Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Projetos > Projetos de Pesquisa
conteúdo

Projetos de Pesquisa

por Coord. Letras publicado 03/09/2018 10h05, última modificação 10/12/2018 14h56

Projetos de Pesquisa

Professora: Luciane Alves Santo

Título: Investigações sobre a narrativa fantástica brasileira

Bolsistas: Beatriz Oliveira Rosendo e Joaz Silva de Melo

Resumo: Este projeto de pesquisa apresenta dupla motivação: de um lado, investigar a presença do Fantástico na literatura brasileira por meio de seus mais representativos autores que, em muitos casos, foram negligenciados pela historiografia literária. De outra parte, é fundamental dirigir a atenção para as origens e a ascensão do Fantástico ao patamar de gênero literário, assim como promover uma reflexão crítica em relação à tensão teórica que se desenvolve(u) em torno dessa categoria narrativa. Conjugando essas propostas iniciais, nossa pesquisa se deterá na análise e reflexão de alguns fundamentos basilares da narrativa fantástica e como eles podem ser aplicados a um recorte definido da ficção brasileira.

Professor: Erivaldo Pereira do Nascimento

Título do Projeto: Ensino de Leitura e de Produção de Gêneros do Discurso: perspectiva semântico-discursiva, a partir de Sequências Didáticas (ELPGD)

Projeto Credenciado ao PROFLETRAS/UFPB

Título do Projeto: Investigações sobre a narrativa fantástica brasileira

Estudantes de Letras ligadas ao projeto: Vanessa Santos da Silva e Maria Eduarda de Oliveira Alves

Resumo: O projeto objetiva descrever e analisar o funcionamento de diferentes estruturas e fenômenos semântico-argumentativos e enunciativos, tanto no âmbito da língua como do discurso, a partir de diferentes gêneros discursivos e em diversos contextos de uso da língua. Será desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística (CCHLA/Campus I) e do Departamento de Letras (CCAE/Campus IV), no Laboratório Semântico-Pragmático de Textos (LASPRAT) e no Laboratório de Estudos Linguísticos (LAEL).

 Professor: Fabio Pessoa da Silva

Título: Saberes docentes: o papel dos gestos didáticos no trabalho do professor de língua portuguesa

Projeto registrado no Departamento de Letras, interstício (2017 a 2019)

 Professora: Roseane Batista Feitosa Nicolau 

Título: Para a História do Português Brasileiro (PHPB)

Objetivo: Historiar o Português do Brasil.

Título: Para a História do Português da Paraíba (PHP-PB)

Projeto atrelado ao Projeto de âmbito nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB). Objetivo: historiar o português da Paraíba. Aprovado pelo Colegiado do Departamento de Letras em 03/03/2017.Participantes: Alunos do PIBIC: Maely da Silva Farias e Ianny Thalita Andrade e do PROFLETRAS, Emanoel Rodrigues de Souza.

Título: Para a História do Português Brasileiro do Litoral e do Brejo Paraibano

 Aluno Bolsista: Leonardo Silva de Andrade.

Projeto PIBIC/UFPB (2018 a 2019). Objetivo: realizar coletas e análises de editoriais, cartas de leitores, anúncios de jornais no Vale de Mamanguape e no Brejo Paraibano do século XIX, desvendando e revelando a história da língua portuguesa do Brasil, nestas localidades.

Título: Práticas de Leitura e Escrita: uma abordagem bakhtiniana dos gêneros do discurso

Colaboradora. Objetivo: desenvolver investigações voltadas para as práticas de leitura e escrita, a partir de uma abordagem bakhtiniana dos gêneros do discurso no ensino de línguas. Participantes: Carla Alecsandra de Melo Bonifácio (Coordenadora) e alunos dos PROFLETRAS.

Professora: Moama Lorena de Lacerda Marques

Título: Do Sertão ao Sanhauá: estudos sobre poesia contemporânea na Paraíba

Há, na Paraíba, uma produção poética extensa e de qualidade, amparada em um contexto propiciador para a circulação dos seus textos, mas, por outro lado, a sua apreciação crítica conta, apenas, com alguns estudos isolados. E é justificado por essas duas constatações que o presente projeto ganha importância e que problematizamos algumas questões: Quais opções estético-literárias marcam a produção paraibana contemporânea? Quais são as suas principais influências? Como e onde a poesia paraibana tem repercutido no contexto mais amplo da atual produção brasileira? Qual a importância de veículos, como revistas, blogs, clubes e jornais no âmbito do estado para a sua produção, circulação e consolidação? São estas e outras questões que vão se mostrando importantes ao longo das nossas pesquisas que nos guiam. Nosso objetivo é investigar a produção poética paraibana contemporânea, analisando as suas representações temáticas, os seus procedimentos linguísticos-estruturais, suas relações intertextuais e contextuais, bem como os seus espaços de circulação e a sua repercussão crítica. Nossos estudos atuarão em três frentes: o levantamento das autoras e dos autores contemporâneos de poesia nascidos/as na Paraíba ou radicados/as no estado; o estudo das marcas estilístico-literárias das suas obras; e a investigação da sua circulação e recepção.

Clique aqui para pesquisar projetos de pesquisa desenvolvidos na UFPB.

Acesse aqui Relatório com os Projetos de Pesquisa do Departamento de Letras registrados no SIGAA.