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Sobre o curso

por danielrocha publicado 24/03/2017 13h12, última modificação 15/05/2020 15h31
Informações gerais, Criação do curso, Objetivos, Campo de atuação e Avaliação do MEC

Identificação: Curso de Graduação em Matemática

Código do curso no MEC: 99045

Grau: Licenciatura em Matemática
Modalidade: Presencial
Turno: Noturno
Regime Acadêmico: Créditos

Vagas Anuais: 100 vagas (50 em cada semestre letivo)

Forma de Ingresso: pelo Sisu, com a nota obtida no ENEM

Carga Horária Total2.805 horas (187 créditos)
Duração do Curso:
  • Mínimo: 10 (dez) períodos letivos
  • Máximo: 15 (quinze) períodos letivos
 Limite de Créditos por Período Letivo:
  • Máximo: 360 horas ou 24 (vinte e quatro) créditos
  • Mínimo: 240 horas ou 16 (dezesseis) créditos

 

Criação do Curso

O Curso de Licenciatura em Matemática do Campus IV (Litoral Norte) da Universidade Federal da Paraíba, foi criado em 30/05/2006, por meio da Resolução nº 32/2006 do CONSEPE/UFPB, tendo em vista a necessidade de formação de professores para a educação básica.

Nessa perspectiva, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) foi elaborado, tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática e para a Formação do Professor para a Educação Básica, assim como as normas da Instituição que norteiam a prática educativa, considerando o seu compromisso social, ético e político.

Nosso funcionamento teve inicio em 23/10/2006, no segundo período do Ano Letivo 2006, no município de Rio Tinto/PB.

Objetivos do curso

O Curso de Licenciatura em Matemática garante uma sólida formação em conteúdos matemáticos, formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor e em conteúdos de áreas afins, necessárias ao exercício do magistério, que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino em sua região, tornando os alunos capazes de experimentar propostas interdisciplinares.

Assim, o docente matemático deve ser capaz de tomar decisões, refletir sobre sua prática e ser criativo na ação pedagógica, a partir da realidade em que se encontra inserido. Mais do que isso, ele deve avançar para uma visão de que a ação prática é geradora de conhecimentos.

Campo de atuação profissional

O licenciado em Matemática estará qualificado para o trabalho em instituições educativas, tanto no âmbito do ensino, como professor da educação básica, quanto em outras dimensões do trabalho educacional.

As habilidades e competências adquiridas ao longo da formação do matemático tais como o raciocínio lógico, a postura crítica e a capacidade de resolver problemas, fazem do mesmo um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável. Portanto, o curso oferece bastante flexibilidade tanto para aquele que pretende se dedicar ao ensino da Matemática, como objetivo primordial do curso, como para aquele que deseja continuar seus estudos numa pós-graduação.

Avaliação do MEC

Em nossa avaliação mais recente, realizada pelo MEC em 2017, nosso curso recebeu os seguintes índices: 

  • Conceito de Curso (CC): 4
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4
  • Conceito Enade: 2
  • Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD): 3