Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCAE e CPT anunciam a realização de curso profissionalizante para mulheres indígenas

publicado: 28/08/2023 11h52, última modificação: 28/08/2023 11h52
Parceria viabilizará curso de 160 horas pelo Programa Mulheres Mil, do governo federal

Em visita ao Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), a Diretora do Centro Profissional e Tecnológico (CPT) Escola Técnica de Saúde (ETS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Maria Soraya Pereira Franco Adriano anunciou, juntamente com os Diretores do CCAE, professores Joseilme Gouveia e Fernanda Marques, uma parceria para a realização de curso profissionalizante destinado a mulheres indígenas do Litoral Norte da Paraíba pelo Programa Mulheres Mil.

Segundo informações disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC), esse programa objetiva “elevar a escolaridade e promover a inclusão socioprodutiva de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica por meio da oferta de cursos de qualificação profissional”.

Como fruto da parceria estabelecida, será ofertado no Campus IV o Curso “Confeccionador de Bijuterias”, pertencente ao Eixo Tecnológico “Produção Cultural e Design”. Trata-se de formação inicial e continuada com 30 vagas por turma e carga horária de 160 horas.

Além de “Técnicas de Confecção de Bijuterias”, os componentes curriculares desse curso abordam, entre outros temas, “Inclusão Digital”, “Cidadania, Gênero e Direitos Humanos”, “Leitura e Produção de textos”, “Oratória, Expressão Corporal e Verbal”, “História e tendências da moda e da bijuteria”, “Noções de Educação Financeira e de Empreendedorismo, Cooperativismo e Economia Solidária”.

A professora Soraya, no centro da fotografia, ao lado, afirma que essa deve ser a primeira de tantas parcerias entre os dois centros e destaca, ainda, as expectativas para que a ação contribua com a geração de renda para o público-alvo: “Através do Programa Mulheres Mil, nós estaremos iniciando o começo de várias parcerias com esse campus que traz essa formação e a educação profissional. Através dessa formação, nós iremos formar, empreender, capacitar e gerar renda para as mulheres do Vale do Mamanguape. É um prazer estar aqui junto com vocês nessa parceria que é o começo de várias.”

Partilhando das expectativas anunciadas pela professora Soraya para o curso e para a confirmação de novas parcerias, o professor Joseilme agradece à diretora do CPT/ETS pela parceria já pactuada: “Gostaria de agradecer à professora Soraya pela parceria com o Campus IV para trazer um curso profissionalizante pra todo o vale do Mamanguape e para as mulheres indígenas por meio do Programa Mulheres Mil”.