
Fonte: Acervo do grupo TPR
Intitulada “A orientação para o consumo não é brincadeira: uma análise da construção argumentativa de vídeos de unboxing destinados às crianças”, a tese de doutorado de Rafaelle de Freitas O. Araújo, que será defendida no próximo dia 24 de julho de 2025, tem como objetivo analisar a construção argumentativa dos vídeos de unboxing destinados ao público infantil.
O estudo mapeia os principais recursos semântico-argumentativos, em especial, os modificadores e internalizadores, que constroem a orientação para o consumo.
O corpus da pesquisa é constituído por vídeos publicados por youtubers, os quais apresentam produtos, principalmente, brinquedos, tendo como público-alvo as crianças.
A análise desse material é realizada com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Semântica Argumentativa, em especial, a Teoria dos Blocos Semânticos, e da Gramática do Design Visual (GDV).
Em sua tese de doutorado, foram mapeados não apenas os modificadores e internalizadores linguísticos, mas também os recursos não verbais que funcionam como recursos que modificam predicados, reforçando a orientação para o consumo identificada.
Rafaelle de Freitas O. Araújo é servidora técnico-administrativa da UFPB, membro do grupo de pesquisa Texto: produção e recepção sob vários olhares e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB, sob a orientação do professor Erivaldo P. do Nascimento.
A defesa da tese ocorrerá de forma remota, pela plataforma Google Meet, no dia 24/07/2025. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: grupodepesquisatexto@gmail.com ou pelo Instagram do grupo TPR: @textoproducaoerecepcao.