Argumentação em telenotícias sobre as eleições presidenciais de 2022: defesa de tese de doutoramento em Linguística

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
Categoria: Uncategorized

Hugo Nascimento – doutorando do PROLING

Hugo Nascimento defende, nesta quarta-feira, 03 de dezembro de 2025, tese de doutorado sobre a argumentação linguística em telenotícias sobre as eleições presidenciais de 2022. A tese se intitula “A construção da argumentação na notícia telejornalística: um estudo comparativo de notícias políticas no JN e JR”. O autor é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB e membro do grupo de pesquisa TPR – Texto: Produção e Recepção sob vários olhares.  

A tese tem como objetivo “analisar como o fenômeno semântico-argumentativo da polifonia em suas diversas facetas é utilizado nos textos orais do JN e JR para construir a argumentação no gênero notícia telejornalística”. Para tal, realiza um estudo comparativo da ocorrência de diferentes fenômenos polifônicos em notícias sobre as eleições presidenciais de 2022 veiculadas dois telejornais de alcance nacional: O Jornal Nacional e o Jornal da Record.

Além de mapear os fenômenos mais recorrentes, Hugo Nascimento identifica os posicionamentos assumidos por cada telejornal diante das notícias veiculadas, identificando que candidatos são mais favorecidos por cada veículo.

A defesa da tese está marcada para as 14h00 e será realizada de forma remota. Compõem a banca examinadora o seu orientador, Prof. Dr. Erivaldo Pereira do Nascimento, como presidente; e na qualidade de avaliadores, o Prof. Dr. Julio César Machado, da UFMG; a Profª Drª Clécida Maria de Bezerra Bessa, da UFERSA; a Profª Laurênia Souto Sales, da UFPB e o professor Alvaro Magalhães Pereira da Silva, do IFS.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site