RELAÇÃO DOS TRABALHOS E PAINEIS APROVADOS

GT 1 - “EDUCAÇÃO DO CAMPO: CULTURAS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS”


Texto 1: MEMÓRIAS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM : Agir, rever e intervir

 

Texto 2: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA

NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM MAMANGUAPE- PB

 

Texto 3: EXPOSIÇÃO DOS EXPOENTES DA EDUCAÇÃO: PRATICA PEDAGOGICA DE MEMÓRIA E IDENTIDADE DO CAMPO EDUCACIONAL NO VALE DO MAMANGUAPE – PARAIBANO.

 

Texto 4: CEPEDUC - CENTRO DE PESQUISAS E DOCUMENTAÇÃO EM HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO NO VALE DO MAMANGUAPE – PB

 

Texto 5: MEMÓRIAS DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS: reflexões sobre a avaliação da aprendizagem.

 

Texto 6: MEMORIA E HISTORIA DA EDUCAÇÃO: A EXPOSIÇÃO DOS EXPOENTES DA EDUCAÇÃO NO VALE DO MAMANGUAPE

 

GT 2 - “EDUCAÇÃO, ETNIAS E MEIO AMBIENTE”

Texto 1: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL INDIGENA POTIGUARA UM ANÁLISE A LUZ DO COTIDIANO ESCOLAR DA CRECHE CURUMIM-BAÍA DA TRAIÇÃO-PB

 

Texto 2: EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL NA ESCOLA ADAILTON COÊLHO EM MAMANGUAPE-PB

 

Texto 3: A EDUCAÇÃO COMO MEIO DE PREVENÇÃO CONTRA A DENGUE

 

Texto 4: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UM PROJETO DE SENSIBILIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO NA ESCOLA MANOEL FAUSTINO DE MENDONÇA.

 

Texto 5: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE

 

Texto 6: O CURSINHO DA UFPB – LITORAL NORTE E A EDUCAÇÃO INDÍGENA:OS CAMINHOS E AS POSSIBILIDADES PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

 

Texto 7: EDUCAÇÃO JURÍDICA POPULAR: NA BUSCA PELA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA COMUNIDADE POTIGUARA – VILA MONTE MOR RIO TINTO - PB.

 

Texto 8: EDUCAÇÃO NAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DOS POTIGUARA

 

Texto 9: RELAÇÃO EDUCAÇÃO-ETNIA-MEIO AMBIENTE

 

Texto 10: A EDUCAÇAO AMBIENTAL COMO MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL

 

Texto 11: A INTERATIVIDADE INDIGENA POTIGUARA NO MEIO ACADÊMICO

 

Texto 12: A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA ÁFRICA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM MAMANGUAPE-PB

 

GT 3 - EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS.

Texto 1: UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO VIRTUAL CROCODILE CHEMISTRY COMO FERRAMENTA DE APOIO AO APRENDIZADO DE QUÍMICA.

 

Texto 2: : A UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL “FACEBOOK” COMO RECURSO DIDÁTICO -PEDAGÓGICO NO ENSINO DE BIOLOGIA NO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO LITORAL NORTE-CCAE-UFPB

 

Texto 3: POEMAS E BLOG: compartilhando autorias na rede

 

Texto 4: ÉTICA NO ESPAÇO CIBYRNÉTICO: O pensamento reinante dos educandos do Instituto Moderno – Mamanguape – PB

 

Texto 5: O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO SUBSIDIO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Texto 6: O CURSINHO DA UFPB – LITORAL NORTE E A EDUCAÇÃO INDÍGENA: OS CAMINHOS E AS POSSIBILIDADES PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

 

Texto 7: A EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS DO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANO

 

Texto 8: A PRESENÇA E AUSÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS INDÍGENAS POTIGUARAS

 

Texto 9: PESCADORES OLINE: LEVANDO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL À BARRA DE MAMANGUAPE – PB

 

GT 4 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E ATUALIDADES

Texto 1: AMIGOS, AMIGOS, NEGÓCIOS EM ARTES: A ARTE DO PORQUÊ!

 

Texto 2: POLÍTICAS DE DEMOCRATIZAÇÃO E INCLUSÃO DE ALUNOS ADULTOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA - CAMPUS I

 

Texto 3: PROBLEMAS VISUAIS NA INFÂNCIA EM MAMANGUAPE - PB

 

Texto 4: CÂNCER DE PELE: um alerta

 

Texto 5: EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA NA ESCOLA

 

Texto 6: EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO DE DIABETES EM CRIANÇAS

 

Texto 7: O USO DA FITOTERAPIA NA ESCOLA

 

Texto 8: SAÚDE NA ESCOLA E HIGIENIZAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA EM MAMANGUAPE – PB

Texto 9: BULLYNG: violência na escola

 

Texto 10: POR UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: relato de uma experiência da organização papel marchê de Campina Grande-PB

 

Texto 11: CÉLULA E.V.E.N.T.O.S. COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

 

GT 5 - EDUCAÇÃO POPULAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PONTOS E CONTRAPONTOS.

Texto 1: REFLETINDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ECONOMIA SOLIDÁRIA

 

Texto 2: A ECONOMIA SOLIDÁRIA E O ESTUDO DO DESENHO URBANO JUNTOS NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE DO TIMBÓ-PB

 

Texto 3: UMA REFLEXÃO DA INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS (INCUBES) / UFPB: estratégias de desenvolvimento local a partir de suas relações de trabalho, sob a ótica da educação popular

 

Texto 4: EDUAÇÃO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E LEGISLAÇÃO PARA PRODUTOS ORGANCICOS: desafios e estratégias

 

Texto 5: EDUCAÇÃO, ECONOMIA SOLIDARIA E SEGURANÇA ALIMENTAR: processos higienização e manipulação, segurança alimentar dos alimentos agroecológicos vendidos nas feiras livres do Vale do Mamanguape.

 

Texto 6: EDUCAÇÃO, ECONOMIA SOLIDÁRIA E MEIO AMBIENTE: o consumo de alimentos orgânicos.

 

Texto 7: EDUCAÇÃO E CONTABILIDADE SOCIAL: Um conceito voltado aos empreendimentos solidários

 

Texto 8: GRUPO PRODUTIVO MÃES DE BARRO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE GURUGI EM 2012

 

GT 6 - “EDUCAÇÃO INFANTIL E CULTURA

Texto 1: PROJETO PEDAGÓGICO NO MUNDO MÁGICO DA LEITURA

 

Texto 2: EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL NA ESCOLA ADAILTON COÊLHO EM MAMANGUAPE – PB

 

Texto 3: O QUE CONTAM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Texto 4: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ECOLOGIA OFICINA DE REFLORESTAMENTO NO 9º ENCONTRO DOS SEM TERRINHAS DA PB: A REFORMA AGRÁRIA POPULAR

 

Texto 5: A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE ALERTA A VIOLÊNCIA SEXUAL

 

Texto 6: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Texto 7: OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA ATIVA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CURRAL DE CIMA

 

Texto 8: OFICINA DOS SEM TERRINHA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

Texto 9: APRENDENDO O ECA: UMA TROCA MÚTUA DE SABERES

 

Texto 10: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO ASSESSORIA SECRETARIAL

 

Texto 11: RELATO DE EXPERIÊNCIA 9° ENCONTRO DOS SEM TERRINHA DA PARAÍBA OFICINA DE FANZINE

 

Texto 12: TRASNTORNOS DE ANSIEDADE EM CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

 

Texto 13: A LITERATURA INFANTIL NO ÂMBITO EDUCACIONAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE PEDRA FURADA SITUADA NA ZONA RURAL DE CURRAL DE CIMA-PB.

 

Texto 14: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESCOLA

 

GT 7 - “EDUCAÇAO DO CAMPO E JOVENS E ADULTOS”

Texto 1: GÊNEROS TEXTUAIS NO COTIDIANO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS

 

Texto 2: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO DO E NO CAMPO: RELATO DO PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Texto 3: ESTUDO DE UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ANIMADA PELA PASTORAL DA CRIANÇA NOS MUNICIPIOS DE ITAPOROROCA E MAMANGUAPE VALE DO MAMANGUAPE –PB

 

Texto 4: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO CURSO DE PEDAGOGIA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTANDO VIVERES DA TURMA DOM JOSÉ MARIA PIRES-PRONERA

 

Texto 5: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA EXPERIENCIA DOS TRABALHADORES DA UEPB

 

Texto 6: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

GT 8 - “FORMAÇÃO DOCENTE E GESTÃO ESCOLAR”

Texto 1: O GÊNERO RESUMO SOB O OLHAR SÓCIO-INTERACIONISTA: UM ESTUDO NAS SALAS DE AULA

 

Texto 2: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO GESTÃO DE EVENTOS NO 9º ENCONTRO DOS SEM TERRINHA DA PB: SECRETARIANDO OS MOVIMENTOS SOCIAIS

 

Texto 3: O COORDENADOR DE POLO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Texto 4: UTILIZAÇÃO DE AULA DE CAMPO EM HISTÓRIA COMO UM INSTRUMENTO DE ENSINO NOS DIAS ATUAIS, DIMINUINDO AS DIFICULDADES DO ENSINO NO BRASIL.

 

Texto 5: O CONSELHO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA INSTITUIÇAO DE EDUCAÇAO INFANTIL FEDERAL (UEI-UFCG)

 

GT 9 - “EDUCAÇÃO, PESQUISA AÇÃO, EXTENSÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS”

Texto 1: LUTA CAMPONESA, CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E PROCESSO PEDAGÓGICO: O CASO DE ITAPICIRICA – PB

 

Texto 2: EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A TERCEIRA IDADE

 

Texto 3: RELATANDO ALGUMAS EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO CURSINHO DA UFPB-LITORAL NORTE

 

Texto 4: O GÊNERO RESUMO SOB O OLHAR SÓCIO-INTERACIONISTA: um estudo nas salas de aula

 

Texto 5: AS PRATICAS SECRETARIAIS APLICADAS A COORDENAÇÃO DO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR LITORAL NORTE NOS POLOS DE CUITÉ DE MAMANGUAPE E CAPIM – PB

 

Texto 6: LINGUA ESPANHOLA: a utilização de dinâmicas incentivando o aprendizado, no curso pré-universitário do litoral norte/ccae

 

Texto 7: A DIVERSIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS COMO FATOR MOTIVACIONAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE BIOLOGIA DO CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO DO LITORAL NORTE DA PARAÍBA

 

Texto 8: UM PENSAR REFLEXIVO COM BASE EM PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PAPEL INFORMATIVO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DO LITORAL NORTE

 

Texto 9: AULAS DE FÍSICA NO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO UFPB LITORAL NORTE: “FAZENDO A DIFERENÇA”.

 

Texto 10: AGROECOLOGIA: uma nova possibilidade para o Assentamento Jardim em Curral de Cima-PB

 

Texto 11: CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COM POPULAÇÕES QUILOMBOLAS: formação política e geração de trabalho e renda.

 

Texto 12: O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO UFPB - LITORAL NORTE

 

Texto 12: AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE LITERATURA. A EXPERIÊNCIA DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR LITORAL NORTE-PB

 

TEXTO 13: TEACHER, SPEAK ENGLISH: um estudo de caso da necessidade dos alunos de os professores falarem mais inglês.

 

Texto 14: PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO-FORMAL APLICADO À DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, POLO DE BAÍA FORMOSA – RN

 

Texto 15: A DIVERSIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICO- PEDAGÓGICAS COMO FATOR MOTIVACIONAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: a experiência dos professores de biologia do cursinho pré-universitário do Litoral Norte da Paraíba

 

Texto 16: PROJETO DE EXTENSÃO PVS: uma experiência docente

 

Texto 17: O COORDENADOR DE POLO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Texto 18: AULAS DE FÍSICA NO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO UFPB LITORAL NORTE: “mudando realidades”.