Objetivos           

1. Revisitar, dialogar e acolher práticas de metodológicas emancipatórias vivenciadas em escolas e movimentos sociais ancoradas na teoria em Paulo Freire e teoria crítica na perspectiva das novas relações sociais, da autonomia dos sujeitos, da diversidade e democracia.

2. Explicitar experiências metodologias que ofereçam subsídios para o exercício profissional de educadores escolares e dos movimentos sociais engajados na construção de saberes populares e científicos fruto de resultados parciais ou conclusivos de projetos de ensino, extensão e pesquisa;

3. Gerar espaço reflexivo-critico e prático das atividades educativas aplicadas aos ambientes educativos (escolares, trabalho, movimentos sociais,...) utilizando novas tecnologias, novos designes, habitus, cultura culinária, formação de educadores, redes sociais, geração de renda, economia solidaria, agroecológicos, combate ao racismo e homofobia, além da diversidade étnica-cultural;

4. Estudar o cerne das metodologias alimentadoras do modelo civilizatório dominante contemporâneo, observando suas estruturações, lógicas, simbologias, ideologias, exclusões,  domesticações e violências simbólicas; e

 

5. Promover o intercambio cultural e acadêmico nas questões do campo educacional, suas alternativas didático-pedagógicas ocorridos no microcosmo do Vale do Mamanguape e do macrocosmo em termos de America Latina e Caribe.