O IV SECAMPO, de carácter internacional, convida todos e todas para partilhar do tema ‘Práticas metodológicas na educação em busca da liberdade’ e do lema ‘Metodológicas emancipatórias na América Latina e Caribe’.

 

IV SECAMPO constitui-se como atividade educativa organizada pelo Grupo de Estudos em Educação, Etnias e Economia Solidária – GEPeeeS, tendo o apoio dos diversos Departamento do Centro de Ciências Aplicadas e Educação – CCAE da Universidade Federal da Paraíba. Contando para sua realização com apoio de uma diversidade de instituições universitárias do país, redes educativas e movimentos sociais da América Latina e Caribe.

 

 Se por um lado registra-se um acúmulo de práticas metodológicas emancipatórias em todos os recantos da América Latina e Caribe, por outro, percebe-se a necessidade dessas ações metodológicas de natureza libertárias serem socializadas e reflexionadas para que possam continuar a fortalecer processos sociais educativos escolares e nos movimentos sociais.  Os sujeitos sociais são construtores de suas histórias no mundo.  Fortalecido, esse capital social avançará com capital cultural transformador.

 

Assim, sintam-se convidados pesquisadores, professores, estudantes universitários da graduação e pós-graduação, dos núcleos e das incubadoras de economia solidária, gestores e educadores da rede pública e particular de ensino, a participarem do IV SECAMPO e explicitarem suas comunicações acadêmicas revelando seus achados concluídos ou que estejam em processo de execução e investigação.

 

IV SECAMPO será um grandioso momento de troca e intercâmbio local, nacional e internacional, tendo como inspiração o educador Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira, com sua vasta obra. Soma-se igualmente, as valiosas contribuições da teoria crítica.

 

Sabe-se que uma boa teoria deve ser articulada com uma boa metodologia para que a prática possua em sua essência os fundamentos ancorados na liberdade.

 

Uma educação comprometida com as causas populares, marcada pela solidariedade, onde os sujeitos sociais são chamados a construírem suas histórias, gerando saberes, crença, movimentos, simbologias e novas relações sociais, poder e modo de vida, assumindo uma metodologia que rompe com o treinamento ou simples transmissão de informações. Uma educação desalienante, com espaços para a compreensão, a elaboração e a transformação coletiva, onde tem lugar a diversidade étnica, gênero e cultural, capaz de empoderar o educador e demais sujeitos sociais a engajar-se nas leituras criticas da realidade sócio-econômico-político-cultural com a finalidade de transformá-la rompendo com os paradigmas da dominação.

 

Para dar conta desses desafios, o IV SECAMPO trará uma vasta e arrojada programação composta por Atos culturais, Conferências, Grupos de Trabalhos, Ciclos de Cultura, Secções de Banners e Visitas de Campo. Nesses vários espaços, cada participante, terá oportunidade de aprender com os diálogos e aprofundamentos teóricos, mas também de explicitar seus pensamentos, apresentar práticas exitosas, suas criações. Certamente, será um ambiente agradável, onde a vida real tem lugar, mas também onde os horizontes libertários podem e devem ser socializados.

 

O IV SECAMPO mantém a tradição de ser ambiente natural dos educadores libertários, daqueles que pesquisam o cotidiano e o mundo, daqueles que fazem extensão transformadora junto as realidades rurais e urbanas, tendo a presença da cultura indígena potiguara, dos camponeses, operários, ciganos, crianças, da juventude, dos idosos, dos universitários, escolas, redes e movimentos sociais, enfim, dos sujeitos inseridos ou excluídos nessa Era Informacional.

 

IV SECAMPO, como espaço educativo, plural, dialógico, interdisciplinar e emancipatório de ‘Práticas metodológicas na educação em busca da liberdade’ fará profunda conexão com a educação infantil, fundamental, médio e universitária em articulação com a extensão e a pesquisa.

 

 

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