Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pela primeira vez, CCAE coloca em funcionamento plataforma elevatória em Rio Tinto para a acessibilidade de Pessoas com Deficiência

publicado: 21/11/2023 08h23, última modificação: 21/11/2023 10h00
A iniciativa permite a inclusão e a permanência de Pessoas com Deficiência que possuem mobilidade física reduzida nos cursos ofertados pelo CCAE, Campus IV

No início de novembro deste ano, a plataforma elevatória do bloco RC da unidade Rio Tinto foi colocada em funcionamento. Esta plataforma atende aos laboratórios de informática dos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Ciências da Computação do CCAE, além do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. A iniciativa é mais um esforço do Centro para aumentar a acessibilidade para pessoas com deficiência que têm mobilidade física reduzida, como cadeirantes, realizada em parceria com a gestão superior. Para verificar a funcionalidade e a segurança do equipamento, o Diretor do CCAE, Prof. Joseilme Fernandes Gouveia, e o estudante Maviael Rosendo, do curso de Licenciatura em Ciências da Computação, participaram da ação.

“[Era] uma luta. Logo no início, quando chegamos aqui foi uma luta que enfrentamos, como todo deficiente físico enfrenta nesse mundão afora. Chegou em um ponto que até pensamos em desistir”.

Desde o início de sua instalação, há cerca de 12 anos, a plataforma elevatória nunca havia entrado em funcionamento devido à inconclusão da obra, limitando o acesso de cadeirantes ao Laboratório de Informática. Isso afetou alunos como Maviael. Neste sentido, o estudante relata os momentos de dificuldade na acessibilidade para assistir às suas aulas no laboratório:

Diante desse cenário, a Direção de Centro do CCAE se comprometeu em solucionar o problema técnico da plataforma ainda em 2023, para que alunos, professores e toda a comunidade acadêmica possa acessar as salas e laboratórios do 1º andar do bloco RC sem obstáculos, já no próximo semestre letivo. Com o funcionamento da plataforma, o aluno Maviael deu seu depoimento revelando sua expectativa para o próximo semestre:

“O elevador está funcionando, [e] hoje eu creio que a minha jornada será melhor no próximo período, vai ser melhor para mim. Vou ter acesso aos laboratórios, coisa que eu não tinha, e logo logo as rampas de acessibilidade para a biblioteca vão estar prontas, então vai ser dez! Feliz em saber que amanhã eu vou ter um futuro melhor. Não só para mim, como para outros que virão também. Eu tenho certeza que [quando] eles souberem que tem uma plataforma funcionando em Rio Tinto, Campus IV, com certeza virão para esse campus, e terão alegria em saber que tem uma plataforma funcionando, e que outras [plataformas] virão no futuro, eu creio!”

O aluno Maviael finaliza seu depoimento com um recado para todos aqueles que possuem alguma limitação ou necessidade:

“Não desista! Vá a luta! Brigue pelos seus direitos! Seja com quem for. Acredite sempre que tem homens que cumprem com a palavra, e primeiramente fé em Deus, que a coisa flui!”.

O Centro de Ciências Aplicadas e Educação (Campus IV-UFPB) apoia as iniciativas de melhoria da acessibilidade e inclusão social, visando adequar espaços para a integração de Pessoas com Deficiência. Conta também com o apoio da comunidade para identificar pontos que necessitam de melhorias, a serem providenciadas pela Direção do Centro. Tal determinação está alinhada ao Objetivo Estratégico 'consolidar e ampliar as políticas de assistência estudantil e inclusão social', conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Paraíba (2019-2023). O propósito é tornar a UFPB um ambiente mais inclusivo, estimulando a permanência, a inclusão social e a formação acadêmica.