Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso de Espanhol ofertado pelo CCAE em parceria com o Inelc estimula competências multiculturais

publicado: 22/11/2023 12h32, última modificação: 23/11/2023 10h01
Estudantes participam ativamente das atividades, destacando a importância do aprendizado de línguas estrangeiras para suas formações

Fotografia: ASCOM-CCAE

O período 2023.1 no CCAE foi marcado pelo início do curso de Espanhol na unidade de Mamanguape. O curso de Espanhol I, ministrado pelo professor Antonio Felipe, no período de agosto a novembro, atendeu 24 alunos. Trata-se de uma ação da Assessoria de Internacionalização, mediante parceria entre o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e o Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB (Inelc), instituição responsável por toda a parte pedagógica do curso, tendo disponibilizado ao CCAE um professor em formação e um tutor para a realização do curso.

Nas primeira semanas do semestre, as inscrições foram abertas para toda a comunidade acadêmica do campus IV, de modo que participaram da turma pioneira estudantes dos seguintes cursos: Administração, Secretariado Executivo Bilíngue, Letras, Pedagogia, Antropologia e Matemática.

De acordo com o professor Felipe, em sua maioria, são alunos em fase de conclusão de curso, com interesse em um aperfeiçoamento profissional com o desenvolvimento de competências ligadas a uma língua estrangeira.

No início do curso, a Assessoria de Comunicação do CCAE noticiou a abertura das vagas e, na reta final da ação, buscou conhecer o feedback da turma sobre a experiência. Segundo o docente, "a turma tem revelado um excelente rendimento e desempenho no processo de ensino-aprendizagem, além de apresentar uma ótima participação e interação em relação às atividades pedagógicas propostas pelo curso”.

A ASCOM-CCAE também colheu depoimento de alguns estudantes que destacaram a relevância do curso, a exemplo da estudante Raquel Félix, do 8º período de Letras/Português, da unidade de Mamanguape, que afirma: “o curso de espanhol da UFPB Campus IV contribui significativamente para a nossa formação profissional. Falando de uma perspectiva individual, contribui muito para a leitura de meus textos acadêmicos principalmente na área que eu estou, que é semântica argumentativa, de Oswald Dicrot”.

Victoria Gomes, do 5º período de Matemática, da unidade de Rio Tinto, enfatiza que o curso contribui para a vida acadêmica e pessoal dos estudantes. “Tudo o que o curso vem oferecendo, tanto a questão de conhecimento e da cultura, a escrita, a língua, a fala, a audição, a gente vai trabalhando isso em todo o decorrer do curso e [isso] vai contribuir para nossa vida acadêmica e pessoal”.

Como destacado pela graduanda Tatiana Araújo, do 4º período de Matemática, da unidade de Rio Tinto, o curso de Espanhol I oportunizou a realização de uma atividade denominada “Feira das Nações”, que muito agradou à turma. O professor Felipe esclarece à ASCOM-CCAE que “La Feria Hispana” é uma proposta pedagógica planejada e executada com a finalidade de possibilitar, aos estudantes, “uma imersão e conexão mais ampla ao mundo hispânico: observações da cultura e da diversidade, da história e literatura, do desenvolvimento linguístico dos países de língua espanhola".

Dados os feedbacks da turma sobre a experiência vivenciada, considera-se o curso em questão como uma oportunidade eficiente para a ampliação dos conhecimentos linguístico-culturais dos alunos. O professor Antonio Felipe se dirige aos interessados no aprendizado da língua espanhola com um convite: “refaço o convite a todos que desejem aprender e conhecer um pouco mais sobre as línguas estrangeiras, suas culturas e literaturas, para que realizem as suas matrículas e participem de nossas aulas como alunos nas próximas edições de nosso projeto”.

Por fim, a Direção de Centro agradece ao Inelc pela parceria firmada e espera que outros cursos possam ser realizados.

*Com informações da Assessoria de Internacionalização