Você está aqui: Página Inicial > Prefeitura de Rio Tinto e Campus IV da UFPB planejam projetos integrados de meio ambiente, desenvolvimento humano e fortalecimento econômico

publicado: 10/03/2021 05h44, última modificação: 10/03/2021 06h35

Ações também envolvem parceiros como Instituto Chico Mendes, Fundação Mamíferos Aquáticos e Associação de Reciclagem

Foi realizada nesta quarta-feira, 03 de Março, reunião entre a diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Rio Tinto e representantes da UFPB, do ICMBio, da Fundação Mamíferos Aquáticos e da Associação de Reciclagem de Rio Tinto. O objetivo da reunião foi dar início a um planejamento integrado de projetos estruturantes para colocar o meio ambiente no centro da construção de projetos e políticas públicas de desenvolvimento humano e econômico no município.

Como resultado, foram criados quatro grupos de trabalho envolvendo a Prefeitura Municipal, professores do Campus IV e do Campus I da UFPB e outras instituições parceiras. Esses grupos detalharão propostas específicas para promover conservação da biodiversidade, melhoria da qualidade de vida e fortalecimento econômico de diferentes comunidades de Rio Tinto. O primeiro grupo de trabalho vai detalhar as propostas nas áreas de saneamento básico, incluindo a perspectiva de instalação de fossas ecológicas comunitárias e a despoluição de rios e lagos. Um segundo grupo de trabalho vai tratar da implantação da coleta seletiva de lixo em Rio Tinto, buscando apoiar a Prefeitura e a Associação de Reciclagem tanto em termos de gestão como nos processos técnicos e nas ações de educação ambiental associadas. O terceiro grupo de trabalho vai propor pontes entre as ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ecologia e Antropologia e a proposta de criação da Reserva Municipal Flecha Potiguara, em diálogo com o macro-projeto do Corredor Ecológico do Norte da Floresta Atlântica (CENFA) em desenvolvimento por pesquisadores do Campus IV da UFPB e de outras instituições nacionais, como a FIOCRUZ-RJ, e internacionais, como a Universidade Internacional da Flórida. Por fim, um quarto grupo de trabalho irá trabalhar de forma integrada as temáticas de saneamento, educação ambiental, conservação e produção cooperativista na Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape.

A iniciativa desse planejamento multi-institucional e integrado, visando a atuação em rede e a possível celebração de acordos de cooperação técnica, resulta diretamente dos debates em curso no Fórum Permanente da Sustentabilidade da UFPB, cujas reuniões estão publicamente disponíveis no Canal do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da UFPB no Youtube.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Rio Tinto