Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor do Campus IV apresenta pesquisa sobre Transparência Pública no HCI 2023 na Dinamarca
conteúdo

Notícias

Professor do Campus IV apresenta pesquisa sobre Transparência Pública no HCI 2023 na Dinamarca

publicado: 04/08/2023 20h00, última modificação: 04/08/2023 20h10
Estudo aborda a avaliação de websites de transparência dos governos municipais visualizados em navegadores da web e em dispositivos móveis

Fotografias: Acervo Pessoal do Professor João Marcelo

 

O Professor João Marcelo Alves Macêdo (UFPB/CCAE/DCSA), coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) apresentou, na última semana de julho, (28/07), resultado de pesquisa realizada juntamente com colegas do Centro de Informática (CI) da Universíade Federal da Paraíba (UFPB) no HCI 2023 - 25TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON HUMAN-COMPUTER INTERACTION, realizado na cidade de Copenhagen, Dinamarca.

O estudo intitulado "Heuristic-based evaluation of transparency websites of the municipal governments viewed on web and mobile browsers" analisou websites de transparência dos governos municipais dos 223 municípios do Estado da Paraíba visualizados em navegadores da web e em dispositivos móveis.

A pedido da Assessoria de Comunicação do centro, o professor João Marcelo comentou sobre sua participação no evento: "Para nós, é uma alegria levar um estudo que envolve todos os 223 municípios da Paraíba para apresentação em um congresso mundial. O HCI é o maior congresso de interação humano-computador, ou seja, da relação que existe entre o ser humano e um sistema informatizado. Quando analisamos a transparência pública, estamos olhando justamente isso, o quanto o ser humano reage ou percebe a informação que é feita a partir de um dispositivo, no nosso caso, nós utilizamos o dispositivo móvel e websites.

A experiência foi um sucesso, uma vez que, segundo o professor João Marcelo, “representou uma iniciativa de internacionalização com possibilidade de outros desdobramentos”.

O docente atua em projetos de pesquisa e de extensão no Litoral Norte do Estado da Paraíba, a exemplo do Projeto de Extensão que coordena atualmente, o “Observatório – Cidadão no controle: controle social e desenvolvimento sustentável no Litoral Norte”, que promove formação para os cidadãos, visando a capacitação para a fiscalização de gastos públicos.