LABSEC é parceiro de dois projetos em programa da UFPB voltado à melhoria da qualidade do ensino

segunda-feira, 2 de junho de 2025
atualizado em segunda-feira, 2 de junho de 2025

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por intermédio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), publicou o resultado definitivo da seleção para Programa de Apoio a Experiências Interdisciplinares Desenvolvidas para Melhoria da Qualidade do Ensino de Graduação (QualiGrad) para execução no ano de 2025.

O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) teve oito projetos contemplados e o Laboratório e Escritório Experimental de Secretariado – LABSEC é parceiro de dois desses projetos.

Conheça os projetos com participação do LABSEC:

Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais: A revolução da aprendizagem com IA e simulações organizacionais

Este projeto interdisciplinar visa integrar Inteligência Artificial (IA) e gamificação nos cursos de Secretariado Executivo Bilíngue, Administração e Ciências Contábeis da UFPB, promovendo inovação pedagógica e aprimoramento acadêmico. A metodologia inclui simulações organizacionais, plataformas interativas e capacitação docente em IA alinhando-se ao PDI 2024-2028. A proposta busca modernizar o ensino, reduzir evasão, desenvolver competências digitais e fortalecer a pesquisa e extensão. Os resultados esperados incluem melhoria no engajamento estudantil, desenvolvimento de habilidades analíticas e estratégicas, aprimoramento dos indicadores acadêmicos e expansão das metodologias para ensino híbrido e pós-graduação. A iniciativa fortalecerá a infraestrutura acadêmica, promovendo a integração entre ambientes físicos e digitais, consolidando a UFPB como referência na aplicação de metodologias ativas e tecnologias educacionais inovadoras.

Coordenação: Fernanda Marques (DCSA)

Laboratório Criativo Digital: Desafios Interdisciplinares na Produção de Conhecimento Acadêmico

O projeto propõe a integração de tecnologias digitais e metodologias pedagógicas inovadoras ao ensino superior, com foco em inclusão, interdisciplinaridade e inovação. Voltado aos estudantes dos cursos de Letras (Português, Inglês e Espanhol), Secretariado Executivo Bilíngue e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, busca desenvolver competências de letramento acadêmico digital, colaboração e pensamento crítico. A proposta utiliza estratégias como Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e gamificação, promovendo a criação de produtos criativos, como e-books interativos, podcasts e exposições digitais. Também adota práticas inclusivas, com uso de tecnologias assistivas que garantem a equidade e a participação de todos os estudantes. Os resultados esperados incluem a formação de estudantes confiantes no uso de tecnologias digitais, a produção de materiais inovadores e o fortalecimento institucional da UFPB, alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024-2028). Assim, o projeto reforça o compromisso da universidade com a excelência educacional e a transformação social.

Equipe: Franklin Roosevelt Martins de Castro (coordenador), José Veranildo Lopes da Costa Júnio, Sandra Maria Araújo Dias, Laurênia Souto Sales e Michelle Bianca Santos Dantas (DL); Cibelle da Silva Santiago, Leandro Araújo e Eddla Karina Gomes Pereira (DCSA).

Fonte: ASCOM/CCAE e Labsec.