Nome do Curso: Pedagogia (Licenciatura)
E-mail: cpedagogia@ccae.ufpb.br
Turno: Noturno
Tempo de Duração: 3.210 horas
Tempo de Integralização: mínimo 09 períodos e máximo 14 períodos
Coordenadora: Francymara Antonino Nunes de Assis
Email: francymara858@gmail.com
Vice-Coordenada: Aline Cleide Batista
Email: alinecleide@yahoo.com.br

O Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba/PB, campus IV forma profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e em outras áreas referentes à organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, conforme previsto no Parágrafo Único da Resolução CNE/CP nº1/2006. Isso implica certificar um profissional capaz de investigar, refletir, gerar conhecimento, gerir e ensinar conhecimentos tanto no ensino quando em ações de gerenciamento e coordenação decorrentes do âmbito escolar como em espaços não escolares.
De modo especial, o componente de trabalho específico do Profissional formado pela UFPB centra-se nos Processos de Ensino e de Aprendizagem relacionados à Educação Escolar, sendo, por isso, a prática pedagógica o objeto curricular central que permeia todo o processo de formação, considerando que esse profissional está apto a atuar também em outros contextos educativos.
E é ponderando sobre a importância do profissional da Educação que entendemos que, a formação docente do Curso de Pedagogia, deverá contemplar prioritariamente a faixa etária de 0 a 10 anos, ou seja, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de garantir subsídios necessários para a continuidade da progressão educacional. Entretanto, a Educação de Jovens e Adultos, mesmo compondo a nomenclatura da Educação Básica e contemplar outra faixa etária, extrapolando os limites acima sobre a idade dos alunos, deve ser considerada como um elemento de inclusão que os egressos do curso atendem.
Para esta formação, o Curso de Pedagogia da UFPB, campus IV, unidade Mamanguape elege a prática pedagógica e a pesquisa dos contextos escolares, como componentes curriculares distintos significando, a possibilidade de confirmar uma das vocações do curso de Pedagogia – a pesquisa Educacional – como linha norteadora do processo formativo do profissional da educação, bem como a probabilidade de estabelecer uma relação dialética entre a teoria e a prática, respaldada no conhecimento da realidade. A defesa é de favorecer, neste ínterim, a criação de reais situações de aprendizagem para o futuro profissional da educação.
Nesta conjuntura a prática pedagógica é concebida como espaço permanente de reflexão e ação sobre a atuação do profissional da Educação, oportunizando o movimento dialético entre as construções conceituais e as questões práticas, garantindo uma compreensão da natureza e da especificidade do conhecimento pedagógico, de maneira a propiciar o acréscimo de um compromisso ético e político da sociedade democrática. Nessa direção, o profissional da Educação, trabalhará com um repertório de informações e habilidades mesclado pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos. As principais áreas de atuação do Pedagogo são:
A ampliação do campo educacional e, por consequência, do campo de atuação do pedagogo, é uma realidade constatada por muitos teóricos da área, e vem atender às novas demandas da sociedade contemporânea, onde não é mais cabível conceber o fenômeno educativo restrito somente ao ambiente formal da escola, mas, entendido, como um processo que ocorre em espaços diversos. Desse modo, por meio do currículo de formação apresentado são possibilidades de atuação do Pedagogo:
O Curso de Pedagogia forma o pedagogo. Profissional esse, preparado para o exercício da docência e para a gestão dos processos educativos escolares e não escolares, além da produção e difusão do conhecimento no campo educacional. Esta formação constitui-se a partir da fundamentação científico-técnico e cultural-humana, aliada ao contato empírico com o cotidiano escolar, de forma crítica, enfatizando a complexidade, incerteza, provisoriedade, singularidade e diversidade dos fenômenos educativos.
Assim, o curso de Pedagogia do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba forma um profissional crítico, com sólida formação teórica e prática, capaz de diagnosticar problemas e apresentar soluções no campo da educação, garantindo o desenvolvimento dos saberes, competências e habilidades necessárias à atuação do pedagogo, respeitando as especificidades dos sujeitos participantes dos processos educacionais nos espaços onde vai atuar.
Nesse sentido, para compreender o contexto social e a educação, esse profissional será capaz de utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira. Do mesmo modo, ser capaz de criar, planejar, realizar e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e o desenvolvimento de todos os alunos, articulando conhecimentos teóricos aos práticos.
O processo de formação pretende construir uma consistente base teórica articulada à investigação e prática educacionais, com ênfase em conhecimentos específicos do campo da educação que incorporam estudos e práticas fundamentadas em valores éticos e estéticos, na história e na cultura da educação, na pesquisa, no conhecimento didático e nas relações entre educação e o mundo do trabalho.
Além disso, este profissional deve atender as demandas socioeducativas decorrentes de novos atores sociais, bem como das tecnologias, entendidas como campo de conhecimento que possibilita “novas” práticas docentes. O curso de Licenciatura em Pedagogia busca desenvolver as seguintes competências, atitudes e habilidades: