PROJETO ECODESIGN - Alternativas para sustentabilidade no Litoral Norte


Go to content

Projeto


Este projeto propõe ações do Campus IV da UFPB, no âmbito da educação, tecnologia e cultura, junto à população de Rio Tinto/ Paraíba. Estas ações têm o seu foco principal voltado ao resgate da cidadania e auto-estima da população, que viveu durante décadas o apogeu da sua história, quando da atividade fabril da Tecelagem Rio Tinto. Com o fechamento da mesma, a população formada quase na sua totalidade por operários e cuja atividade econômica provinha única e exclusivamente da fábrica, olaria e atividades afins, sofreu uma ruptura do sistema de trabalho, provocando estagnação econômica e problemas provenientes dos desempregos gerados.

Neste contexto, procura-se viabilizar alternativas de geração de renda para a comunidade, através de atividades relacionadas ao desenvolvimento de produtos rentáveis e da conscientização para mercado de trabalho oferecido pelos Cursos de Bacharelado em Design e Ecologia, buscando retomar as raízes produtivas, peculiares a essa cidade, aproveitando os recursos naturais da região e paralelamente trabalhando a consciência ambiental. Espera-se incentivar o desenvolvimento local apresentando novas possibilidades de ver, pensar e usar as potencialidades existentes. Assim, a sustentabilidade é compreendida aqui nas suas diferentes dimensões (sociais, econômicas, culturais) ampliando sua acepção ecológica mais recorrente. A natureza das ações é interdisciplinar.


Este projeto tem uma relação intrínseca com o Campus IV, no que se refere a sua implantação e finalidades, idealizadas inicialmente pela Profª Dra. Rita Baltazar de Lima em parceria com a atual prefeita, a Srª Magna Fernandes Gerbasi, pelo qual a Instituição representada pelo seu corpo docente, presta o devido reconhecimento ao empenho dedicado à sua fundação.


Presume-se que o projeto seja relevante à cidade de Rio Tinto por envolver a comunidade acadêmica (alunos e professores) dos Cursos de Bacharelado em Design e em Ecologia no processo de desenvolvimento local, conforme previsto nos objetivos das Instituições de Ensino Superior através das diretrizes do MEC pertinentes aos Cursos envolvidos.

O Design pode interferir de maneira positiva no desenvolvimento de atividades, que vão desde a criação de uma identidade visual que revele valores intangíveis (comunicando através da marca os conceitos da própria marca) à configuração de bens tangíveis com valor agregado (comunicando através da forma, funções como estética, prático-funcionais, simbólicas, sociais e mercadológicas). Entre as linhas de extensão existentes no Projeto Político Pedagógico do curso de Design duas abrigam em seus objetivos este projeto de extensão, a saber:

Linha 1 - Design e Desenvolvimento Sustentável (“atuar em questões
relacionadas à produção de produtos e sua relação com o meio ambiente, sob a ótica da sustentabilidade”)
e Linha 02 - Design e Comunidade (“atuar em questões ligadas à inserção social do Design, através da valorização das potencialidades locais, identificação e/ou criação de oportunidades e caminhos de atuação do Design junto a comunidade”).




A
Ecologia pode auxiliar na consciência de cidadania voltada à conservação dos recursos naturais e ao seu uso de forma adequada e sustentável, garantido ás gerações futura melhor qualidade de vida.

Especificamente no que tange aos cursos de Ecologia e Design o projeto propõe um caminho convergente entre as áreas de atuação dos dois cursos e os conhecimentos da comunidade local, mapeando recursos humanos e materiais potenciais para o desenvolvimento de produtos que apresentem como particularidade de sua concepção e execução uma preocupação ambiental de onde advém o título do projeto: Ecodesign.

Objetivos


Este projeto pretende através da intervenção das atividades de Extensão pela comunidade acadêmica do Campus IV da UFPB (Cursos de Bacharelado em Design e em Ecologia) prospectar as necessidades e potencialidades do município de Rio Tinto e propor alternativas para geração de renda, voltadas ao projeto e produção de bens visando a sustentabilidade das matérias-primas, dos recursos e processos envolvidos.

Objetivos específicos

-Integrar a comunidade acadêmica no contexto social, econômico e político local, oportunizando a aplicação e intercâmbio de conhecimentos gerados e adquiridos nos Cursos de Bacharelado em Design e em Ecologia no desenvolvimento econômico e social da cidade de Rio Tinto.
- Esclarecer sobre o papel social da UFPB, incentivando o ingresso da população local no ambiente acadêmico.
- Viabilizar um maior acesso da comunidade do município ao Campus IV.
- Direcionar as atividades e ações de Design e de Ecologia sob uma perspectiva sustentável, considerando além do desenvolvimento social e econômico, a preservação ambiental. Neste aspecto, alguns elementos determinantes do projeto serão comuns aos contextos desses dois Cursos.
- Estimular o empreendedorismo apontando perspectivas reais de viabilidade, aplicabilidade, rentabilidade e posterior autonomia, tanto em termos de produção do produto, como de serviço.
- Sensibilizar e conscientizar a população local, através dos seus representantes e multiplicadores envolvidos no projeto, em relação aos princípios do Design e da Ecologia na sustentabilidade.
-Criar linhas de ação, que garantam a continuidade do projeto de forma autônoma, após período de sua implantação.
- Respeitar as características e identidade cultural locais no processo de desenvolvimento de projetos de produtos e serviços.
- Estimular a coexistência harmônica com o meio ambiente.

Home Page | Projeto | Equipe do Projeto | Ações | Contato | Notícias | Site Map


Back to content | Back to main menu