação da região Litoral Norte da Paraíba. Desse modo, almeja produzir conhecimento a partir de problematizações e diálogos situados na área da Linguística Aplicada, através da realização de encontros mensais, participações em eventos acadêmicos, formações pedagógicas, publicações em diferentes veículos e suportes e a realização bienal do Seminário Saberes e Práticas do Professor (SESPP).

Título: Laboratório de Estudos de Poesia (LEP) (site do grupo - página no Facebook)

Líderes do grupo: Elaine Cristina Cintra e Moama Lorena de Lacerda Marques

Descrição: O grupo propõe reunir pesquisadores, entre docentes, alunos, técnicos e interessados em geral, com interesse em desenvolver discussões e trabalhos voltados para as questões da poesia, tanto em seus aspectos teóricos, críticos e analíticos, quanto na sua apreciação estética. Apesar de estar centralizado no Departamento de Letras do CCAE-UFPB, o grupo está aberto para o público em geral e pretende divulgar seus trabalhos em eventos, publicações e trabalhos conjuntos com outros grupos de temática similar. Entre as suas principais ações, destacamos: reuniões mensais, para a discussão e análises de textos pertinentes às linhas de pesquisa propostas pelo grupo; eventos tais como Encontros, Jornadas, Mesas-redondas, Minicursos; eventos conjuntos com outros grupos de pesquisa que estudam poesia e participação em mesas de comunicação coordenada em eventos de literatura.