Círculos de cultura          

Oficinas Educativas

 

Os círculos de cultura serão instalados com a metodologia de oficinas dialogadas, pautada na socialização de saberes e na construção coletiva do conhecimento.

 

1º Círculo de cultura: ‘A arte da fotografia’

Coord.: Cícero Pedrosa

            (Fotografo profissional e Mestrado em Educação/UFPB)

 

Ementa do circulo: Dialogará a partir das inquietações: Como usar a bela arte da fotografia na sala de aula? Como fazer boas fotografias? Como fazer fotos educativas? Fazer click na hora certa? Como fazer uma exposição fotográfica? Adotará metodologia participativa, onde todos podem apresentar suas indagações e reflexões de práticas educativa com fotografia.

 

2º Circulo de cultura: ‘Tablet: como utiliza-lo na sala de aula?

Coord.: Kym Kanato Gomes Melo

(Professor da rede publica, INCUBES, GEPeeeS, Ciência da Computação/UFPB)

 

Ementa do circulo: Visa dialogar sobre o posicionamento do mediador educativo juntos aos educandos diante da utilização de novas tecnologia

 

 

s, como: Tablet e programas como moodle e Zap. Bem como, Planos de aulas, exercícios, avaliações e acompanhamentos dos educandos “on line”. A ideia é tornar o uso dos tabletes algo familiar e eficaz, vindo a obtenção de alto rendimento escolar, inclusive o acesso a materiais de pesquisa na Internet, fotografias, gravações de vídeo, funções que podem auxiliar práticas educativas. Assim, o circulo dialogara com a utilização das novas tecnologias no ambiente educacional, além de buscar responder as suas perguntas. Podemos fazer a diferença usando corretamente o tablete?

 

3º Circulo de Cultura: ‘Educação e Tecnologia: O uso de TI como auxiliar dentro e fora da sala de aula’.

Coord.: Francisco Favaro

(Sistema da Informação, Proext/GEPeeeS/CCAE/UFPB)

 

Ementa do circulo: Abordará a utilização das tecnologia como auxiliar no processo pedagógico, visando ampliar o capital cultural, especialmente visando aprimorar o uso de metodologia de ensino dos profissionais da educação. Intenet, Wap zap, nuvem, compartilhamento de informações,... bibliotecas virtuais. Participe e apresente dialogue a partir das suas experiências e ou preocupações. O importante é termos uma educação que utilize as tecnoligas voltadas para a liberdade. Dai emergem as perguntas: como não excluir-se das TIC’s?

 

4º Circulo de cultura: Para entender as ideias de Freire

Coord.: Profa. Dra. Aparecida Fernandes

(GEPeeeS/CCAE/UFPB)

 

Ementa do circulo: Apresentara chaves de leituras que ajudarão nas leituras sobre a extensa obra do Paulo Freire. Em que momento educativo deve ser usado a obra de Paulo Freire? Qual a obra usada no trabalho com jovens e adultos? Onde encontrar a metodologia freiriana? E tantas outras abordagem.

 

 

5º Circulo de cultura: A escola indígena

Coord.: Mercia Soares, Jyllia Karla e Eva (GEPeeeS/CCAE/UFPB)

            e Associação dos Universitários Potiguaras.

 

Ementa do circulo: Visitação a Escola de Aldeia Indígena Potiguara. Contato com corpo de educadores e corpo de estudantes indígenas e contato com o espaço escolar. A escola indígena potiguara tem obtido êxitos na formação dos Indígenas Potiguara? Como se dá o processo de formação dos educadores na escola indígena diferenciada? A sua pergunta também pode ser incluída.

*Vagas limitadas. Circulo acontecerá na Aldeia Indígena Potiguara

 

6º Circulo de cultura: O artesanato indígena Potiguara.

Coord.: Dr. Paulo Roberto Palhano Silva

(GEPeeeS/CCAE/UFPB) e Associação dos Universitários Potiguaras.

 

Ementa do circulo:  Visitação a produção do rico artesanato indígena Potiguara utilizados como adornos corporais, peças decorativas de ambientes, instrumentos músicas, instrumentos de trabalho. Utilizam cipó, penas, pedras, e outros produtos da natureza. Tudo na visita a Aldeia são Francisco. Artesanato, música e danças indígenas. Qual a importância do artesanato na vida do Povo Potiguará? O artesanato integra o cultural indígena potiguará?

*Vagas limitadas. Circulo acontecerá na Aldeia Indígena Potiguara

 

7º Circulo de cultura: linguagens da comunicação popular em Poesia, Repente, Verso etc e tal

Coord.: Mestrando e Poeta Hailton Mangabeira

             (GELFOPIS/IFRN)

 

Ementa do circulo:As linguagens da comunicação popular encontra-se na cultura do nosso povo. Literatura de Corel? Poesia? Repente? ... como fazer? Existem regras? Como implantar a linguagem popular na sala de aula? Essas e muitas outras perguntas serão vivenciadas e desnudada coletivamente durante a oficina.

 

8º Circulo de cultura: Trilhas educativas.

Coord.: Lucas Rosa

            (GEPeeeS/ Curso de Hoteleria /CCAE/UFPB).

 

Ementa do circulo: Ambiente dialogara sobre as trilhas educativa que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Como organizar uma trilha? Quais os cuidados para a realização de uma trilha? Qual a importância do educador condutor dos participantes de uma trilha? Como realizar o registro de uma trilha? Como fazer o mapeamento da trilha utilizando a fotografia, o georefenciamento por meio de GPS, o processamento dos dados. A oficina se baseia na metodologia IAPI(Magro e Freixêdas 1998). Vamos aprender a construir uma tilha, ou melhor, uma sala de aula sem paredes?

Obs.: Atividade será realizada na APA - Rio Mamanguape, em uma trilha com um percurso de aproximadamente  a 4 km - "Tempo: 2 horas e meia".

 

9º Círculo de cultura: O uso das novas tecnologias na educação geográfica.

 

Coord.: Profa. Dra. Maria da Penha Caetano de Figueiredo Gill (DED-CCAE-UFPB)

             Prof. Ms. Altemar de Figueirêdo Bustorff Quintão

 

Ementa do circulo:  Educação geográfica utilizando a interatividade com as novas tecnologias. Pretende estabelecer dialogo com as concepções teórico-metodológicas no ensino da geografia. O uso das novas tecnologias na educação geográfica. Desafios e perspectivas no ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental pelos pedagogos.

10º Círculo de cultura: Homem e Mulher: joga Eu, joga Você na cultura da capoeira.

 

Coord.: Profa. Socorro Silva (IFRN)

             Profa. Ana Margarida (Grupo de Capoeira)

 

Ementa do circulo:  A arte da cultura da Capoeira. Homens e mulheres participam do balanço e gingado, ora como sedução, diversão e defesa. Uma arte que vem de longe, com raízes africanas, que no Vale do Mamanguape ressurge como proposta pedagógica para Escolas, Movimentos Sociais. Um espaço de dança, musicalidade e oralidade. Na roda da capoeira homens e mulheres assumem-se como iguais.

 

11º Círculo de cultura: A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO DA GUINÉ-BISSAU

 

Coord.:  Prof. José Ramos Barbosa da Silva – UFPB

              Bubacar Embalo – Estudante –PEC-G/ UFPB – Africa.

 

Ementa do circulo:   Diálogo entre Paulo Freire e Amilcar Cabral: Cartas a Guiné Bissau; A educação e a cultura na práxis de libertação nacional de Amílcar Cabral; Estratégia de formação concebida por Cabral; Educação, o humanismo e a igualdade dos gênero em Amílcar Cabral.

 

Em caso de dúvida envie e-mail para a secretária:

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.