Artigos 

2025

NASCIMENTO, E. P. do; SALES, L. D. Subjetividade e intersubjetividade em cadernos pedagógicos: a presença do professor-pesquisador em produtos voltados à educação básica. RASAL LINGÜÍSTICA, 2025(2): p. 201-225

NASCIMENTO, H. F. da S..; NASCIMENTO, E. P. do. Funcionalidade e caracterização do gênero charge jornalística: as marcas linguístico-enunciativas da ironia, da crítica e do humor. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 14, p. 1-20, e02510, p. 1 – 20.

2024

NASCIMENTO, E. P.; FELIX, M. R. S.; SANTOS, A. M. P.. A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO LINGUÍSTICA NA POLÍTICA: POLIFONIA E BLOCOS SEMÂNTICOS NAS CHARGES E TWEETS DURANTE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022. LEIA ESCOLA. v.24, p.94 – 111, 2024.

SILVA, E. B. GONÇALVES DE DEUS, K. R. ADELINO, F. J. S. Gêneros orais: um estudo sobre a perspectiva de avaliação dos alunos do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB – Campus IV. Revista Expectativa, v. 23 n. 1 (2024).

2023

PEREIRA DO NASCIMENTO, ERIVALDO ; MELO DA SILVA, JANAÍNA. Como se processa a argumentação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. v.23, p.57 – 78, 2023.

SILVA DE OLIVEIRA, JAYNNE; DA SILVA ADELINO, FRANCISCA JANETE; GONÇALVES DE DEUS, KATIA REGINA; PEREIRA DO NASCIMENTO, ERIVALDO. Argumentação no gênero discursivo memorial: efeitos de sentido mobilizados pela modalização avaliativa em textos de discentes do curso de Secretariado Executivo. REVISTA EXPECTATIVA. v.22, p.75 – 90, 2023.

BARBOSA, T. R.; SALES, L. S.; NASCIMENTO, E. P.. El género Statement of Purpose y la enseñanza de la argumentación en lengua inglesa. REVISTA IBEROAMERICANA DE ARGUMENTACIÓN. v.27, p.85 – 100, 2023.

FERREIRA, T. B. ADELINO, F. J.S. GONÇALVES DE DEUS, K. R. Os modalizadores discursivos no gênero relatório de estágio curricular supervisionado. Humanidades & Inovação. v. 10 n. 5 (2023).

2022

NASCIMENTO, H. F. S.; NASCIMENTO, E. P.. AS VOZES EXTERNAS E INTERNAS PRESENTES NAS CHARGES SOBRE AS ELEIÇÕES BRASILEIRAS DE 2018. PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA). v.17, p.58 – 69, 2022.

NASCIMENTO, E. P.; ALVES, M. E. O.; SILVA, V. S.. Fenômenos de argumentação no gênero petição: a polifonia enunciativa e os modalizadores discursivos. HUMANIDADES & INOVAÇÃO. v.9, p.286 – 298, 2022

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2021

OLIVEIRA, G. B.; NASCIMENTO, E. P.. ENSINO DE PRODUÇÃO DO DEBATE DE OPINIÃO DE FUNDO CONTROVERSO MEDIADO PELAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. REVISTA LINGUAGENS & LETRAMENTOS. v.6, p.77, 2021.

ADELINO, F. J. S.; SILVA, L. L. Estágio supervisionado obrigatório: atividades desenvolvidas pelos discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB. Revista Expectativa, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 108–130, 2021

2020

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CARVALHO, ALEISE GUIMARÃES; MORAIS, MARIA ELIANE GOMES; DO NASCIMENTO, ERIVALDO PEREIRA. Operadores de contraposição na introdução das redações do ENEM. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. v.3, p.5 – 27, 2020.

ADELINO, F. J. S; NELO, J. S. O; GONÇALVES DE DEUS, K. R. Os modalizadores orientando o enunciado de discentes do curso de secretariado executivo no gênero memorial. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 20(3), 2020.

ADELINO, F. J. S. BARROS, E. J. S. Cerimonial e Protocolo: um estudo no campus IV da UFPB. Revista Expectativa, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 49–73, 2020.

2019

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CARVALHO, ALEISE GUIMARÃES; NASCIMENTO, ERIVALDO PERREIRA. Discurso relatado à luz da Semântica Argumentativa e da Gramática Normativa. Revista Entrepalavras. v.9, p.237 – 255, 2019.

MORAIS, M. E. G.; FRANCA, M. G. S.; NASCIMENTO, E. P.. Semânticas argumentativa e enunciativa: uma análise dos operadores argumentativos. Revista do GELNE. v.21, p.63 – 76, 2019.

2018

COSTA, T. M. C.; NASCIMENTO, E. P.; SOUZA, J. W. A.. A Argumentação e a Análise Linguística nas Aulas de Inglês como Língua Estrangeira: estudo de caso de uma atividade para aprendizes iniciantes de língua inglesa. SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM. v.21, p.199, 2018.

NASCIMENTO, E. P.. A DIDATIZAÇÃO DA ESCRITA: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS. LEIA ESCOLA. v.17, p.90 – 101, 2018.

NASCIMENTO, E. P.. A modalização discursiva como índice de argumentatividade nos gêneros acadêmicos. Fórum Linguístico. v.15, p.3357 – 3372, 2018.

ADELINO, F. J.; NASCIMENTO, E. P.. O funcionamento semântico-argumentativo da modalização epistêmica quase-asseverativa. Revista do GELNE. v.20, p.98 – 110, 2018.

2017

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ADELINO, Francisca Janete da Silva; NASCIMENTO, E. P.. A orientação argumentativa dos modalizadores avaliativos. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação., p.18, 2017.

BARBOSA, M. V. L. de M.; NASCIMENTO, E. P.. AS PERSPECTIVAS DO ENSINO DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO: UM OLHAR SEMÂNTICO SOBRE AS PREPOSIÇÕES. REVISTA LINGUAGENS & LETRAMENTOS. v.1, p.09, 2017

ADELINO, Francisca Janete da Silva; NASCIMENTO, E. P.. GÊNEROS DISCURSIVOS: UM OLHAR SOBRE A ENTREVISTA DE SELEÇÃO DE EMPREGO SOB A PERSPECTIVA DE BAKHTIN. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO. Fator de Impacto(2022 JCR): 0,2000, v.8, p.107 – 227, 2017.

2016

NASCIMENTO, E. P.; GONCALVES, Y. S.. A Modalização Discursiva no Gênero Resolução: estratégia semântico-argumentativa. REVISTA ENCONTROS DE VISTA. v.1, p.43 – 56, 2016.

NASCIMENTO, ERIVALDO PEREIRA DO. O ENSINO DA ARGUMENTAÇÃO NOS PROCESSOS DE LEITURA E DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada (Online). v.13, p.397, 2016.

2015

NASCIMENTO, E. P.; ARAUJO, A. L. R. B.. PRODUÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADA POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS. LEIA ESCOLA. v.15, p.71 – 83, 2015.

NASCIMENTO, ERIVALDO PEREIRA DO. A polifonia nos gêneros acadêmicos e formulaicos: a construção de sentidos a partir da evocação da palavra alheia. Letras de Hoje. Fator de Impacto(2023 JCR): 0,1000, v.50, p.342 – 351, 2015.

NASCIMENTO, E. P.; CARVALHO, A. G.. O arrazoado por autoridade e a modalização discursiva no gênero projeto de pesquisa de TCC: estratégias de argumentação. Encontros de Vista. v.N. 15, p.16 – 29, 2015.

NASCIMENTO, ERIVALDO PEREIRA DO. O ensino da argumentação na leitura, na produção textual e na análise linguística: reflexões teórico-propositivas. Revista do GELNE. v.17, p.159 – 183, 2015.

2013

NASCIMENTO, E. P.. A modalização e os gêneros formulaicos: estratégia semântico-argumentativa.. Revista de Letras (Fortaleza). v.32, p.9 – 19, 2013.

NASCIMENTO, E. P.. A produção científica em eventos acadêmicos de Secretariado Executivo. Secretariado Executivo em Revista. v.09, p.99 – 112, 2013.

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ADELINO, F. F.; NÓBREGA, V. S.S. A inclusão do docente de secretariado executivo em programas de pós-graduação stricto sensu: um estudo realizado junto à plataforma Lattes do CNPq.Secretariado Executivo Em Revist@, 8; 2013.

2012

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ADELINO, F. J. S; VITO, M.A; A tecnologia da informação como agente de mudança no perfil do profissional de secretariado. Revista De Gestão E Secretariado, 3(2), 05–23, 2012.

ADELINO, F. J. S. As Estratégias Pedagógicas Utilizadas no Processo de Ensino-Aprendizagem: Concepções dos Alunos de Secretariado Executivo da UFPB. Revista De Gestão E Secretariado, 3(1), 05–29, 2012.

ADELINO, F. J. S.; VITO SILVA, M. A. A Tecnologia da Informação como Agente de Mudança no Perfil do Profissional de Secretariado. Revista De Gestão E Secretariado, 3(2), 05–23, 2012.

2011

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NASCIMENTO, E. P.; SILVA, R. F.. O secretariado e a produção textual: argumentação no gênero declaração. GeSec: Revista de Gestão e Secretariado. Fator de Impacto(2022 JCR): 0,2000, v.2, p.145 – 169, 2011.

2010

NASCIMENTO, E. P.. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-discursivas. Fórum Linguístico. v.7, p.30 – 45, 2010.

NASCIMENTO, E. P.. Argumentação e Interação: os modalizadores na carta oficial. DLCV (UFPB). v.7, p.121 – 130, 2010.

NASCIMENTO, E. P.. Gêneros do universo oficial/empresarial: para além dos manuais de redação. GeSec: Revista de Gestão e Secretariado. Fator de Impacto(2022 JCR): 0,2000, v.1, p.127 – 147, 2010.

NASCIMENTO, E. P.. Gêneros Textuais no ensino fundamental: um desafio para professores em formação. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso). v.13, p.13 – 35, 2010.

NASCIMENTO, E. P.; Batista, Silvana Lino; LIMA, Geziel de Brito. O Gênero Textual/Discursivo Relatório e sua estrutura semântico-argumentativa: operadores argumentativos e modalizadores discursivos. Prolíngua (João Pessoa). v.5, p.81 – 100, 2010.

2007

NASCIMENTO, E. P.; ESPINDOLA, L. C.. Marcas do Interlocutor em Cartas Produzidas na Questão de Redação do PSS 2008 da UFPB. Revista do GELNE (UFC). v.2007, p.133 – 146, 2008.

2006

NASCIMENTO, E. P.. A Modalização no Gênero Notícia Jornalística. Revista do GELNE (UFC). v.8, p.71 – 85, 2006.

2003

NASCIMENTO, E. P.; ESPINDOLA, L. C.. Os Operadores Argumentativos na Sala de Aula: Uma análise do conectivo MAS em gramáticas escolares. Revista do GELNE (UFC). v.5, p.81 – 86, 2003.

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