Interação e argumentação na Defesa de Conclusão de Curso: pesquisadora da UFPB/CCAE e membro do grupo TPR defende tese de doutorado

“A materialização dos modalizadores no gênero Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): índices de argumentatividade” é o título da tese defendida por Kátia Regina Gonçalves de Deus

segunda-feira, 21 de julho de 2025
Categoria: Uncategorized

A professora Kátia Regina Gonçalves de Deus, lotada no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CCAE/UFPB defende sua tese de doutorado intitulada “A materialização dos modalizadores no gênero Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): índices de argumentatividade”, no dia 30 de julho de 2025, às 14h00min na sala Multimídia C, do CCHLA, Campus I da UFPB, em João Pessoa. A docente é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB.

Profa. Kátia Gonçalves de Deus – Fonte: arquivo pessoal da docente

A pesquisa teve como principal objetivo “descrever o funcionamento semântico-argumentativo e pragmático dos modalizadores no gênero discursivo Defesa de TCC de graduação”. Tais elementos linguísticos funcionam como orientadores de sentido, imprimindo argumentação, na fala dos sujeitos que compõem a defesa de TCC (orientador, formando e avaliadores do trabalho), e no próprio processo interacional.

O corpus investigado é composto por 06 defesas de TCC, as quais foram analisadas com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Semântica Argumentativa, em especial os estudos sobre a modalização discursiva, e da Pragmática Linguística, principalmente os estudos sobre a Polidez.

 O estudo mapeou os principais tipos de modalizadores presentes nos discursos e observou que tais elementos, no processo de avaliação em que se constitui a Defesa do TCC, funcionam ora como marcadores de polidez, preservando a face dos falantes e atenuando as tensões do próprio processo avaliativo; ora como intensificadores dessas tensões, quando funcionam como elementos que ameaçam a face dos interlocutores.

Como aponta a doutoranda na conclusão de sua tese, “Os modalizadores denunciam as estratégias argumentativas utilizadas pelos locutores em seus momentos de fala durante a realização da Defesa, os quais são norteados por normas que orientam a produção desse gênero no contexto acadêmico”. (Gonçalves de Deus, 2025, p. 193).

De acordo com o professor Erivaldo Nascimento, orientador da tese, o trabalho é de extrema relevância para o meio acadêmico e social, uma vez que não apenas revela a argumentação no processo de avaliação na defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso, como também desvela a interação verbal nesse momento importante da vida acadêmica dos graduandos.

Ainda segundo Nascimento, a tese de Kátia Regina mostra como os professores orientadores e os avaliadores atuam durante a avaliação, bem como revela a maneira como os graduandos se portam durante a defesa de seu trabalho. “Os elementos linguístico-discursivos mapeados por Kátia Regina demonstram como os orientadores e os orientandos agem no sentido de demonstrarem a qualidade do trabalho defendido, além de preservarem suas faces. Já os avaliadores agem, linguisticamente, no sentido de mostrarem as qualidades e as fragilidades do trabalho defendido, orientando inclusive correções facultativas ou obrigatória”, conclui o professor Erivaldo Nascimento.

Segundo Kátia Regina, a motivação de seu trabalho nasceu a partir de suas vivências enquanto atuou, por quase dois anos (entre 2020 e 2021), como coordenadora da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus IV: “Quando atuava como coordenadora de TCC pude comprovar, na prática, a necessidade de um estudo mais acentuado do tema, em razão da relevância que este gênero assume na vida acadêmica de muitos discentes de cursos de graduação”, afirmou.

A professora pesquisadora ainda ressaltou as contribuições de sua pesquisa: “Esperamos com esta investigação ter contribuído para gerar fonte de informação para professores e alunos, tendo em vista a escassez de pesquisas que tratem sobre a temática, e, assim, reforçar os conhecimentos a respeito da realização das Defesas de TCC, favorecendo o entendimento dos estudantes sobre as suas particularidades linguísticas e estruturais e colaborando com a sua produção no campo universitário”, pontuou.  Mais informações sobre a defesa da tese de Gonçalves de Deus podem ser obtidas através do e-mail:  grupodepesquisatexto@gmail.com ou pelo Instagram do grupo TPR: @textoproducaoerecepcao.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site