Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCAE discute formação da educação indígena em Reunião Técnica, em Brasília

CCAE discute formação da educação indígena em Reunião Técnica, em Brasília

publicado: 10/11/2023 13h40, última modificação: 10/11/2023 13h40
Entre os dias 07 e 09 de novembro, o evento abordou o fortalecimento das políticas de formação inicial e continuada de professores indígenas

Fotografias: Arquivo pessoal de Surama Santos Ismael da Costa

Aconteceu em Brasília (DF), nos dias 7, 8 e 9 de novembro deste ano, Reunião Técnica organizada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, na sala multiuso do 3º andar do Edifício Sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), para discutir política educacional indígena, em especial, os programas de formação inicial (Prolind e Parfor Equidade) e formação continuada para professores indígenas no âmbito da Rede Saberes e do Compromisso Criança Alfabetizada.

De acordo com informações divulgas no site do MEC, o evento reuniu no edifício-sede da FUNAI representantes de 38 instituições de ensino superior, institutos e universidades federais e estaduais, secretarias estaduais e municipais de educação parceiras dos referidos cursos, além de coordenadores regionais e membros do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI).

Situado geograficamente no território indígena Potiguara e, constituindo-se como instituição de ensino superior parceira dos cursos de formação, o CCAE/UFPB participou desse encontro com a representação da Profa. Surama Santos Ismael da Costa, (UFPB/CCAE/DCSA) Assessora de Extensão do Centro.

Propostas de reconstituição de Comissões e Rede Saberes Indígenas em âmbito da Ação Saberes Indígenas na Escola foram discutidas, buscando-se também a implementação desta Ação na Política de Formação de Gestores Escolares e de Formação de Professores Alfabetizadores. Além disso, foram apresentados editais para fortalecimento da Formação Inicial para professores indígenas, por meio do Prolind e Parfor.

Por fim, no último dia do evento foi desenvolvido o planejamento da Agenda de Trabalho para 2024, prevendo ações voltadas para as Redes de Colaboração da Ação Saberes Indígenas nas Escolas (ReCo-SIE), Prolind e Parfor.