Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Parceria com Energisa viabiliza substituição de iluminação do CCAE por lâmpadas de LED

publicado: 06/09/2023 12h01, última modificação: 06/09/2023 12h11
Com foco em eficiência energética e sustentabilidade, unidade de Rio Tinto recebeu equipamentos como resultado de esforços conjuntos de Direção de Centro, Laboratório de Eficiência Energética, Reitoria e Energisa

Um esforço conjunto para promover a eficiência energética e a sustentabilidade no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) tem reunido como parceiros Direção de Centro (DC), Laboratório de Eficiência Energética (LEEN), Reitoria e Energisa e já apresenta os primeiros resultados.

Em Primeiro de setembro, o Campus IV, unidade de Rio Tinto, recebeu a visita do professor Yuri Percy Molina Rodrigues, Coordenador do Laboratório de Eficiência Energética e do magnífico reitor, professor Valdiney Gouveia, que acompanharam, presencialmente, a entrega de equipamentos de iluminação de LED para substituir 100% das lâmpadas convencionais de iluminação pública da Unidade de Rio Tinto.

Nessa visita, foram entregues ao CCAE luminárias, LEDs refletores, LEDs Tube e Relés nas seguintes quantidades:

Ação semelhante deve ocorrer na unidade de Mamanguape, em 2024. Considerando que os materiais recebidos pelo CCAE são suficientes para substituir completamente a iluminação pública de uma das unidades, optou-se, tecnicamente, por contemplar a unidade de Rio Tinto, nesse primeiro momento, tendo em vista já ser possível, com essa estratégia, atender a um maior número de usuários, inclusive docentes e estudantes, melhorando, por exemplo, a iluminação pública no entorno da Residência Universitária e do Restaurante Universitário.

O professor Joseilme, presente no ato da entrega, agradeceu aos parceiros e anunciou a substituição de 100% das lâmpadas convencionais de iluminação pública da Unidade de Rio Tinto por lâmpadas de LED, já este ano e, junto aos parceiros, reafirmou o compromisso de buscar contemplar a Unidade de Mamanguape. “Gostaria de agradecer o esforço do professor Valdiney e do professor Yuri, em conseguir junto à Energisa a substituição de todas as lâmpadas de Rio Tinto por LED. E, no próximo ano, nós temos o compromisso junto à unidade de Mamanguape”.

O coordenador do Laboratório de Eficiência Energética, professor Yuri, assumiu o compromisso de reiterar esforços no sentido de que a unidade de Mamanguape possa, também, ser beneficiada com ação semelhante. “Como coordenador do Laboratório de Eficiência energética, me comprometo a fazer o projeto e ajudar o campus de Rio Tinto (Litoral Norte) a trazer mais equipamentos de eficiência energética”, disse o professor Yuri.

O reitor, professor Valdiney destacou a importância da parceria com a Energisa e revelou planos para fortalecer ainda mais essa colaboração no próximo ano, visando garantir que as demandas de Mamanguape também sejam atendidas. “Lembrando o agradecimento que a gente precisa fazer à Energisa, parceira, e, no próximo ano, nós queremos sinalizar nossa contrapartida para aumentar a chance, inclusive, de que tenhamos o atendimento das demandas de Mamanguape”, concluiu o reitor.

No Instagram do CCAE ou por meio da leitura do QR CODE a seguir, é possível visualizar post com as falas destacadas nesta matéria.