Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAPE reajusta valores de auxílios para estudantes

PRAPE reajusta valores de auxílios para estudantes

publicado: 29/07/2020 10h09, última modificação: 29/07/2020 10h30

A Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE), reajustou os valores dos auxílios alimentação e moradia, e criou o auxílio residência universitária, que antes era uma ajuda para alimentação nos finais de semana e feriados.

O objetivo da iniciativa é ampliar as condições de permanência dos estudantes assistidos. Os novos valores serão pagos a partir do mês de agosto.

Segundo o Pró-reitor de Assistência e Promoção ao Estudante da UFPB, João Wandenberg, esta medida foi tomada mediante o descontingenciamento dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) do Ministério da Educação (MEC).

Para normatizar essas mudanças, a PRAPE publicou três portarias que estabelecem o auxílio residência universitária, os critérios para cálculo do auxílio alimentação e os novos valores dos auxílios.

A portaria que amplia o conceito de residência universitária tem o intuito de alinhar as necessidades dos discentes para permanência na UFPB com as áreas de abrangência do Pnaes.

Desse modo, o auxílio residência universitária, além de abranger os conceitos de alimentação e de moradia estudantil, passa a contemplar as áreas de atenção à saúde e de apoio pedagógico na forma de um complemento no valor da prestação pecuniária recebida pelos residentes.

Já a portaria que disciplina os critérios para cálculo do auxílio alimentação e outras prestações pecuniárias de idêntica finalidade padroniza os valores dos auxílios vigentes, assim bem como disciplina o cálculo para prestações pecuniárias de caráter alimentar que porventura venham a surgir.

Confira, abaixo, tabela com os novos valores dos auxílios:

Unidade Auxílio Valor Antigo Novo Valor
Campus I (RUFM) Residência Universitária R$ 260,00 R$ 400,00