São João de Encerramento celebra a força e a alegria das mulheres do Curso de Operadoras de Computador no LABSEC

quarta-feira, 18 de junho de 2025
atualizado em quarta-feira, 18 de junho de 2025


Nesta terça-feira, 17 de junho, foi realizado o encerramento oficial da turma do Curso de Operadoras de Computador, ofertado pelo Programa Federal Mulheres Mil no CCAE/UFPB, com um animado São João no Laboratório e Escritório Experimental de Secretariado (LABSEC). O evento reuniu educandas, professoras e comunidade acadêmica em uma confraternização marcada por alegria, partilha e fortalecimento de vínculos.

A comemoração teve como destaque a força e a alegria das mulheres que participaram da formação, com uma programação que uniu elementos tradicionais da cultura nordestina à celebração do conhecimento e da autonomia feminina. Comidas típicas como bolo de milho, mungunzá, doces e refrigerantes compuseram a mesa farta, enquanto as pelúcias e brinquedos garantiu acolhimento também às crianças presentes, reforçando a proposta de conforto ambiental do LABSEC.

Durante o evento, as educandas vestiram trajes juninos e fizeram momentos de partilha coletiva sobre a caminhada ao longo do curso. Em uma roda de agradecimento, com todas de mãos dadas, foi reforçado o sentido de comunidade e conquista.

As professoras Maika Zampier e Cibelle Santiago, coordenadoras do LABSEC, atuaram diretamente na ministração das aulas, com apoio didático-pedagógico da assistente administrativa Vaniele. O curso promoveu a inclusão digital de mulheres do Litoral Norte da Paraíba, valorizando seus saberes e fortalecendo sua autonomia social e tecnológica.

Dessa forma, LABSEC reafirma seu compromisso com o suporte didático-pedagógico às atividades de extensão do CCAE/UFPB. Atuando como espaço formativo e de prática profissional, o LABSEC contribui para o fortalecimento da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo a integração entre a universidade e a sociedade.

Para a professora Maika Zampier, o momento representa mais que um encerramento: “Educar é um gesto de amor. E quando unimos saber, cultura e afeto, multiplicamos possibilidades. Viva as mulheres operadoras de conhecimento!”

O São João de encerramento simbolizou não apenas a finalização de um ciclo, mas também a continuidade do protagonismo das mulheres em espaços de aprendizagem e transformação social, reafirmando a potência da educação pública, inclusiva e sensível às realidades locais.

Fonte: LABSEC