Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > ECOS: Mostra de Cinema Ambiental Convida a Refletir sobre Sustentabilidade
conteúdo

Notícias

ECOS: Mostra de Cinema Ambiental Convida a Refletir sobre Sustentabilidade

Uma seleção impactante de filmes e rodas de conversa para inspirar a comunidade escolar de Mamanguape na preservação do meio ambiente

publicado: 05/06/2023 16h32, última modificação: 05/06/2023 16h37

Comissão Organizadora do “ECOS: Mostra de Cinema Ambiental”: ”: (da esquerda para a direita) Évio Eduardo Melo; Lincoln Eloi; Nadjacleia Almeida; Milena Dutra; Rafaella Leal; Ana Epifanio; e Emanuel de Souza.

ECOS: Mostra de Cinema Ambiental está de volta e levará à comunidade escolar de Mamanguape, a partir de hoje, Dia Internacional do Meio Ambiente, uma seleção de filmes impactantes que abordam questões ambientais e promovem a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.

O evento, acontecerá no período de 5 a 7 e de 12 a 13 de junho, no Centro Cultural Fênix, em Mamanguape, e contará com exibições de filmes de temática ambiental seguidas de rodas de conversa com especialistas. Serão abordados temas como conservação ambiental, impactos do uso de agrotóxicos, participação social na preservação do meio ambiente, entre outros.

Destinado a estudantes da rede pública de ensino do Município de Mamanguape, ECOS busca inspirar ações coletivas em prol de um futuro mais sustentável. Durante o evento, estudantes das séries finais do Ensino Fundamental II terão a oportunidade de assistir a uma seleção especial de filmes e participar de discussões temáticas.

ECOS é um evento gratuito e sem fins lucrativos, desenvolvido em parceria com Secretaria de Educação do Município de Mamanguape que, durante o evento, conduzirá os estudantes ao Centro Cultural Fênix para participação da atividade. A equipe organizadora destaca o grande apoio que recebeu da Prefeitura Municipal de Mamanguape, por meio do Secretário de Educação Maximiano Lopes e da Coordenadora Pedagógica Kátia Germana, no apoio logístico e de infraestrutura, essenciais ao evento.

Integram a equipe ECOS servidores e estudantes, sobretudo, do curso de Bacharelado em Ecologia, além do Curso de Design e de Antropologia do CCAE, em uma perspectiva de interação pluridisciplinar e transdisciplinar.

Estiveram presentes na abertura do ECOS: Mostra de Cinema Ambiental os gestores escolares e a senhora Maria Eunice do Nascimento Pessoa, Prefeita de Mamanguape; o Senhor Maximiano Lopes, Secretário De Educação; a senhora Ana Cristina Da Silva, Secretária de Cultura; o senhor Professor Joseilme Fernandes Gouveia, Diretor do CCAE Campus IV/UFPB; o senhor Professor Évio Eduardo Melo, Chefe do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente/UFPB ; e a senhora Professora Milena Dutra da Silva, Coordenadora Geral do Projeto De Extensão e do evento ECOS: Mostra De Cinema Ambiental.

 

Foto da Mesa de abertura da “ECOS: Mostra de Cinema Ambiental”: (da esquerda para a direita) Professora Milena Dutra da Silva, coordenadora geral do evento; Professor Évio Eduardo Melo, Chefe do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente/UFPB; Professor Joseilme Fernandes Gouveia, Diretor do CCAE Campus IV/UFPB; Ana Cristina Da Silva, Secretária de Cultura; Maria Eunice do Nascimento Pessoa, Prefeita de Mamanguape; Maximiano Lopes, Secretário de Educação; Kátia Germana, Coordenadora Pedagógica.

A Coordenadora Geral do Evento, professora Dra. Milena Dutra da Silva (UFPB/CCAE/DEMA), ressalta a importância dessa ação para a promoção da educação ambiental dos jovens estudantes e destaca que “o cinema ambiental traz a tela questões socioambientais urgentes, levando os espectadores a uma imersão, um mergulho na tela, que conduz a reflexões e soluções para um futuro sustentável”. A professora Milena Dutra aponta que a equipe organizadora do evento trabalhou para a seleção de filmes nacionais, de curta-metragem, classificação livre, e com temáticas que pudessem despertar os estudantes por meio de paralelos com os conflitos socioambientais regionais.

Entre os filmes classificados e convidados para ECOS: Mostra de Cinema Ambiental estão "Vitória" (direção: Fábio Guerra e seus alunos), "Nimbus" (direção: Marcos Buccini), "Memórias do Fogo" (direção: Rita de Cássia Melo Santos, Leandro Olímpio, Irineu Cruzeiro Neto), "Nonna" (direção: Maria Augusta Vilalba Nunes), "Águas que me tocam" (direção: Juracy Júnior), e o "O poeta do barro vermelho" (direção: Matheus Nobre).

As roda de conversa com especialistas abordarão os temas "Monitoramento e diagnóstico ambiental em Unidade de Conservação", "Impactos ambientais do uso dos agrotóxicos", "A importância da participação social na conservação do meio ambiente", "Águas Potiguaras", "Acesso e permanência dos indígenas na UFPB/Litoral Norte", "Educação Ambiental e Biodiversidade: Conhecendo o projeto EducaSerpentes", "Áreas de Preservação Permanente e Matas Ciliares", e "Biodiversidade: Primatas do Litoral Norte da Paraíba".

Mais informações sobre o evento estão disponíveis no website da ECOS: Mostra de Cinema Ambiental (http://plone.ufpb.br/cineECOA/contents/menu/A%20Mostra), e/ou na rede social (https://www.instagram.com/ecoscineambiental/).

 *Com informações da Coordenação Geral do Evento