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Atividades de abertura do Período Suplementar 2021.1
Por que do convite: “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia”?
Chegamos a julho de 2021 e continuamos a enfrentar a pandemia causada pela Covid-19. De certo modo, essa pandemia também veio escancarar que, como seres humanos, não podemos viver solitários, isolados, fechados em nós mesmos. Nesse cenário, emerge a reflexão sobre a relação de cuidado para com o outro (eu-outro) como uma preocupação cada vez mais necessária. E quantas potencialidades e possibilidades estão nessa relação!
Com satisfação, apresentamos as informações sobre as atividades planejadas para a abertura do Período Suplementar 2021.1. Este conjunto de atividades intitulado “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia” visa fomentar a construção de espaços de formação e interação – interagir para integrar(-se) e transformar(-se) – pois na educação repousa sempre nossa esperança; esperança na humanidade e na transformação do status quo. Com Paulo Freire aprendemos que “A educação é um ato de amor, portanto, um ato de coragem”. Ousamos dizer que “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia” também “é um ato de amor e coragem”.
Seja bem-vindo/a! Esperamos encontrá-lo/a virtualmente por ocasião do início de mais um período acadêmico!
* Na ocasião, registramos as contribuições da profa. Dra. Célia Regina Teixeira | DED | e do prof. Dr. Silvio Luis da Silva | DL na realização do I Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV - ocorrido em 2020.
"Ajude-me e deixe-me ajudá-lo."
Este tempo de profundas incertezas, desafios e com complexas alterações dos modos de se ensinar e aprender, ou mais amplamente, de viver, sobretudo pelo contexto da pandemia da Covid 19, exige mudanças e novas vias para se pensar e construir a Educação. Por isso escolhemos o símbolo de cooperação e interdependência da Adinkra como a Arte-linguagem das Atividades de abertura do Período Suplementar 2021.1.
*Um agradecimento especial ao prof. Elcimar Martins e à profa. Elisangela André - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), – cujas contribuições, por ocasião do bate-papo virtual com estudantes do CCAE, acerca dos estágios, PIBID e Programa Residência Pedagógica (RP), orientaram a escolha desse símbolo. Reconhecemos o trabalho de vocês neste texto.
Um convite à construção…
Pratique a gentileza com seus(suas) estudantes, colegas professores(as) e demais colegas servidores(as) técnico-administrativos e colaboradores(as). Lembre-se, suas atitudes podem chegar como acalento e poesia para esses tempos tão difíceis pelo qual todos estamos passando. Acolha(-se) e cuide(-se) bem, para que possamos seguir esperançosos por dias melhores!
A todo(a) aquele(a) que perdeu um familiar ou um amigo devido à Covid-19, transmitimos nossos sentimentos de solidariedade, esperança e votos de bem-estar e saúde. Que as vidas perdidas sirvam de sensibilização para o cuidado e a defesa da Vida.
II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: desafios do presente, potencialidades e possibilidades de construção de futuro (s)
Por que a escolha deste tema?
Não somos os primeiros nem os últimos a viver momentos dramáticos, não somos os primeiros nem os últimos a sentir que o presente nos desafia. É sempre mais uma vez, e desta vez é simplesmente a nossa, a nossa vez, a que temos que viver e enfrentar.
Jorge Larrosa
Para a construção do tema do II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV, considerou-se a necessidade de refletirmos frente aos desafios emergidos deste momento da história da humanidade, do contexto da pandemia da COVID-19, com fortes implicações na docência universitária. Entretanto não se almeja apresentar respostas, propõe-se um mergulho nesses desafios de modo a suscitar reflexões, inquietações e novas construções e inter-relações didático-pedagógicas com vistas a melhorias na qualidade do ensino que oferecemos.
O tema “DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: desafios do presente, potencialidades e possibilidades de construção de futuro(s)” traz para a agenda de debates a necessidade de se compreender a docência universitária (compreender-se) neste momento inusitado da história humanidade. O subtítulo guarda em si uma mensagem de otimismo, pois é na formação, como sinônimo de resistência e esperança, que vislumbramos as possibilidades de transformar o status quo. Isso porque formação e esperança não se encontram em lados opostos, seguem juntas no processo de descoberta e construção do mundo.
Por que estamos propondo essa atividade?
Se você faz tudo igual É seguro que não se perca, Mas é possível que nunca se ache.
Sergio Vaz.
Os desafios, as incertezas e as exigências da sociedade e a diversidade de modos de organização dos processos de ensino e aprendizagem, em face do atual contexto pandêmico, exigem respostas efetivas no campo da docência universitária. Além disso, a docência universitária envolve diferentes situações educativas; reúne e requer múltiplos saberes, abordagens transversais e didáticas, em uma perspectiva sistêmica. Em sintonia com essa realidade, propõe-se o II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV, com foco na docência universitária, por considerar a centralidade e importância, da formação nesse contexto de incertezas, desafios e exigências, mas também de possibilidades de construção de futuro(s). Por ser pedagógico, tem-se no cerne do debate o ensinar e o aprender, como ações indissociáveis do exercício docente.
Voltando à epígrafe, dentre as possíveis “lições” da pandemia para a sociedade, destaca-se a importância da educação, que se realiza por meio de seus professores e demais profissionais engajados na transformação de cada estudante e das comunidades em que atuam. Nesse mesmo contexto, emergiu a consciência da necessidade de se discutir o ato de aprender e reaprender a docência universitária para um constante vir-a-ser.
O que queremos com essa atividade?
Enquanto o futuro não se decide, o agora me parece uma boa opção.
Sérgio Vaz
O II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV se define, em primeiro lugar, como contexto para a formação e o desenvolvimento profissional dos professores. Em segundo lugar, é também um convite para a construção de uma educação que coloca verdadeiramente no centro o processo de humanização de cada pessoa. Esse encontro é, assim, “lugar” para se pensar teoria e prática.
Como expresso na epígrafe, enquanto o futuro não chega, o presente nos desafia e exige esperança, coragem, resiliência, sabedoria e resistência; o que muito bem poderá se efetivar na realidade do exercício docente no âmbito do CCAE/UFPB – Campus IV. Para isso, este encontro visa a alcançar três grandes objetivos: fomentar o desenvolvimento profissional dos professores; promover a discussão sobre questões atuais que envolvem a docência universitária e o contexto do Ensino Superior; e contribuir para a construção de estratégias didático-pedagógicas que potencializem o exercício docente com vistas à melhoria na qualidade do ensino ofertado.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 09 de agosto de 2021
- 16h - Início da transmissão - Comissão permanente de eventos.
- 16h10 - Abertura; seguida de apresentação cultural (abertura musical).
- 16h20 -Saudações iniciais – Direção de centro.
- 16h30 - Palestra: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: desafios do presente, potencialidades e possibilidades de construção de futuro (s) - Profa. Dra. Cristina d'ÁVILA - UFBA.
Mediação: Prof. Dr. José Jassuípe da Silva Morais.
- 17h15 - Reflexões e Diálogos
- 17h45 - Atividade de encerramento
Sobre a professora convidada:
Profa. Dra. Cristina d'ÁVILA
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Líder do Grupo de pesquisa em educação, didática e ludicidade - GEPEL/PPGE/UFBA
ORGANIZAÇÃO: construção coletiva do evento
O II Encontro Pedagógico de Professores do CCAE/UFPB – Campus IV, devido a atual situação pandêmica, será 100% online. Esse evento é destinado a todos/as os/as professores do CCAE/UFPB – Campus IV, graduação e pós-graduação. Igualmente serão bem-vindos/as todos/as os/as servidores/as e colaboradores/as do Centro com interesse na abordagem. Trata-se de um evento promovido pela Direção do Centro. Realizado pela assessoria de graduação, chefias departamentais, Comissão de Eventos do CCAE
Para fins de certificado, faça sua inscrição aqui
Aos estudantes
Visando fomentar a realização de atividades para recepção e acolhida aos estudantes por ocasião do início do Período suplementar 2021.1 – com destaque, em especial, aos ingressantes, socializamos os seguintes documentos:
Aos coordenadores/as dos cursos de graduação do CCAE/UFPB – Campus IV
Para além dos muros da universidade
Por ocasião do início do Período Suplementar 2021.1, no dia 09 de agosto, vislumbra-se socializar com a comunidade acadêmica um vídeo de boas vindas do CCAE: “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia”.
Equipe de organização:
Direção do CCAE
- Mª Angeluce Soares Perônico Barbotin – Diretora
- Erivaldo Pereira - Vice diretor
Chefias departamentais
- Baltazar Macaiba de Sousa | DCS
- Gustavo de Figueiredo Brito | DDESIGN
- José Jassuipe da Silva Morais | DCSA
- Joseilme Fernandes Gouveia | DCX
- Osmar Hélio Araújo | DED
- Sávio Roberto Fonseca de Freitas | DL
- Williame Farias Ribeiro | DEMA
Assessoria de graduação
- Ruth Marcela Bown Cuello
- Osmar Hélio Araújo
Coordenação de assistência estudantil
- Daniela Karla M. Vasconcelos
Comissão permanente de eventos
- Daniel Silva dos Santos
- Aline Romão da Silva
- Gilkaline Meireles Pereira de Lucena
- Marciel Manoel Leal
Agente de Gestão de Pessoas
- Gilkaline Meireles Pereira de Lucena
Em jeito de conclusão…
Hoje, mais do que nunca, a necessidade de acolher, para cuidar, em tempos de pandemia, é primordial. Esse é o sentimento que mobilizou a elaboração dessas atividades.
Trata-se de um convite à participação!
Vamos? Acolher, cuidar e resistir a tudo aquilo que é contrário a cada VIDA, em sua plenitude!
Sinta-se convidado/a!
Clique aqui para baixar, ler na íntegra e compartilhar o documento: “Acolher, para cuidar, em tempos de pandemia”
* Redação: assessoria de graduação do CCAE/UFPB-Campus IV/Contribuições: André Lanza; prof. Dr. Sávio Roberto Fonseca de Freitas e prof. Dr. Joseilme Fernandes Gouveia.