Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa inovadora de professor da Universidade Federal da Paraíba é aprovada em chamada pública do Instituto Serrapilheira

publicado: 30/06/2023 15h36, última modificação: 13/07/2023 17h54
Financiamento impulsionará pesquisa de professor Dr. Rafael Raimundo em busca de estratégias para a sustentabilidade socioecológica

Fotografia: Ascom/CCAE

O Instituto Serrapilheira anunciou o resultado da 6ª chamada pública de apoio à ciência, revelando os projetos contemplados com financiamento de até R$ 700 mil. Entre os selecionados, destaca-se o projeto proposto pelo professor Rafael Raimundo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), intitulado "Solucionando a Tragédia dos Comuns: como sincronizar redes ecológicas e socioeconômicas para alcançar a sustentabilidade?". A lista completa das pesquisas financiadas foi divulgada no dia 28 de junho no site do Instituto.

O projeto, coordenado pelo professor Rafael, será desenvolvido no Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DPMA) vinculado ao Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) no Campus IV da UFPB. Para o pesquisador, que também é coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA), o projeto é estratégico para o programa por estar alinhado com a reestruturação do PPGEMA, buscando promover a pesquisa transdisciplinar para conciliar a restauração de ecossistemas, inclusão social e inovação econômica.

Com um financiamento de R$ 700 mil concedido pelo Serrapilheira, o projeto tem como objetivo analisar a hipótese de que a degradação dos recursos naturais está inversamente relacionada ao grau de adaptabilidade dos sistemas sócio-ecológicos. Caso a hipótese seja confirmada, a pesquisa pretende fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias de governança adaptativa.

O projeto também está conectado ao Laboratório Misto Internacional de Inteligência Artificial, Análise de Dados e Observação da Terra aplicados à sustentabilidade (LMI IDEAL), lançado recentemente no Campus de Mamanguape. Essa iniciativa, liderada pela UFPB e pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), reúne 50 pesquisadores do Brasil e da França para construir estratégias de coviabilidade no Nordesde brasileiro. “A coviabilidade socioecológica refere-se às múltiplas formas possíveis para a coexistência persistente, funcional e justa entre humanos e não-humanos em socioecossistemas”, explicou o professor Rafael Raimundo.

A aprovação da proposta do professor Rafael Raimundo, da UFPB, nessa chamada pública do Instituto Serrapilheira evidencia o reconhecimento da qualidade e da relevância das pesquisas desenvolvidas na universidade, neste caso específico, no PPGEMA/CCAE/UFPB.