Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCAE participa das discussões para a construção da Barragem de Camaratuba

CCAE participa das discussões para a construção da Barragem de Camaratuba

publicado: 22/09/2023 20h11, última modificação: 22/09/2023 20h18
Professor Paulo Palhano representa o Campus IV da UFPB em Audiência Pública e destaca a importância do debate sobre os impactos sociais e culturais da construção da barragem

Fotografia: Assessoria de Assuntos Institucionais/CCAE/UFPB

Na última segunda-feira (18), o professor e sociólogo Paulo Palhano, Assessor de Assuntos Institucionais do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, representou o Campus IV da Universidade Federal da Paraíba em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba como propositura da Deputada Daniela Do Vale. O docente tem acompanhado, há algum tempo, as discussões das comunidades locais sobre a implantação da obra.

O objetivo da participação da Assessoria nessas discussões é de colaborar com a análise e compreensão dos impactos sociais e culturais da construção da barragem, por meio de uma abordagem sustentável que leve em consideração as necessidades e preocupações das comunidades locais e da sociedade, em geral.

Conforme divulgado pela imprensa, no blog giovannimeirelles.com.br, a “obra visa o atendimento e abastecimento de água potável para 38 municípios da região, em caráter regular e contínuo, inclusive durante o período seco (sem chuvas, de estiagem, no verão), o suprimento de água, permitindo o atendimento de uma área de aproximadamente 16 mil hectares de terras irrigadas, desde o Açude Acauã até o Rio Camaratuba, beneficiando mais de 600 mil habitantes.”

Na oportunidade, o Assessor de Assuntos Institucionais do CCAE destacou a relevância de o projeto da barragem finalmente ter um debate público de tamanha magnitude e, justamente na Assembleia Legislativa da Paraíba. Segundo ele, a audiência foi importante porque pôde tornar público também o ponto de vista dos moradores de comunidades locais dos municípios de Mamanguape, Curral de Cima Jacaraú e Pedro Régis.

*Com informações da Assessoria de  de Assuntos Institucionais do CCAE/UFPB