Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > XI Exposição dos Expoentes da Educação homenageando entre 12 Educadores Escolares e Educadores dos Movimentos Sociais do Vale do Mamanguape

Notícias

XI Exposição dos Expoentes da Educação homenageando entre 12 Educadores Escolares e Educadores dos Movimentos Sociais do Vale do Mamanguape

por publicado: 29/05/2017 09h09 última modificação: 30/05/2017 08h37

GEPeeeS.png CCAE.png

 

Como resultado do presente semestre, a XI Exposição dos Expoentes da Educação – Educadores  Escolares e dos Movimentos Sociais tem como local o Auditório do CCAE-UFPB, no Campus de Mamanguape, em duas secções: dias 24 e 30 de maio de 2017. Na oportunidade são homenageados entre 12 profissionais da educação que possuem destacada atuação em escolas ou nos Movimentos Sociais da região do Vale do Mamanguape. É por esse motivo que recebem a Comenda Paulo Freire, educador da Esperança.

Com a realização da XI Exposição teremos um total de 148 professores homenageados. Trata-se de atividade acadêmica, enquanto produto das disciplinas de ‘Educação e Movimentos Sociais’, ‘Sociologia da Educação I e II’ e ‘Fundamentos Socio-Histórico da Educação’ ofertadas pelo Departamento de Educação e GEPeeeS. Nessa, se associam Estudantes universitários matriculados em Pedagogia e Letras, além de membros do GEPeeeS,  que por meses pesquisaram a historia e legado desses sujeitos que passarão a ser Expoentes da Educação do Vale do Mamanguape.

 “Nessa XI edição da Exposição dos Expoentes da Educação um conjunto de 12 professores que atuam na educação escolar ou junto aos movimentos sociais serão homenageados. Faz jus a homenagem, o educador cuja trajetória profissional é edificada em legado educativo”, explica o idealizador e coordenador da iniciativa Prof. Paulo Palhano, PhD, professor do Departamento de Educação no litoral Norte - UFPB.

A Exposição dos Expoentes da Educação possuí uma metodologia  que articula pesquisa-ação, história de vida, pesquisa documental, sendo referenciada na teoria dialógica de Paulo Freire e  constituída por diversos passos, dentre os quais: 1. Estudos teóricos; 2. Levantamentos de dados; 3. Sistematização das informações; 4. Analise e elaboração de material didático; 5. Validação; 6. Publicação. Trata-se de uma atividade que envolve estudantes universitários e professores da rede publica orientados por professores vinculados ao GEPeeeS-UFPB.

A Exposição dos Expoentes da Educação é estruturada enquanto solenidade oficial, tendo a coordenação geral do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnia e Economia Solidária - GEPeeeS, que vem estruturando a atividade pedagógica tendo o apoio do Departamento de Educação e Centro de Aplicadas e Educação – CCAE da UFPB.

O processo de cerimonial do evento é conduzido pela Profa. Ms. Maika B. Zampier (GEPeeeS), coordenador do Curso de Secretariado Executivo Billingue - CCAE da UFPB. Associam-se ao evento, além dos professores e estudantes universitários dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras e outros cursos, bem como, educadores da rede, familiares dos homenageados e amigos.

Assim, a XI Exposição dos Expoentes da Educação é estruturada enquanto solenidade oficial, tendo a coordenação geral do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnia e Economia Solidária - GEPeeeS, sendo  compartilhado com o Departamento de Educação e Centro de Aplicadas e Educação – CCAE da UFPB. Com a realização da XI Expoentes da Educação: Educadores Escolas e dos Movimentos Sociais, o GEPeeeS segue difundido e nutrindo-se da teoria de Paulo Freire, inclusive valorizado a categoria social de  educadores.

Grupo de Estudante do P3 Educação e Movimentos homenageando o indígena Pedro Eduardo Pereira.

Auditório do CCAE-UFPB, Mamanguape-PB, 24 de maio de 2017.

Listas dos homenageados:

1a. Secção:

DATA: DIA 24/05/2017 – 19 HORAS – AUDITÓRIO CCAE -MAMANGUAPE

 Na oportunidade serão homenageados pelos Estudantes de Pedagogia os seguintes Educadores dos Movimentos Sociais: 

 1. Valdirene Maria dos Santos Rosas, 1956. Integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Rio Tinto - PB.

2. Maria de Fatima Alves da Costa1953. Integrante do Movimentos de Mulheres de Lagoa de Dentro – PB.

3. Pedro Eduardo Pereira, 1970. Integrante do Movimento Indígena Potiguara. Marcação – PB.

4. Sidney  Felipe da Silva,  1977. Integrante de ações ecológicas em Rio Tinto, Macacão e Mataraca. Rio Tinto - PB.

5. Danilo Alex Marques de Farias,1990. Integrante do Movimento Cultural de Rio Tinto – PB.

6. Agnaldo Lemos da Silva, 1990. Integrante dos Movimentos Sociais do Vale do Mamanguape. Mamanguape - PB

 2a. Secção

DATA: DIA 30/05/2017 – 14 HORAS – AUDITÓRIO CCAE -MAMANGUAPE

Na oportunidade serão homenageados pelos Estudantes de Letras os seguintes Educadores Escolares:

1. Antonio Pessoa Gomes – Doutor Honoris Causa Cacique Caboquinho – 1964. Integrante do Movimento Indígena Potiguara. Baia da Traição - PB. 

2. Josenide Galdino de Oliveira – 1972.  Integrante da Rede Publica de Ensino - PB. 

3. Mariléia Silva de Souza1978. Integrante da Rede Publica de Ensino.  Itapororoca - PB.

4. Cassio Ferreira Marques – 1980. Integrante da Rede Publica de Ensino. Rio Tinto - PB.

5. Andrezza Soares Espinola de Amorim – 1989. Integrante da Rede Publica de Ensino. Jacaraú - PB.

6. Rosilene da Silva Morais – 1990. Integrante do GEPeeeS. Itapororoca - PB

 

Informando: Rádio Web Universitária Litoral Norte

Face: radiouniversitarialn

Contatos: ppalhano1@gmail.com

Site: www.ccae.ufpb.br/gepeees

 

GePeeeSCcae.png