Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora da UFPB participa de Pesquisa sobre Conflitos Ambientais e Mineração na Espanha

publicado: 29/11/2023 15h47, última modificação: 29/11/2023 15h47
Estudo financiado por Agência Estatal de Pesquisa do Ministério de Ciência e Inovação da Espanha investiga os marcos institucionais da mineração no período do regime franquista

Fotografias: Arquivo da professora Maika Zampier

O projeto “la minería durante el franquismo: marco institucional y medio ambiente”, de amplitude internacional, contemplado com financiamento do programa da Agência Estatal de Pesquisa do Ministério de Ciência e Inovação da Espanha investiga e analisa os marcos institucionais da mineração no período do regime franquista relacionados com os impactos territoriais e conflitos socioambientais resultantes da contaminação minera.

Essa investigação conta com a colaboração da professora Maika Zampier, docente do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Campus IV da UFPB e integrante da equipe, que é coordenada pelos pesquisadores espanhóis Dr. Juan Diego Perez-Cebada e Dr. Miguel Pérez de Perceval Verde, sendo composta por 17 cientistas de 10 Instituições.

A pesquisa que se inicia terá duração de três anos (2023 - 2026) sendo a continuação de um primeiro projeto que foi financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento, executado entre os anos de 2020 e 2021. Esse primeiro estudo elaborou uma cartografia dos impactos sociais e ambientais da mineração na região sul da Espanha (Andaluzia) e Portugal e, também, contou com a colaboração da cientista social brasileira que atuou realizando trabalho de campo em povoados espanhóis prejudicados pela contaminação resultante da mineração na Europa, bem como coletando dados em fontes primarias de arquivos históricos espanhóis.

Os resultados do primeiro projeto foram apresentados em congressos científicos em Portugal e Espanha além de difundidos como capítulo de livro com o título “Mapa de Conflictos ambientales mineros en Andalucía (España)”, parte da obra “Impacto social y desarrollo. Contribuiciones y retos desde la experiencia iberoamericana”, publicado pela editora da Universidad de Alicante que está indexada no ranking Scholarly Publisher Indicators (SPI). O livro está disponível no link: http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/132022.

As articulações e pesquisas realizadas na Europa pela professora Zampier contribuem para a consolidação da política de internacionalização da Universidade Federal da Paraíba, formando parcerias e redes de pesquisa internacionais estratégicas que respondem aos desafios impostos pela globalização econômica, como entender os aspectos temporais e espaciais dos conflitos relacionados com a contaminação minera e a problematização dos desastres socioambientais provocados pelo extrativismo minero ao redor do mundo.