Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > “Arriba Paraíba”: Professor de Design do CCAE integra missão ao México em projeto que busca desenvolver o artesanato Paraibano
conteúdo

Notícias

“Arriba Paraíba”: Professor de Design do CCAE integra missão ao México em projeto que busca desenvolver o artesanato Paraibano

publicado: 09/02/2024 12h23, última modificação: 09/02/2024 12h23
Colaboração entre o curso de Design do CCAE, o Governo da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa integra as atividades de internacionalização do Campus IV

Professor Kléber Barros do CCAE e assessoras do Governo do Estado, Marielza Soares e Yara Alencar, sendo recebidos pela Cônsul do México, Sra. Ana Luísa Vallejo Barba, para entrega dos vistos. 

O curso de Design do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) embarca em uma nova etapa de internacionalização dos projetos de apoio ao artesanato paraibano. O professor Kléber Barros, coordenador do Curso de Design do CCAE, integra a delegação que participará de uma Missão Técnica às cidades de Puebla, Oaxaca e Cidade do México, no México, entre os dias 14 e 24 de fevereiro. 

Essa missão é resultado de um Acordo de Cooperação entre o Governo do Estado da Paraíba, por meio do Programa do Artesanato Paraibano, e a Secretaria de Cultura de Puebla. João Pessoa e Puebla são reconhecidas pela Unesco como “Cidades Criativas do Artesanato” e o objetivo é promover a troca de conhecimento e o desenvolvimento mútuo nesse setor. 

Ao total, a delegação paraibana é composta por 12 representantes de instituições estratégicas, que colaboram com o artesanato paraibano e pessoense há anos, como o curso de Design do CCAE-UFPB, o Sebrae, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Durante os dez dias da missão, estão previstos encontros, entrevistas, visitas a museus e comunidades artesanais, além de reuniões com representantes da cultura mexicana. O professor Kléber destaca a importância dessa iniciativa: “A troca entre João Pessoa e Puebla é antiga, mas essa é a primeira vez que uma equipe da Paraíba viaja para conhecer os processos do artesanato mexicano, trazendo mais inspirações para a nossa arte”. 

 Desde 2018, o Curso de Design da UFPB tem desempenhado um papel importante nas ações de fomento ao artesanato, colaborando com a Prefeitura de João Pessoa e o Governo da Paraíba. Essa missão internacional representa mais um passo na consolidação dessas parcerias e na expansão das possibilidades criativas para os artesãos paraibanos. Além disso, deve abrir possibilidade de diálogo de universidade mexicanas com o CCAE, por meio do Curso de Design. 

 

Fotografia: Arquivo pessoal / Professor Kléber Barros

Texto e edição: ASCOM/CCAE