EDITAL Nº 2 PROEXT 2013 - GEPeeeS-CCAE-UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, ETNIAS E ECONOMIA SOLIDÁRIA

EDITAL Nº 2  PROEXT 2013 - GEPeeeS-CCAE-UFPB.

Estimados(as) professores(as):

Solicito divulgação do Edital de seleção para Estudantes Bolsistas do Programa PROEXT 2013 Assessoria a Associações de Beneficiários da Reforma Agrária - PB: Implantação de Gestão Solidária e Rede Local”.

Serão selecionados 10 (dez) bolsistas educadores extensionistas entre os(as) estudantes de diversos cursos da UFPB, além dos(as) voluntários(as), para compor umaequipe multidisciplinar de ação integrada com o objetivo de implantar a gestão social em Associações de Trabalhadores Rurais na região da Borborema - PB.

Valor da Bolsa: R$ 400,00

Informações sobre o programa e seu princípio de atuação – A Extensão Popular

Nome: Programa PROEXT 2013 Assessoria a Associações de Beneficiários da Reforma Agrária - PB: Implantação de Gestão Solidária e Rede Local”.

Esta proposta surge da articulação entre professoras do curso de Secretariado Executivo do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CCAE da UFPB, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidária e da demanda de Associações de Assentados da Reforma Agrária Coordenados pelo MST do Estado da Paraíba pela implantação da Gestão Solidária em suas entidades.

Destacamos o  apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA – PB) juntamente com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (SEDAP) da Paraíba pela sua Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (SAF), a participação da Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos de Reforma Agrária da Paraíba (Coopterra).

O programa se desafia, com o princípio da economia solidária, a dotar de novos instrumentos teóricos metodológicos as práticas da Gestão Secretarial e Administrativa de cinco associações de trabalhadores rurais de assentamentos e acampamentos, além de fomentar uma rede de gestão solidária e empreendedorismo entre as associações beneficiadas na região da Borborema.

A linha de Extensão Universitária seguida por esse programa passa pelo entendimento que os sujeitos das comunidades envolvidas devem se apropriar do seu produto final: o conhecimento! A Extensão deve ser exercida pela Universidade e pelos membros da comunidade como um trabalho coparticipativo, não exercido como tarefa individual além de levar em conta que o trabalho expresse interesse em atender a determinadas necessidades levantadas pela comunidade.

Enfatizamos os princípios éticos necessários para a efetivação do programa como o respeito às outras pessoas do grupo e a importância dessas relações para a promoção do outro. Afastamos o autoritarismo reinante nas práticas sociais, buscando alcançar o respeito na relação entre os (as) participantes do programa e membros da comunidade, inserindo dessa forma um novo elemento conceitual para a extensão universitária, adquirindo dessa forma a feição de Popular.

Os(as) estudantes dos diversos cursos da UFPB que se aproximam dos nossos princípios éticos e tem interesse em atuar com economia solidária, gestão social, movimentos sociais e participar de uma equipe multidisciplinar, além de conhecer o debate e desafios sobre a implantação de políticas públicas nacionais e estaduais nas áreas rurais da Paraíba estão convidados a participar da seleção desse Programa que atua na concepção da Extensão Popular!

Venha fazer parte do nosso Coletivo de Extensão Popular!

Saudações Extensionistas;

Edital: https://docs.google.com/file/d/0B2n2A3r1Y-8gZkdaOFAxV0JKcmM/edit

Ficha de Inscrição: https://docs.google.com/file/d/0B2n2A3r1Y-8gZkhBeGFpWDg2NmM/edit

*Profª Maika Zampier*